sexta-feira, 3 de abril de 2015

Estudo Dirigido - Redação Oficial


Estudo Dirigido

Mafalda é uma garotinha de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os adultos
QUINO, J. L Mafalda. Tradução de Mônica S. M. da Silva, São Paulo: Martins Fontes, 1988.


1)   O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda:
a) revelou desinteresse na leitura do dicionário.
b) tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.
c) causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.
d) queria consultar o dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.
e) demonstrou que a leitura do dicionário o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha.



2)   Assinale a opção incorreta a respeito do texto a seguir.
ATA DA SALA 25

Realizou-se, na sala vinte e cinco, do prédio das Relações Humanas, da Escola Martin Luther King, em Brasília, Distrito Federal, dia primeiro de junho de dois mil e três, das quinze horas às dezoito horas e trinta minutos, portanto, com três horas e meia de duração, esta prova (anexa) de Conhecimentos Gerais e Específicos para o Cargo de Técnico Judiciário, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), conforme diz o Edital um de 13 dois mil e três, tendo comparecido todos os candidatos inscritos e, portanto, o índice de abstensão foi de zero candidatos. Nada mais havendo a constar, eu, MARIA DAS GRAÇAS LUZ FLORES, chefe de sala, lavrei esta ata que será assinada por mim, exprimindo a verdade dos fatos, sob o testemunho da fiscal de sala. Brasília, 1.º/6/2003, Maria das Graças Luz Flores e Thomásia Aparecida Silva. Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

a) redatora da ata respeitou os requisitos formais para a redação do documento, conforme os preceitos dessa tipologia de correspondência oficial.
b) A redatora, ao escrever por extenso os números da sala, das horas, da duração da prova e do edital cometeu erros de grafia e de adequação ao tipo de documento.
c) A grafia do vocábulo “abstensão” está incorreta, pois deveria ter sido escrito abstenção.
d) A passagem “exprimindo a verdade dos fatos” pode ser suprimida do texto, uma vez que essa informação deve estar pressuposta em toda correspondência oficial.
e) O preenchimento do restante da linha após a última assinatura visa evitar que outras pessoas possam adulterar o final do texto. 

Texto VIII

Brasília, 1º de junho de 2003.

Para a Coordenação de Concursos do CESPE/UnB

Requerimento:

JOSÉ DA SILVA DOS SANTOS REIS, devidamente inscrito no concurso para TÉCNICO JUDICIÁRIO do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, com a inscrição nº 197.542/03, VENHO, POR DIREITO E MUI RESPEITOSAMENTE, solicitar a Vocês a emissão de uma certidão de comparecimento nesta prova realizada nesta data supracitada, uma vez que hoje estou trabalhando em turnos e preciso comprovar meu afastamento do serviço no período da tarde, para realizar o referido exame.
Nesses termos, peço aceitação do meu pedido e AGUARDO DEFERIMENTO.
Atenciosamente,

José da Silva dos Santos Reis.

3) Com respeito ao texto acima, assinale a opção correta.

a) O lugar correto para a colocação da data é à esquerda, e não à direita, como se encontra no documento.
b) O tipo de documento adequado para tal finalidade não é o requerimento e, sim, o ofício.
c) Em vez do pronome de tratamento “Vocês”, o redator deveria ter empregado Vossas Excelências.
d) O candidato deveria ter solicitado uma declaração, e não uma certidão.
e) O fechamento “Atenciosamente” deveria constar antes do pedido de deferimento.

4) Assinale a opção incorreta sobre relatório:

a) Em seu desenvolvimento, a apuração dos fatos constitui descrição de objetivo, ao passo que o julgamento dos fatos constitui argumentação.
b) Incluem-se, às vezes, ilustrações como mapas, gráficos e desenhos.
c) A regra da impessoalidade não é desrespeitada quando, na conclusão, sugerem-se medidas e providências.
d)  Por ser mais expositivo do que propriamente uma correspondência oficial, o relatório dispensa abertura e fecho.
e)  Há numeração dos parágrafos a partir do segundo.

5) Segundo a estrutura do memorando assinale a opção que ordena corretamente as partes elencadas a seguir:

(1) Comunico a V. Sa. Que a partir da presente data ficam suspensas todas as compras, uma vez que a verba destinada a esse setor já se esgotou.
(2) Ao Sr. Diretor do Departamento de Ensino.
(3) Em 20 de setembro de 2000.
(4) Atenciosamente.
(5) Memorando n° 95/DC.
(6) João da Silva
Chefe do Departamento de Compras
(7) Assunto: Comunicação
(8) Escola Estadual D. João

a) 2, 7, 5 e 3, 1, 4, 6, 8.
b) 5 e 3, 2, 7, 1, 4, 6, 8.
c) 5 e 3, 7, 2, 1, 4, 6, 8.
d) 2, 7, 5 e 3, 8, 1, 4, 6.
e) 8, 5 e 3, 2, 7, 1, 4, 6.

6) Em correspondência oficial endereçada aos chefes de Poder, é adequado utilizar no vocativo e no fecho os seguintes termos:

(A) “Senhor...” e “Cordialmente”.
(B) “Digníssimo Senhor...” e “Amigavelmente”.
(C) “Meritíssimo Senhor...” e “Atenciosamente”.
(D) “Excelentíssimo Senhor...” e “Respeitosamente”.

7) “Petição por escrito, segundo as normas legais, na qual se solicita alguma coisa a uma entidade oficial, da justiça ou da administração”. O documento acima definido corresponde a um(a)

(A) certidão.
(B) declaração.
(C) procuração.
(D) requerimento.

8) Ao enviar um memorando para um funcionário graduado, deve-se usar como forma de tratamento Vossa Senhoria, cuja abreviatura é

(A) V. Sa.
(B) V. Se.
(C) V. Sr.
(D) V. Sna.

9) Ao enviar um ofício endereçado ao Presidente da República, a forma de tratamento utilizada é?

(A) Senhor Presidente da República.
(B) Magnífico Senhor Presidente.
(C) Prezado Senhor Presidente da República.
(D) Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

10) A modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em um mesmo nível ou em níveis diferentes, constituindo-se em uma forma de comunicação eminentemente interna é o?

(A) memorando.
(B) mensagem.
(C) ofício.
(D) aviso.

11) Assinale a opção incorreta a respeito de correspondência oficial.

a) O resumo do assunto, na correspondência oficial, é chamado de ementa.
b) Se a forma de tratamento do destinatário da correspondência for Vossa Excelência ou Vossa Senhoria, por força da concordância exigida para os pronomes pessoais que a ele se referem, não se pode usar vosso e suas flexões.
c) Introduzir um ofício usando frases como Viemos, por intermédio do presente, acusar recebimento da petição e levar ao conhecimento de V. Sa. que ... é sinal de elegância, concisão, correção linguística e respeito.
d) Denomina-se circular o instrumento de comunicação que se envia a vários destinatários simultaneamente, com vistas à transmissão de instruções, ordens, esclarecimento de conteúdo de leis, regulamentos etc.
e) Os fechos Atenciosamente e Respeitosamente são adequados para um ofício.

12) Assinale a afirmação incorreta.

a)     O aviso é a correspondência dos Ministros de Estado com seus iguais ou subalternos.
b)   Os três tipos de expedientes do chamado Padrão Ofício são: ofício, aviso e memorando.
c)      A finalidade do edital é anunciar ou tornar público fato que deve ser conhecido.
d) Enquanto o memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, o ofício pode ser entre órgãos diferentes.
e) Num ofício, o destinatário nunca pode ser um cidadão particular, mas somente um órgão público.



GABARITO
1 D
2 B
3 D
4 D
5 E
6 D
7 D
8 A
9 D
10 A
11 C
12 E