segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Dicas para professores usarem a Wikipédia em sala de aula

Se você já está cansado de lutar contra a Wikipédia nas pesquisas de seus alunos, aprender a utilizá-la a seu favor pode ser a solução. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a fazer isso.

O uso da Wikipédia por parte dos estudantes não pode mais ser ignorado. Cada vez mais jovens estão recorrendo ao recurso durante seu processo de aprendizagem, porém, fazem isso da maneira errada.Confira 3 dicas úteis para professores usarem a Wikipédia em sala de aula:
Procure referências mais profundas
A Wikipédia pode ser muito útil para ensinar seus estudantes a fazerem as perguntas certas sobre um tema. Portanto, não limite-se ao conteúdo disponível lá. Utilize-o como base para buscar referências mais profundas sobre o tema. Um bom exercício para fazer com seus estudantes é questioná-los acerca de um tema e comparar as informações fornecidas com eles com as disponíveis na Wikipédia. Isso vai ajudá-los a entender quais informações faltam para complementar aquele assunto.
 Envolva os estudantes
A Wikipédia é uma enciclopédia aberta, na qual qualquer pessoa pode adicionar informações. Incentive os estudantes a participarem dessa maneira, mas sempre sob a sua supervisão. Ofereça uma lista de temas e peça que os estudantes escolham seus favoritosDesenvolva pesquisas aprofundadas sobre aqueles assuntos e entenda como aquelas informações podem ser inseridas no artigo já existente no site. A partir daí, edite-os e inclua as contribuições dos seus estudantes.
Conheça os riscos
Ainda que a natureza de código aberto da Wikipédia torne a ferramenta de aprendizagem interessante e original, entenda que essa também é sua maior fraqueza, uma vez que qualquer pessoa pode adicionar informações falsas ou ofensivas. Por isso, antes de inserir a ferramenta em suas aulas, é fundamental que você apresente o contexto aos seus estudantes. Conscientize-os a respeito dos riscos, ensine a lidar com essas situações.
Fonte: Universia