sexta-feira, 25 de abril de 2014

Descubra alguns caminhos para saber se um site é seguro para comprar


Compra segura
Fazendo uma análise geral, independente do perfil do usuário de internet, todos tem um certo medo (para não dizer muito), de realizar comprar na internet, pois, não sabem que garantias terão de que receberão o determinado produto e não perderão seu dinheiro, ou ainda ter seu cartão de crédito ou débito explorado numa operação virtual.
Como prevenir isto? Com certeza você já escutou uma série de recomendações sobre o que precisa fazer antes de realizar compra num determinado site, mas neste artigo não quero me limitar  à recomendações básicas, e sim a recursos que serão seus aliados no momento de visitar um site de compras.
As ferramentas que apresentarei neste artigo não isenta dos cuidados básicos que todo internauta deve ter antes de realizar compras num determinado site, porém os recursos em questão já adiantarão muitas informações que fazem a diferença na sua decisão de realizar a compra ou não.
Quais são estes serviços
Na verdade são dois canais criados para defesa e apoio ao consumidor, sendo que um é o Procon e o outro é o famosa rede social de reclamações “Reclame Aqui”. Estas duas instituições com o objetivo de facilitar ainda mais a vida do consumidor, criou extensões que você  pode instalar em seu navegador e simplesmente ao acessar um site de compras, já será notificado se ele tem alguma registro de reclamação nestes órgãos.
Como instalar estes recursos?
Ambos os aplicativos estão presentes para o navegador Google Chrome 
Lista Segura: Este é o aplicativo feito pelo Procon, ele exibe uma lista atualizada com sites que tem algum tipo de negativação, então ao acessar o site, será exibido uma notificação informando que aquele site não é recomendado para se realizar compras, isto evita que você tenha problemas futuros.
Quando você acessa um site que está negativado, aparecerá na barra de endereço do seu negador um ícone com um “X”, ao clicar nele você verá as informações do Procon sobre a negativação em relação ao site acessado. Veja a imagem.
Site recusado pelo Procon
Reclame Aqui: Este é a maior rede social de reclamações, muito popular por sua eficácia em favor do consumidor, e também uma vitrine de reputação para as empresas que conseguem dar respostas satisfatórias para seus clientes.
O aplicativo poupa o seu tempo, pois você não precisará entrar no site do ReclameAqui para saber qual a situação da empresa, basta ter o aplicativo instalado em seu navegador que ao acessar algum site comercial, será exibido as considerações do ponto de vista do ReclameAqui, caso tenha algum tipo de reclamação para este canal. Fiz uma visita ao site das americanas.com.br , que neste caso estava com boa reputação, veja a imagem.
ReclameAqui Americanas
Conhece outro aplicativo deste estilo? deixe suas considerações sobre este artigo!