domingo, 26 de março de 2023

Os Elementos da Comunicação e suas funções

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    É impossível imaginar a vida sem os elementos da comunicação. Eles podem ser encontrados a todo instante, no cotidiano da nossa linguagem, e se fazem presentes em todo diálogo — que é o grande responsável por proporcionar a interação social.

    Nós usamos os elementos da comunicação desde o instante em que uma mensagem é emitida (como, por exemplo, ao pedir um café na padaria) até o momento em que o contexto é compreendido (quando o atendente anota seu pedido e leva um café até sua mesa).

Fonte da foto: https://www.todoestudo.com.br/portugues/elementos-da-comunicacao

Função da comunicação

    O termo comunicação refere-se à “ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta”, compartilhar informações; efetivar um diálogo; passar uma mensagem individual para o coletivo.

    O ser humano tem necessidade de se comunicar desde períodos pré-históricos. Em 15.000 a.C., as primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. Mas a evolução fez com que novas estratégias de comunicação surgissem, resultando no entendimento entre os indivíduos.

    Emissor – o que emite a mensagem. 

    Receptor – o que recebe a mensagem. 

    Mensagem – o conjunto de informações transmitidas. 

    Código – a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem. 

    Canal de Comunicação – por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar... 

    Contexto – a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente. 

    Ruído – qualquer perturbação na comunicação. 

Fonte da foto: https://www.estudopratico.com.br/funcoes-da-linguagem-metalinguistica-conativa-poetica/

    Funções da Linguagem

A linguagem verbal é uma das formas de comunicação que nós temos para compartilhar as nossas experiências com as outras pessoas, aprender e ensinar etc. Sempre que nós nos comunicamos com outra pessoa, nós temos uma finalidade, um objetivo, e utilizamos vários códigos que representam os nossos pensamentos e sentimentos.

O processo de comunicação pressupõe necessariamente a interação de seis fatores e cada um desses fatores dá origem a uma função linguística específica.

Os elementos da comunicação estão intimamente relacionados às funções da linguagem. São elas que determinam o objetivo e/ou finalidade dos atos comunicativos.

Para cada elemento, existe uma função, portanto, elas são categorizadas em seis funções distintas, sendo elas: função emotiva, função conotativa, função metalinguística, função poética, função fática e função referencial.

O linguista russo chamado Roman Jakobson caracterizou seis funções de linguagem, ligadas ao ato da comunicação: 

1. Função Referencial: também chamada de denotativa ou informativa, é quando o objetivo é passar uma informação objetivas e impessoal no texto. É valorizado o objeto ou a situação de que se trata a mensagem sem manifestações pessoais ou persuasivas. 

2. Função expressiva: também chamada de emotiva, passa para o texto marcas de atitudes pessoais como emoções, opiniões, avaliações. Na função expressiva, o emissor ou destinador é o produtor da mensagem. O produtor mostra que está presente no texto mostrando aos olhos de todos seus pensamentos. 

3. Função conativa: é quando a mensagem do texto busca seduzir, envolver o leitor levando-o a adotar um determinado comportamento. Na função conativa a presença do receptor está marcada sempre por pronomes de tratamento ou da segunda pessoa e pelo uso do imperativo e do vocativo.

4. Função fática: é o canal por onde a mensagem caminha de quem a escreve para quem a recebe. Também designa algumas formas que se usa para chamar atenção. 

5. Função metalinguística: é quando a linguagem fala de si própria. Predominam em análises literárias, interpretações e críticas diversas. 

6. Função poética: é usada para despertar a surpresa e prazer estético. É elaborada de forma imprevista e inovadora. 

É importante notarmos que a linguagem sempre varia de acordo com a situação e as funções de linguagem nunca estão isoladas num texto. É claro que num texto uma função predomina, mas as funções mesclam-se e combinam-se o tempo todo.


01 PRATICANDO

Questão 1

Assinale a alternativa em que o(s) termo(s) em negrito do fragmento citado NÃO contém (êm) traço(s) da função emotiva da linguagem.

a) Os poemas (infelizmente!) não estão nos rótulos de embalagens nem junto aos frascos de remédio.
b) A leitura ganha contornos de “cobaia de laboratório” quando sai de sua significação e cai no ambiente artificial e na situação inventada.
c) Outras leituras significativas são o rótulo de um produto que se vai comprar, os preços do bem de consumo, o tíquete do cinema, as placas do ponto de ônibus (...)
d) Ler e escrever são condutas da vida em sociedade. Não são ratinhos mortos (...) prontinhos para ser desmontados e montados, picadinhos (...)

GABARITO - C

Questão 2

Leia as passagens abaixo, extraídas de São Bernardo, de Graciliano Ramos:

I. Resolvi estabelecer-me aqui na minha terra, município de Viçosa, Alagoas, e logo planeei adquirir a propriedade S. Bernardo, onde trabalhei, no eito, com salário de cinco tostões.
II. Uma semana depois, à tardinha, eu, que ali estava aboletado desde meio-dia, tomava café e conversava, bastante satisfeito.
III. João Nogueira queria o romance em língua de Camões, com períodos formados de trás para diante.
IV. Já viram como perdemos tempo em padecimentos inúteis? Não era melhor que fôssemos como os bois? Bois com inteligência. Haverá estupidez maior que atormentar-se um vivente por gosto? Será? Não será? Para que isso? Procurar dissabores! Será? Não será?

V. Foi assim que sempre se fez. [respondeu Azevedo Gondim] A literatura é a literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente, mas arranjar palavras com tinta é outra coisa. Se eu fosse escrever como falo, ninguém me lia.

Assinale a alternativa em que ambas as passagens demonstram o exercício de metalinguagem em São Bernardo:

a) III e V.
b) I e II.
c) I e IV.
d) III e IV.
e) II e V.

GABARITO A

Questão 3

A Questão é Começar

Coçar e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde, como vai?” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol. No escrever também poderia ser assim, e deveria haver para a escrita algo como conversa vadia, com que se divaga até encontrar assunto para um discurso encadeado. Mas, à diferença da conversa falada, nos ensinaram a escrever e na lamentável forma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada. Escrevia-se o que antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para pensar, uma outra forma de conversar.

Assim fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais. Fomos induzidos a, desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo. Não me deixe falando sozinho.”

Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos. Termina-se sabe Deus onde.

(MARQUES, M.O. Escrever é Preciso, Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1997, p. 13).

Observe a seguinte afirmação feita pelo autor: “Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.” Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”. Indique a alternativa que explicita essa função.

a) Função emotiva
b) Função referencial
c) Função fática
d) Função conativa
e) Função poética

GABARITO C

Questão 4

Desabafo

Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado.

CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002 (fragmento).

Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois

a) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código.

b) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito.

c) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.

d) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.

e) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação.

GABARITO B

Questão 5

Mãos desenhando, Escher

Observe, ao lado, esta gravura de Escher: Na linguagem verbal, exemplos de aproveitamento de recursos equivalentes aos da gravura de Escher encontram-se, com frequência,

a) nos jornais, quando o repórter registra uma ocorrência que lhe parece extremamente intrigante.
b) nos textos publicitários, quando se comparam dois produtos que têm a mesma utilidade.
c) na prosa científica, quando o autor descreve com isenção e distanciamento a experiência de que trata.
d) na literatura, quando o escritor se vale das palavras para expor procedimentos construtivos do discurso.
e) nos manuais de instrução, quando se organiza com clareza uma determinada sequência de operações.

GABARITO D

02 PRATICANDO

 1. O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar. 

Nesta situação, podemos dizer que o canal é: 

a) o pai 
b) a filha 
c) fios de telefone 
d) o código 
e) a fala 

2. Assinale a alternativa incorreta:
 
a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado. 
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código. 
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números 
etc. 
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras. 
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando 
novas mensagens. 

3. Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um  fracasso porque: 

a) não dominava os signos 
b) não dominava o código 
c) não conhecia o referente 
d) não conhecia o receptor 
e) não conhecia a mensagem 

4. Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é: 

a) o código que ele utiliza 
b) o canal que ele utiliza 
c) quem recebe a mensagem 
d) quem envia a mensagem 
e) o assunto da mensagem 

5. A mãe de Felipe sacode-o levemente e o chama: “FELIPE, ESTÁ NA HORA DE ACORDAR”. 
O que está destacado é: 

a) o emissor 
b) o código 
c) o canal 
d) a mensagem 
e) o referente 

6. Podemos afirmar que Referente é: 

a) quem recebe a mensagem 
b) o assunto da mensagem 
c) o que transmite a mensagem 
d) quem envia a mensagem 
e) o código usado para estabelecer comunicação
7. Observe a imagem ao lado e assinale a única alternativa que contenha apenas as afirmativas verdadeiras:


I-             Este texto apresenta diversos desvios à língua culta, portanto não transmite sua mensagem.
II-           O canal em que essa mensagem foi produzida não atrapalha o entendimento da mesma.
III-          A mensagem é religiosa, destinada a receptores cristãos.

Estão corretas apenas:

a)    I       
b) II        
c) III       
d) I e III       
e) II e III

8.  De acordo com a imagem abaixo assinale V ou F nos parênteses e depois assinale a letra correta:


(    ) A situação do texto é um pedido de ajuda que não foi compreendido.

(    ) O emissor não entende a mensagem do receptor.
(   ) O código usado nesta comunicação é a língua portuguesa.

(    ) A palavra “hora” causou a confusão no diálogo.

(  ) Os sinais feitos com o dedo pelo homem que está atrás do carro não transmitem sentido nesta imagem.

(   ) Os sinais feitos com o dedo pelo homem que está atrás do carro são exemplos de linguagem não-verbal.

A sequência correta é:

a)    VFVVFV      
b)    VFVVFF     
c)    FFVVFV      
d)    VFFVFV

9. Observe os elementos da comunicação: 


I) Emissor: Revista Veja
II) Receptor: os leitores da publicação.
III) Canal: língua portuguesa
IV) Código: mídia impressa
V) Contexto ou referente: principal - bullying nas escolas
VI) Mensagem: Abaixo a tirania dos valentões (principal).

Está(ao) INCORRETOS:

a) I, III         
b) III, IV          
c) IV, VI          
d) V e VI

10. Comunicação  só poderá  existir  quando  duas  ou  mais  pessoas estiverem  interagindo  em  torno  de  uma  mensagem,  seja  ela escrita ou  oral  por canais,  como rádio, telefone,  carta, etc. Para que  haja  comunicação,  é  necessária  a  interação  de  vários elementos. 
Sobre os elementos da  comunicação,  assinale  a alternativa  que  corresponde  ao  veículo  que  permite  a transmissão da mensagem. 

a) Emissor.                     
b) Receptor.                  
c) Ruído.                         
d) Canal.
e) Mensagem. 

 Texto para as questões 11 e 12.

A parte da senzala que era habitada pelas negras solteiras, logo que o sol iluminou as grades das janelas que davam para o vale, tornou-se movimentada. Mulheres de chimangos quase brancos, os braços muito pretos de fora, falavam em voz baixa e gesticulavam nervosamente. Algumas delas mais velhas diziam palavras africanas na excitação em que estavam e não se compreendiam porque eram de diversas nações e haviam sido escolhidas já de propósito assim, para que não formassem grupos à parte, com a linguagem secreta de uma só algaravia.
(Cornélio Pena, A Menina Morta)


11. Sobre o texto, leia os itens seguintes.

I. As escravas dispunham de um código comum de palavras africanas.
II. Fora intencional o agrupamento de escravas provenientes de nações diversas.
III. A falta de uma língua comum dificultava as relações que mantinham com a administração.

Está correto o que se afirma em

a) I e II, somente.
b) I e III, somente.
c) II, somente.
d) II e III, somente.
e) todos os itens.

12. A afirmação contida no item II pode ser confirmada no trecho: “eram de diversas nações e haviam sido escolhidas já de propósito assim”. O que se afirma no item I é contraditório em relação ao que se afirma em II, e o item III está incorreto porque não se menciona no texto a dificuldade no relacionamento entre as escravas e a administração. No texto, algaravia

I. É o mesmo que um código não verbal no caso de povos iletrados.
II. Designa uma língua estranha aos membros de outro grupo.
III. É a mistura de palavras africanas com palavras da língua portuguesa.

Está correto o que se afirma em
a) I e II, somente.
b) I e III, somente.
c) II, somente.
d) II e III, somente.
e) todos os itens.       

13.

O humor da imagem acima está em

a) subverter a lógica convencional ao unir objetos de universos culturais diferentes.
b) transformar a expressão idiomática (utilizada por homens) “tirar água do joelho”, que significa urinar, no seu equivalente fotográfico, tomada a expressão em seu sentido literal.
c) instaurar uma divergência entre sentido figurado e representação iconográfica.
d) apresentar uma desproporção entre o universo civilizado e o selvagem.
e) utilizar o eufemismo, ou seja, a suavização de expressões chocantes ou grosseiras.      

14. Observe a tirinha abaixo e assinale a letra que contenha as afirmativas verdadeiras:




I- A comunicação é iniciada pela personagem feminina através do código da língua portuguesa falada.
II-  Pode-se inferir que o personagem masculino, no segundo quadrinho, ignora a interação iniciada pela companheira, portanto não há comunicação entre eles.
III- A intenção desta tirinha é fazer uma intertextualidade com a atual situação política do nosso Brasil.

Está (ão) correta (s):

a) I apenas
b) II apenas
c) III apenas
d) I e III
e) II e III

15. Ainda sobre o texto acima, a função da linguagem predominante é a:

a) Metalinguística, pois a personagem feminina usa a língua portuguesa para explicar a má fase do seu relacionamento.
b) Fática, visto que ela tenta estabelecer um diálogo com o parceiro.
c) Expressiva, uma vez que a personagem feminina expõe o que está sentindo pela má fase do seu relacionamento.
d) Conativa, pois a personagem feminina tenta convencer o parceiro a discutir a relação.
e) Referencial, porque a personagem feminina avisa ao seu parceiro a real situação da relação deles.


16. Da imagem abaixo se pode compreender que:

a) O anúncio tem por objetivo conscientizar/persuadir o leitor a aderir a um projeto de proteger a natureza.
b) O anuncio foi criado para explorar o sentido único da expressão “filho da mãe”.
c) O objetivo principal deste texto é passar uma informação.
d) A expressão “filho da mãe” causa estranheza ao leitor e foi usada no sentido pejorativo.
e) O canal para veicular está mensagem é a revista Época e a função da linguagem predominante é a referencial. 

17. Leio o texto abaixo e assinale a única alternativa correta:

LEGISLATIVO APROVA MEDIDA PROVISÓRIA QUE CONGELA SALÁRIO DOS SERVIDORES DA PARAÍBA EM 2016

       A Medida Provisória 242, editada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e que dispõe sobre a suspensão dos reajustes salariais dos servidores do Estado, acabou sendo aprovada durante sessão realizada nesta terça-feira (15-03-2016), em meio a discursos acalorados entre as bancadas de situação e oposição.
      A matéria foi aprovada por 19 votos favoráveis contra 10 votos contrários.
Votaram a favor os deputados Adriano Galdino (PSB), Anísio Maia (PT), Arthur Cunha Lima Filho (PT do B), Branco Mendes (PEN), Buba Germano (PSB), Caio Roberto (PR), Doda de Tião, Edmilson Soares (PEN), Hermano Santos, Estela Bezerra (PSB), Galego Souza, Genival Matias (PT do B), Gervasinho (PSB), Hervázio Bezerra (PSB), Inácio Falcão (PT do B), Nabor Wanderley (PMDB), Olenka Maranhão (PMDB), Tião Gomes (PSL) e Zé Paulo.
       Os votos contrários foram dos deputados Arnaldo Monteiro (PSC), Bruno Cunha Lima (PSDB), Camila Toscano (PSDB), Dinaldinho (PSDB), Frei Anastácio (PT), José Aldemir (PEN), Jutay Menezes (PRB), Raniery Paulino (PMDB), Renato Gadelha (PSC) e Tovar Correa Lima (PSDB).
       Assinada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), a matéria suspendeu os reajustes das remunerações e subsídios dos servidores ativos civis e militares da administração direta e indireta, inclusive dos proventos dos servidores inativos e pensionistas.

(http://opipoco.com.br/)

a) O texto acima é uma notícia em que o código usado para transmiti-la foi o site http://opipoco.com.br/.
b) Segundo o texto, os servidores do estado da Paraíba terão seus salários reajustados em data já marcada pelo governo.
c) A função da linguagem predominante no texto é a referencial, visto que o texto traz uma informação para o leitor.
d) Segundo o texto, a MP foi aprovada de forma unânime, isto é, sem resistência nenhuma.
e) A função da linguagem predominante no texto é a metalinguística, visto que o texto explica para o leitor os motivos da aprovação da MP 242.

18. Leia um diálogo típico das redes sociais e assinale a única alternativa correta:


k@ty@: - Kd vc? To c sds de vc!

Artur: - To em kza, hj tah fmz aki.

k@ty@: - Pq vc naum resp m msg?

Artur: - Rlx, to d boa. Jah t lg.

a) Essa passagem não se concretiza como texto, pois, as regras gramaticais de ortografia, acentuação, utilização da letra maiúscula etc, são totalmente deixadas de lado pelo autor do scrap.
b) Em um ponto de vista gramatical a passagem não corresponde a um texto porque ela não expressa claramente a informação que o autor (dele) quis passar.
c) Não corresponde a um texto por não apresentar coesão e coerência, além disso o texto não pode ser compreendido por causa das falhas gramaticais.
d)Trata-se de um texto verbal coerente, que se manifesta através abreviações e símbolos, os quais, na escrita, provocam estranheza, mas, lidos no seu lugar de origem, cumprem sua função comunicativa.
e) Trata-se de um texto verbal que evidencia a linguagem digital, e é considerado errado, pois o local em que foi empregada essa linguagem, o Whatsapp, não é suporte para esses desvios ao português padrão.


19.  Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:


Ao sair do boteco, todo embriagado, consegue chegar em casa com muito custo. Abre a porta e vai correndo para o banheiro. Assustado, corre para o quarto e acorda a mulher:
 - Ô muié....Essa casa tá mal assombrada! Eu abri a porta do banheiro e a luz acendeu sozinha. Depois, fechei a porta e a luz apagou sozinha.... A mulher, pê da vida, grita:
- Filho da mãe!!! Você mijou na geladeira de novo!!!!

a)    O humor do texto está na fala da mulher.
b)    O canal neste texto é a porta da geladeira.
c)     O código deste texto é a língua portuguesa ( no nível coloquial).
d)    A função da linguagem predominante é a referencial, tendo em vista o diálogo dos dois.
e)    O emissor da mensagem é a mulher do bêbado.

   
20. Analise a imagem abaixo e assinale a única letra correta:

a)    A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o código são gestos.
b)    A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o canal são gestos.
c)     A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o emissor foi demitido.
d)    A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o receptor não captou a mensagem correta.
e)    A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o emissor não captou a mensagem correta.

GABARITO OFICIAL

1C    2B    3B    4A    5D    6B    7B    8A    9B    10D    11C    12C    13B   
 14D    15C    16A    17C    18D    19 A / C    20D

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