quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pronomes

Pronome

É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo.
Os pronomes podem ser:
» substantivos: são aqueles que tomam o lugar do substantivo.
Ela era a mais animada da festa.
» adjetivos: são aqueles que acompanham o adjetivo.
Minha bicicleta quebrou

Classificação dos pronomes
O pronome pode ser de seis espécies:

» Pronome pessoal
» Pronome possessivo
» Pronome demonstrativo
» Pronome relativo
» Pronome indefinido
» Pronome interrogativo


Pronome pessoal
O pronome pessoal é aquele que indica as pessoas do discurso. Dividem-se em retos e oblíquos.
Os pronomes pessoais retos são:
Os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos
São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes.
São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas.

Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são usados com preposição e os átonos, com formas verbais:
A mãe ansiosa esperava por mim.
A mãe esperava-o ansiosa.

Emprego dos pronomes pessoais
» Os pronomes pessoais retos funcionam como sujeitos de frases:
“Eu vou à loja, talvez ele esteja lá.”

» Os pronomes pessoais retos nunca aparecem depois de uma preposição. Torna-se obrigatório o uso dos pronomes oblíquos:
Entre mim e ti há uma distância enorme.

» Os pronomes oblíquos átonos o, a, os, as exercem a função de objeto direto:
A enfermeira examinou-o.

» Os pronomes oblíquos átonos lhe, lhes exercem a função de objeto indireto.
O garçom oferece-lhe bebida.

» Antes de verbo no infinitivo só usamos eu e tu, jamais mim e ti.
Fizeram de tudo para eu me emocionar.
Fizeram de tudo para tu comprares a casa.

Pronomes pessoais de tratamento
Os pronomes de tratamento são aqueles que indicam um trato cortês ou informal, sempre concordam com o verbo na terceira pessoa.
Quando falamos diretamente com a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Vossa.
Vossa Alteza precisa descansar.
Quando falamos sobre a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Sua.
Sua Alteza retornará em breve.

Pronome possessivo
São aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída.
Minha casa está sendo reformada.

Emprego dos pronomes possessivos
Veja o exemplo:
“Meu carro estragou.”

Temos uma narração em primeira pessoa, em que o eu (personagem narrador) é o possuidor, o amigo (terceira pessoa, de quem se fala) é a coisa possuída.
» Há momentos em que os pronomes possessivos não exprimem a idéia de posse, mas indica respeito, aproximação, intimidade.

Meu senhor permita-me ajuda-lo.
Estamos orgulhosos por seus cinqüenta anos.
Escutávamos emocionados nosso Caetano Veloso.

» Antes de nomes que indicam partes do corpo, peças de vestuário e faculdades de espírito, não usamos o pronome possessivo.

Quebrei o braço. ( e não – Quebrei o meu braço.)
Pedro sujou a calça. ( e não – Pedro sujou a calça dele.)
Perdi os sentidos. ( e não – Perdi os meus sentidos.)

Pronomes demonstrativos
O pronome demonstrativo é aquele que indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo ou no espaço.
São os seguintes:
Os demonstrativos combinam-se com as preposições de ou em, dando as formas deste, desse, disso, naquele, naquela, naquilo.

Emprego dos pronomes demonstrativos
» Usamos os demonstrativos esse, essa, isso em referência a coisa ou seres que estejam perto da segunda pessoa (o ouvinte).
Esse caderno que está na sua mesa é meu.

» Também empregamos esse, essa, isso para mencionar algo já dito no discurso.
Todos achavam que ele não havia se arrependido. Achavam isso porque ele não agia como tal.

» Usamos este, esta, isto em referência a coisas ou seres que se encontram perto da primeira pessoa (o falante).
Sempre que vejo esta carta lembro-me de você.

» Também empregamos este, esta, isto no discurso para mencionar coisas que ainda não foram ditas.
Só posso dizer isto: odeio você.

» Aquele, aquela, aquilo são usados quando as coisas ou seres estão longe do falante e do ouvinte.
Aquela obra não apresenta boa segurança.

Pronomes relativos
Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo anterior.
Veja o exemplo:
O perdão de todos, o qual agradeço, é importante pra mim.
Os pronomes relativos são variáveis ou invariáveis:

Pronomes indefinidos
Pronome indefinido é aquele que se refere à terceira pessoa do discurso de modo impreciso, indeterminado, genérico:
Alguém bateu à porta.
Todos cumpriram suas tarefas.

Os pronomes indefinidos podem ser variáveis e invariáveis.
Algumas frases com pronomes indefinidos:
Todas as pessoas assistiram o filme.
Durante meia hora não vi pessoa alguma te procurar.
Escolheu qualquer roupa.
Um gosta de filme, outro de livros.
Há vários pais o procurando.

Em muitas situações temos não um pronome indefinido, mas um grupo de palavras com o valor de um pronome indefinido. São as locuções pronominais indefinidas:
Quem quer que, cada qual, todo aquele, seja quem for, qualquer um, tal e qual, etc.

Pronomes interrogativos
São aqueles usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas, referindo-se à 3°pessoa do discurso.
Qual é seu nome?

Os principais pronomes interrogativos são:
» invariáveis: quem, que
» variáveis: qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas.

Pergunta direta:
A mãe perguntou: ― quem fez isso?

Pergunta indireta:
A mãe perguntou quem havia feito aquilo.
Nos dois casos o pronome interrogativo quem desempenha o mesmo papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário