quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Como recuperar fotos deletadas de câmeras e cartões

Se você deletou fotos que estavam em sua câmera, cartão de memória ou computador e, está procurando uma forma de recuperar as fotos que foram deletadas, o programa gratuito Photorec pode salvar o seu dia.
Photorec é capaz de recuperar fotos deletadas de cartões de memória (SD, Compact Flash, Memory Stick, SmartMedia, MMC), câmeras digitais (Canon, Nikon, Olympus e Sony), discos rígidos e outros dispositivos.
Photorec
No passo a passo abaixo, vamos ensinar a recuperar fotos deletadas de um cartão de memória, mas você pode usá-lo como referência para recuperar fotos deletadas de câmeras digitais, HDs e outros dispositivos.
1. Baixe o Photorec para Windows. Ele vem junto com outro poderoso programa de recuperação de dados, chamado TestDisk. Por conta disso, o nome do arquivo que você irá baixar chama-se: testdisk-7.0.win.zip.
2. Extraia o conteúdo do arquivo testdisk-7.0.win.zip para uma pasta qualquer em seu PC.
Note que você precisa extrair o conteúdo do arquivo para uma pasta. Você não deve apenas abrir o arquivo ZIP. É necessário que você extraia o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta e depois execute o programa.
3. Abra a pasta e clique duas vezes no arquivo "photorec_win.exe" para abrir o programa.
Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 01
4. Ao executá-lo, ele listará todos os dispositivos e unidades de disco disponíveis no computador, incluindo o HD do computador. Use as setas do teclado para selecionar o seu cartão de memória e pressione "Enter".
Para identificá-lo corretamente, olhe o tamanho do dispositivo. Por exemplo, na imagem abaixo, você pode ver que o primeiro é o disco rígido do computador (500 GB) e o segundo é o cartão de memória (1019 MB).
Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 02
5. Selecione a partição que deseja examinar. Geralmente o valor padrão é o correto, uma vez que o próprio PhotoRec detecta automaticamente a tabela de partição. Portanto, basta pressionar "Enter" para continuar.
Você pode selecionar os tipos de arquivos que deseja recuperar em "File Opt" e as opções de recuperação em "Options", mas, os valores padrões funcionam bem, portanto, só modifique-os caso não tenha sucesso.
Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 03
6. No passo seguinte, ele pede para você selecionar o tipo de partição. Novamente, o Photorec seleciona a melhor opção automaticamente. Basta pressionar "Enter" para prosseguir com o processo de recuperação.
Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 04
7. Defina se ele deve pesquisar as fotos deletadas apenas no espaço livre do dispositivo (Free) ou em todo espaço de armazenamento do dispositivo (Whole) e pressione "Enter" para avançar para a próxima etapa.
Eu recomendo que você experimente o modo "Free" e se não tiver sucesso, use o modo "Whole" para fazer uma busca em todo o dispositivo, incluindo as áreas do disco que já foram sobrescritas por novos arquivos.
Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 05
8. Por fim, selecione a pasta onde deseja salvar as fotos recuperadas.
Por padrão, ele salva as fotos na pasta onde os arquivos do Photorec foram extraídos. Pressione a tecla "C" para iniciar a recuperação das fotos deletadas, ou use as setas do teclado para indicar uma pasta diferente.
Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 06
9. Ao final da recuperação, ele vai exibir o número de arquivos recuperados.
Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 07
Por padrão, ele cria uma pasta "recup_dir" dentro da pasta indicada para salvar as fotos recuperadas. Note que as fotos são salvas sem o nome original, uma vez que ele faz uma verificação setor por setor da mídia.
Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 08
Como você viu, apesar de ser executado em um ambiente DOS, Photorec é muito simples de usar. Se você estiver com dificuldade em usá-lo, você pode usar o programa ZAR ou o QPhotorec para recuperar as fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário