sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ferramentas do Google para usar na educação

Olá leitores!
Por mais que os alunos usem a internet para o entretenimento, existem ferramentas que podem ser ótimas opções na hora da estudar e ensinar. Um exemplo disto são as ferramentas do Google, ele possui diversas opções úteis tanto para estudantes, quanto para professores e profissionais da educação.
Famoso principalmente como um site de busca, o Google disponibiliza diversos ferramentas educacionais que possibilitam aos estudantes uma alternativa para estudos e para a realização de projetos escolares. Segue abaixo algumas dicas de como aproveitar os recursos que o Google disponibiliza para a educação:
1 – Google Acadêmico 
Você pode usar o Google Acadêmico para pesquisas e estudos mais aprofundados em diversas áreas como biologia, literatura, comunicação, psicologia, etc. Use essa fonte como consulta para trabalhos e outras tarefas.
2 – Google Hangouts
Uma ótima alternativa para trabalhos em grupo é o Google Hangouts. É uma ferramenta simples que não exige conhecimentos técnicos para utilizá-la. Permite chats, vídeo conferências e a gravação dessas transmissões.
3 – Google Sky
Uma verdadeira aula de meteorologia e astronomia por ser feita a partir da ferramenta Google Sky, do Google Earth.
4 – iGoogle
O iGoogle permite que você e seus alunos mantenham todas as informações mais importantes ao alcance de um clique. Caixa de entrada dos e-mails, temperatura, notícias, agenda, entre outras ferramentas ficam disponíveis em uma única página pessoal.
5 – Google Calendar
O Google Calendar é um serviço de agenda que permite que você marque seus compromissos e que envia notificações nas datas marcadas. Para os estudantes, é um bom jeito para organizar projetos e não se esquecer dos prazos.
6 – Google Notícias
O Google Notícias possibilita que você encontre diferentes fontes de notícias de vários lugares diferentes do planeta em uma única página.
7 – Busca personalizada
Com a ferramenta de busca personalizada você pode criar um motor de buscar especialmente feito para suas necessidades.
8 – Google Drive
Google Drive é uma ferramenta de armazenamento de arquivos. Com acesso online e offline, os alunos podem usá-lo como um meio de entregar e apresentar trabalhos, receber avaliações dos professores e também para se comunicarem.
9 – Google Earth
As possibilidades nessa aplicação são inúmeras. Com o Google Earth você pode estudar os oceanos e outros locais em 3D, por exemplo.
10 – Grupo de estudos
Em um grupo de estudos do Google você pode colaborar e interagir com seus colegas de classe.
11 – Google Code University
Com o Google Code University você pode aprender mais sobre ciências da computação por meio de conteúdos em licença Creative Commons.
12 – Google Drive
Espaços de trabalho compartilhados para turmas, faculdades e clubes. Os alunos podem construir sites de projetos sem escrever uma única linha de código.
13 – YouTube
A importância do YouTube como ferramenta de estudos é incontestável. Além de diversos vídeos educativos (vídeo aulas, documentários), os alunos também podem produzir conteúdo e compartilhar pelo site possibilitando, assim, um novo jeito de realizar trabalhos escolares.
14 – G-mail
Com um bom espaço de armazenamento, o G-mail é ideal para os estudantes, já que eles podem enviar a quantidade de e-mails que for necessária e assim, realizar os projetos escolares com mais facilidade.
15 – Página oficial do Google para educadores
O Google tem uma página voltada especificamente para professores, educadores e afins. Nessa página é possível encontrar links, dicas e uma série de outros recursos úteis para que os professores possam inserir a tecnologia nas suas aulas.
16 – Google Accessibitily
Na página do Google Accessibitily é possível encontrar dicas, links e materiais de apoio que ensinam os educadores – e seus alunos – a utilizarem as ferramentas do Google da maneira mais eficiente.
17 – Lista de ferramentas do Google
Para facilitar a busca e o uso das suas ferramentas, o Google reúne as principais em uma mesma página, na qual você pode encontrar rapidamente os recursos mais úteis para você e seus estudantes.
18 – Google Apps
O Google oferece, também, uma espécie de “Centro de Treinamento” para a utilização de seus aplicativos. Na página você pode aprender como usar as ferramentas do site voltadas para a educação de forma proveitosa e simples, no contexto educacional.
19 – Google A-Z
O Google A-Z é um Google Doc que vai crescendo conforme as pessoas adicionam ferramentas a ele. Cobre praticamente todos os recursos oferecidos pelo Google.
20 – iGoogle
No iGoogle você pode criar a sua própria homepage com os assuntos mais interessantes para os seus propósitos. Além disso é possível personalizar a página toda, organizando os seus e-mails, eventos e documentos em um mesmo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário