segunda-feira, 27 de março de 2023

Resumo e Sinopse - Compartilhando conceitos

 

Fonte da foto: https://lavouradasletras.wordpress.com/2018/04/16/qual-e-a-diferenca-entre-sinopse-resumo-resenha/

O resumo é uma produção textual que apresenta, de maneira fiel, as ideias presentes em outro texto. Ele tem por finalidade, como o próprio nome diz, resumir para o leitor o conteúdo apresentado no material original. Por isso, ele precisa apresentar uma linguagem concisa e objetiva, além de ser predominantemente descritivo e impessoal.

Uma forma sucinta de apresentar as informações principais contidas em um texto ou documento. É uma síntese que tem como objetivo apresentar as ideias mais importantes de maneira objetiva e clara.

Existem diferentes tipos de resumo, cada um com uma finalidade e extensão específica:

1. Resumo indicativo: é uma síntese que descreve os pontos principais do texto sem revelar suas opiniões. É geralmente usados em trabalhos acadêmicos, como dissertações e teses.

2. Resumo descritivo: apresenta uma descrição detalhada do conteúdo do texto, incluindo suas opiniões e opiniões. É usado em artigos científicos e relatórios técnicos.

3. Resumo informativo: apresenta informações secundárias sobre o conteúdo do texto, incluindo suas opiniões e opiniões. É usado em artigos científicos e relatórios técnicos.

Características e estrutura do resumo

O resumo tem como principal característica a sua capacidade de reduzir um texto em um outro texto menor, isto é, o resumo propriamente dito.

Sendo assim, o resumo apresenta os seguintes aspectos:

ü  poder de síntese;

ü  impessoalidade;

ü  uso de linguagem concisa e objetiva;

ü  predominância da descrição.

Do ponto de vista estrutural, o resumo segue a composição básica de boa parte dos gêneros textuais. Em outras palavras, ele possui introdução, com a apresentação do tema; desenvolvimento, com as principais ideias; e conclusão, com o fechamento do texto.


SINOPSE

Uma sinopse é uma breve descrição de um filme, livro ou outra obra de arte. Ela deve ser concisa, clara e atraente, resumindo a história de forma que desperta o interesse do leitor ou espectador.

Para escrever uma sinopse eficaz, siga estes passos:

1. Comece com uma introdução que define o cenário, os personagens principais e o tema da história. Esta introdução deve ser breve e cativante, capturando a atenção do leitor ou espectador.

2. Descreva o conflito central da história. Isto é o que impulsionou a trama e cria tensão. Seja específico, incluindo os obstáculos que os personagens enfrentam e as consequências do fracasso.

3. Destaque os personagens principais, descrevendo suas personalidades e objetivos. Certifique-se de incluir seus conflitos internos, bem como suas ansiedades uns com os outros.

4. Avance para a trama, descrevendo as ações e eventos principais que ocorrem na história. Use verbos ativos e mantenha o foco no enredo central.

5. Forneça uma conclusão que resume o resultado da história. Não revele tudo, mas dê o suficiente para deixar o leitor ou espectador satisfeito.

6. Edite e revise a sinopse para garantir que ela seja clara, concisa e coesa. Verifique a ortografia e a gramática para garantir que ela seja profissional e polida.

Lembre-se de que a sinopse é uma ferramenta de marketing, projetada para vender sua história para um público específico. Certifique-se de que ela reflita com precisão a essência da sua obra e atraia o público que você deseja alcançar.

 Características da sinopse

Uma sinopse é uma breve descrição que resume o enredo principal de uma obra, geralmente um livro, filme, peça teatral, programa de televisão, entre outros. Algumas características comuns de uma sinopse incluem:

1. Brevidade: A sinopse deve ser concisa e direta ao ponto. Ela deve fornecer informações importantes sobre a história em poucas frases ou parágrafos.

2. Clareza: A sinopse deve ser clara e fácil de entender. Ela deve descrever o enredo de forma simples e precisa, sem deixar o leitor confuso ou incerto sobre o que acontece na história.

3. Objetividade: A sinopse deve ser objetiva e imparcial, sem dar opiniões pessoais ou julgamentos sobre a obra. Ela deve apenas descrever a história de forma neutra e informativa.

4. Foco no enredo principal: A sinopse deve se concentrar no enredo principal da história, destacando os personagens principais, a trama e os eventos mais importantes que ocorrem ao longo da história.

5. Atraente: A sinopse deve ser atraente o suficiente para encorajar o leitor a querer conhecer mais sobre a obra. Ela deve apresentar elementos interessantes e intrigantes da história que chamam a atenção do leitor.

Referências 

ü  Brito, RR, & Moraes, JA (2017). Resumo e abstract: conceito e dicas de como elaborar. Biblioteca online de ciencias da comunicacao.

ü  Martins, LP (2017). Redação científica: estruturação e apresentação de trabalhos acadêmicos. LTC Editora.

ü  Meireles, MA (2015). Como escrever um bom resumo. Revista de Administração Mackenzie, 16(1), 18-40.

ü  Nunes, AF (2018). A redação científica no contexto da pesquisa e da produção de conhecimento. EdUFSCar.

ü  Oliveira, MA (2013). Redação de trabalhos acadêmicos: teoria e prática. Atlas.

ü  Rocco, A. (2017). Técnicas de redação: como elaborar resumos, resenhas e sinopses. Editora Saraiva.

 Resumo e sinopse - compartilhando conceitos - arquivo em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário