quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Como usar o Hiren’s BootCD a partir do pendrive


Hiren’s BootCD é um disco de reparação que oferece um conjunto de ferramentas que podem lhe ajudar a reparar vários tipos de problemas no computador, especialmente quando a inicialização do sistema falha.
Por padrão, ele é distribuído em formato ISO para você gravar em CD/DVD, porém você também pode criar um pendrive inicializável para usar o Hiren’s BootCD em computadores que não possuem drive de CD/DVD.
Nesse artigo vamos lhe mostrar como criar um pendrive inicializável do Hiren’s BootCD para você reparar o seu computador ou notebook mesmo quando o sistema operacional do seu computador não está iniciando.

Preparação:

1. Faça o download do Hiren’s BootCD e extraia o arquivo ZIP baixado em seu computador.
2. Baixe o programa Rufus. Ele será usado para criar o pendrive inicializável do Hirens BootCD.

Como criar um pendrive inicializável do Hiren's BootCD:

1. Conecte o pendrive (mínimo de 1GB) que deseja utilizar em seu computador. Note que todos os arquivos salvos no pendrive serão deletados. Portanto, se necessário, faça o backup dos arquivos antes de começar.
2. Execute o programa Rufus e selecione a unidade do pendrive na opção Dispositivo (1).
3. Marque a opção "Criar disco bootável com" (2) e selecione a opção "Imagem ISO" (3).
4. Clique no botão ao lado do "ISO Image" (4) e selecione o arquivo ISO do Hiren's BootCD.
5. Clique em "Iniciar" (5) e depois em "OK" para confirmar a criação do pendrive inicializável.
hirens_boot_pendrive_rufus

Pronta, agora basta aguardar o Rufus fazer todo o trabalho pesado para você. Ele irá formatar o pendrive e, em seguida, irá copiar os arquivos do Hiren's BootCD para o pendrive e convertê-lo em uma mídia bootável.
Uma vez concluído, basta iniciar o computador a partir do pendrive para abrir o Hiren's BootCD. Para iniciar o computador a partir do pendrive, você precisa alterar a ordem de boot do computador no "setup da BIOS".
Para acessar o setup da BIOS você precisa pressionar uma tecla logo após ligar o computador. Essa tecla varia de fabricante para fabricante e pode ser, por exemplo as teclas DEL, F1, F2, F10 ou F12, entre outras.