terça-feira, 17 de dezembro de 2013

4 ferramentas para criar portfólios digitais com seus alunos


Portfólios digitais são ótimas ferramentas para que os professores acompanhem o desenvolvimento dos seus estudantes. Por meio deles é possível receber, controlar e classificar trabalhos, ensinar novas habilidades de tecnologia, além de manter contato facilmente com os pais. Além disso, incentivar seus alunos a criarem – e atualizarem! – seus portfólios online vai dar a eles um lugar onde mostrar seus pontos fortes. Veja a seguir 4 ferramentas que podem auxiliar você na criação dos portfólios digitais de seus estudantes:

O Evernote é uma ferramenta gratuita que possui diversas possibilidades de uso em sala de aula. Com ele é possível criar lembretes, notas de áudio e vídeo, etc. Se o seu objetivo é utilizar a ferramenta para criar portfólios com seus estudantes, uma das possibilidades é utilizar um scanner para digitalizar os trabalhos e a partir daí armazená-los na ferramenta, por meio da qual você poderá adicionar informações,oferecer feedback e compartilhar o trabalho.

A ferramenta, oferecida gratuitamente pelo Google, permite aos usuários criar e compartilhar páginas da web facilmente. O recurso, projetado com o objetivo decolaboração e compartilhamento, oferece uma interface amigável ao usuário, além da capacidade de criar um site privado. Para tornar o processo mais personalizado, uma boa ideia é criar uma página para cada estudante e convidar tanto ele quanto os pais para terem acesso aos documentos do portfólio.

Ainda que seja conhecido apenas como uma plataforma de publicação e gerenciamento de blogs, a ferramenta pode ser utilizada para criação de portfólios digitais. Por oferecer opções gratuitas e pagas, você pode personalizar a criação de acordo com a preferência de seus alunos e os pais deles. Utilize layouts personalizados para cada um dos estudantes levando em conta as necessidades de cada um.

Também conhecida como plataforma para blogs, o Edublogs é um recurso fácil de utilizar por ter sido projetado para alunos e salas de aula. Com ele, você poderá incentivar a colaboração e o compartilhamento de maneira simples, de modo que pode atingir diversos estudantes e seus pais.

Fonte: Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário