terça-feira, 26 de maio de 2015

Exercício - Vícios de linguagem

Questão A- Visando ao aprimoramento da linguagem, reescreva as frases a seguir, eliminando os vícios de linguagem que estão definidos em cada item. 


1. O rapaz viu o crime da varanda.
2. Vi uma fotografia sua no ônibus.
3. Peguei o ônibus correndo.
4. Não tenho conhecimento do consentimento para o casamento.
5. Tenho a impressão de que sua atuação foi uma sensação.
6. Realmente, a gente não tinha em mente esse projeto.
7. O acusado foi interrogado pelo magistrado. 
8. Na vez passada saímos mais cedo.
9. Nenhuma palavra doce saía da boca dela.
10. Receberá dez reais por cada hora de trabalho.
11. Há pessoas que têm fé demais.
Elimine o termo ou expressão redundante.
12. O principal protagonista do livro Dom Casmurro é Bentinho.
13. Nossa primeira prioridade é exterminar o desperdício.
14.  Ela chegou como a brisa matinal da manhã.
15. Os empresários fizeram um planejamento antecipado da aplicação de verbas.
16. Quando chegaram, pediram-me que devolvesse o livro que me fora emprestado por ocasião dos exames que se realizaram no fim do ano que passou.
17. Camões, que é o autor do maior poema épico que já se escreveu em língua portuguesa, deixou também uma série de sonetos que são considerados obras-primas no gênero.
18. (UNAERP – MODELO ENEM) – Algumas vezes encontramos dificuldades ao usar algumas expressões da "moda", principalmente, por ouvirmos seu emprego de forma inadequada.
Assinale a opção que traz a expressão usada de forma adequada:
a) Você pensa como eu, logo suas ações vão de encontro com as minhas.
b) Vamos vender esse produto a nível de Brasil.
c) Há dez anos atrás, eu o reencontrei.
d) Referia-se ao livro cujo o autor acaba de morrer.
e) Ao invés de falar o que sabia, calou-se.
19. Que vício de linguagem você tem?

Gabarito


1. RESOLUÇÃO:
a) O rapaz estava na varanda quando viu o crime;
b) O rapaz viu o crime que ocorreu na varanda.
2. RESOLUÇÃO:
a) Vi uma fotografia sua fixada no ônibus.
b) No ônibus, vi uma fotografia sua que estava comigo.
3. RESOLUÇÃO:
a) Peguei o ônibus, enquanto eu corria.
b) O ônibus corria (estava em movimento) quando o peguei.
4. RESOLUÇÃO:
Desconheço a aprovação (anuência) para o casamento.
5. RESOLUÇÃO:
Acho (sinto, acredito) que seu desempenho (sua atuação) foi um sucesso (uma sensação).
6. RESOLUÇÃO:
Na verdade, nós não tínhamos em mente esse projeto.
7. RESOLUÇÃO:
O magistrado interrogou o réu.
8. RESOLUÇÃO:
(vespa) Na última vez saímos mais cedo.
9. RESOLUÇÃO:
(cadela) Nenhuma palavra doce saía de sua boca.
10. RESOLUÇÃO:
(porcada) Receberá dez reais por hora de trabalho.
11. RESOLUÇÃO:
(fede) Há pessoas que têm muita fé.
12. RESOLUÇÃO:
O protagonista do livro Dom Casmurro é Bentinho.
13. RESOLUÇÃO:
Nossa prioridade é exterminar o desperdício.
14. RESOLUÇÃO:
Ela chegou como a brisa matinal.
15. RESOLUÇÃO:
Os empresários fizeram um planejamento da aplicação de verbas.
16. RESOLUÇÃO:
Quando chegaram, pediram-me a devolução do livro que me fora emprestado por ocasião dos exames no fim do ano passado.
17. RESOLUÇÃO:
Camões, autor do maior épico já escrito em língua portuguesa, deixou também uma série de sonetos considerados obras-primas do gênero.
18. RESOLUÇÃO:
Em a, o correto seria "vão ao encontro das minhas"; em b, "por todo o Brasil"; em c, "Há dez anos", pois o emprego de "atrás" é pleonástico; em d, "cujo autor". Em e, "ao invés de" foi empregado corretamente, pois a frase contém os antônimos "falar" e "calou-se".
Resposta: E

19. Resposta do aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário