sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Top 5 : programas uteis para monitorar e gerenciar os arquivos do seu HD

Com o passar dos anos as unidades de armazenamento dos computadores foram ganhando cada vez mais espaço para que os usuários possam adicionar e trabalhar com um grande número de arquivos. Hoje em dia encontramos no mercado facilmente HDs que passam da casa dos 4 TB de capacidade e até os tão almejados SSDs começam a oferecer unidades com grande capacidade de armazenamento, como é o caso dos novos SSDs da Samsung  850 Pro de 2 TB, ou até o Savage da Kingston que oferece unidades com capacidade de armazenamento de até 960 GB. Porém com essa demanda de unidades maiores, transformou os usuários em um grande acolhedor de novos arquivos, mais ao mesmo tempo dificulta a organização e uma boa manutenção desse espaço.
Novo SSD 850 Pro de 2 TB da Samsung
Para ajudar esse grande grupo de pessoas que as vezes se sentem perdidos em relação a que arquivos estão alocados em sua unidade, separamos 5 programas, que irão ajudar a acabar com aquela sensação de ter poucos espaço disponível e não saber com o que ele foi gasto. Confira o top 5 dos programas para o monitoramento dos arquivos do seu HD:
Lista de programas:
► WinDirStat:
Vamos começar essa lista com um dos programas mais conhecidos e ao mesmo tempo funcional, em relação a questão da análise da sua unidade de armazenamento. Ao iniciar o WinDirStat e determinar qual unidade será escaneada vários ícones em formado de PC-MAN começam a realizar o escaneamento do seu disco, montando toda a estrutura de arquivos do seu HD, exibindo de forma crescente tudo que está sendo utilizado., e podendo expandir os diretórios clicando no símbolo "+". Obviamente o destaque fica por conta da parte inferior da tela do sfotware que exibe as informações através de uma representação gráfica de blocos coloridos, que "abre os olhos" dos usuários em relação ao que está sendo utilizado em seu computador. Através dessa mesma interface dos blocos você poderá acessar o local do arquivo e providenciar sua remoção ou a mudança de local. Para faciliar o entendimento dos blocos e o que as suas cores significam no canto superiro direito é exibido um espaço mostrando cada uma das cores e sua respectiva legenda de representação.
Algumas cores são essencias no modo de entedimento do programa, como por exemplo o vermelho que tende a ser atribuido aos maiores ficheiros em seu computador. Sem sombra de dúvidas o WinDirStat é um dos programas mais completos em relação ao monitoramento de arquivos do seu HD.

► Folder Size:
O segundo programa dessa nova lista é o Folder Size, que como o próprio nome sugere, ele lista o tamanho dos diretórios, seguindo a mesma linha de layour do WinDirStat o Folder Size divide a tela com as informações mais relevantes relacionadas aos arquivos na parte superior enquanto no canto inferior é demonstrado graficamente essas mesmas informações só que de modo resumido. Um ponto positivo do Folder Size em relação a representação gráfica é que você poderá ter essa análise através de um gráfico de dois modos de gráficos, barras e pizza que demonstra facilmente que categoria de arquivos ocupa mais espaço no seu HD.
Assim como ocorre no WinDirStat você poderá ter a representação percentual do espaço ocupado no seu HD. Vamos pegar como exemplo a pasta Windows, nós rodamos o software em um SSD de 120 GB SATA 600 da Seagate, a pasta do sistema está com um total de 26,85 GB ocupado, e o programa através do seu modo estrutural fez questão de ressaltar que do total da capacidade do disco, 40,34% está sendo ocupado por essa pasta do sistema. 
Então para uma avaliação mais simplificada do disco e com um melhor entendimento através da sua representação gráfica, o Folder Size pode ser uma boa pedida.

 SpaceSniffer:
O SpaceSniffer é uma verdadeiro "farejador" dos arquivos do seu computador, trazendo uma interface mais dinâmica em relação ao WinDirStat e o FolderSize. Ao abrir o programa a escolher que unidade será "farejada" o programa começa automaticamente a criar um grande mapa blocos, que são divididos entre blocos azuis e blocos marrons, os azuis correspondem aos arquivos de sistema, enquanto os blocos marrons equivale as outras categorias de arquivos. Para usuários que desejam velocidade para encontrar determinado item oSpaceSniffer talvez não seja uma boa pedida, já que no início pode ser um pouco confuso, porém depois de alguns cliques, você começa a se familiarizar com a interface do programa, e começa a entender a mecânica por detrás de cada bloco. Por exemplo em um bloco chamado "Download" que corresponde a sessão padrão do sistema para armazenar os arquivos baixados por você, ao ser clicado irá exibir repartições em cima do bloco central com os arquivos que estão presentes no bloco principal downloas, e assim vai seguindo durante todo o processo de uso. Para retornar a tela principal é só ir navegando através das setas que ficam na parte superior da tela.

Dentre todos os programas o Space Sniffer é o que trabalha de forma mais dinâmica com as informações exibidas, porém é um dos mais complexos em relação ao entendimento da informação exibida.

 WizTree
O WizTree sem sombra de dúvidas é um dos programais mais simples dessa lista. A interface dele é bem direta ao objetivo que é montar o gerenciamento do seu disco. Diferentemente dos outros softwares que dão ênfase no aspecto visual, seja através dos gráficos ou mapas, o WizTree exibie apenas a estrutura de arquivos em modo árvore, possibilitando que o usuário tenha uma visão geral do que está presente em seu HD, através da exploração dos itens e subitens elencados pelo software.

Para uma busca rápida e sem muitos recursos de análise o WizTree é uma boa escolha.

► Scanner
Para enerrar a nossa lista vamos ao programa mais básico dessa lista, o Scanner simplesmente oferece um gráfico mais avançado em relação ao que o próprio Windows oferece. O gráfico circular bem atraente dividindo o seu disco por categorias, porém nas primeiras tentativas pode ser um pouco frustrante lidar com o gráfico que é meio confuso. Felizmente há botões para que você posa "resetar" o gráfico e ir aos poucos controlando a exibição do conteúdo.

Agora você não tem mais desculpas para não conhecer plenamente a unidade de armazenamento do seu computador. Esperamos que tenha gostado da nossa lista e caso queria sugerir outro programa, deixe nos comentários.
Fonte: http://www.hardware.com.br/dicas/top-programas-uteis-para-monitorar-gerenciar-os-arquivos-do-seu-hd.html