terça-feira, 1 de dezembro de 2015

10 comandos DOS que você deveria conhecer

Embora o Prompt de Comando do Windows não seja tão poderoso quanto o terminal Linux, existem vários comandos que você pode usar para executar diversas tarefas a partir do Prompt de Comando do Windows.
Para ajudá-lo, selecionamos nesse artigo uma lista de 10 comandos úteis que você pode executar a partir do Prompt de Comando do Windows para diagnosticar e solucionar vários problemas em seu computador.

1. Ipconfig

O ipconfig pode ser útil para resolver problemas de rede. O comando "ipconfig" puro exibe o endereço IP e outras informações sobre a conexão de rede. No entanto, existem vários parâmetros que você pode utilizar:
  • ipconfig /all (exibe informações de todas as conexões)
  • ipconfig /release (libera o IP atribuído ao computador)
  • ipconfig /renew (renova o endereço IP do computador)
  • ipconfig /flushdns (libera o cache de resolução de DNS)
ipconfig

2. Ping

O ping é provavelmente o mais simples de todos os comandos de diagnóstico. Ele é utilizado para verificar a conectividade de um host de rede. Para utilizá-lo, digite "ping" + o nome ou o IP do host que deseja testar.
ping

3. Pathping

O "pathping" é uma versão avançada do ping que exibe várias informações sobre a rota dos pacotes e lhe ajuda a descobrir onde está o problema. Como o ping, digite "pathping" + o nome ou o endereço IP do host.
pathping

4. Tracert

O "tracert" é semelhante ao pathping. Digite "tracert" seguido do nome ou endereço IP do host que deseja testar e ele irá exibir informações detalhadas sobre cada passo na rota entre o seu PC e o host de destino.
tracet

5. System File Checker (SFC)

O System File Checker é uma ferramenta utilizada para verificar a integridade dos arquivos de sistema do Windows. Se for encontrado algum arquivo corrompido ou ausente, ele será automaticamente substituído.
Para verificar a integridade dos arquivos do sistema, você precisa abrir o prompt de comando do Windows com privilégio de administrador e digitar o comando "sfc /scannow" para iniciar a verificação dos arquivos.
sfc

6. Powercfg

O "powercfg" é um comando que lhe ajuda a habilitar recursos e obter várias informações sobre a energia do computador, como habilitar a hibernação e obter informações sobre o consumo de energia do Windows.
  • powercfg /hibernate on (ativa a opção de hibernação)
  • powercfg /hibernate off (desativa a opção de hibernação)
  • powercfg /energy (exibe informações sobre problemas de eficiência de energia)
  • powercfg /batteryreport (gera um relatório do uso da bateria no Windows 8 e 10)
powercfg

7. Chkdsk

O "chkdsk" é uma ferramenta de diagnóstico capaz de detectar e corrigir erros no disco rígido. Usado sem parâmetros ele exibe o status do disco na unidade atual, porém, existem vários parâmetros para você usar.
Para usá-lo, abra o prompt de comando como administrador, digite "chkdsk" seguido da unidade de disco que deseja verificar + parâmetros. Por exemplo, use chkdsk c: /f /r para verificar e reparar erros na unidade C.
chkdsk

8. Netstat

O comando netstat é capaz de exibir todos os tipos de estatísticas de rede quando usado com seus vários parâmetros. Por exemplo, o comando "netstat -an" mostra a lista de todas as conexões aberta no sistema.
netstat

9. Shutdown

O comando shutdown, como o nome sugere, permite que você desligue ou reinicie o computador. Existem também vários parâmetros disponíveis e você pode até mesmo programar o desligamento do computador.
  • shutdown /s (desliga o computador)
  • shutdown /r (reinicia o computador)
  • shutdown /h (hiberna o computador)
  • shutdown /a (anula um desligamento)
  • shutdown /s /f (força o desligamento)
  • shutdown /p (desliga o computador imediatamente)
  • shutdown /s /t xxx (agenda o desligamento em segundos)
shutdown

10. Driverquery

O driverquery é uma ferramenta que fornece informações sobre os drivers de hardware instalados em seu computador. Você pode usar o comando driverquery -v ou driverquery -si para ver informações detalhadas.
driverquery
Por último, observe que essa é apenas uma pequena lista de comandos que você pode utilizar a partir do prompt de comando. Conhece outros comandos? Escreva o seu comentário com o comando + a descrição.
Fonte: http://www.softdownload.com.br/10-comandos-dos-prompt-comando-windows.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário