segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O blog como recurso colaborativo para a sala de aula



blog-como-recurso-colaborativoNo vídeo abaixo (O blog como recurso colaborativo para a sala de aula), a professora Sonia Bertocchi explica como iniciou o uso de blogs em sala de aula. Após os primeiros passos, através das ideias dos próprios alunos, ela considerou que era necessário ter um projeto para que o blog realmente funcionasse como recurso pedagógico. Ou seja, era preciso de outras ideias além de “vamos montar um blog porque está na moda”, afinal, montar um blog é simples, e as dificuldade aparecem a partir da seleção que precisamos fazer sobre as informações que serão colocadas lá. Como professor, é importante:


1. Conhecer as características de um blog (como inserir imagens, programar posts, etc)
2. Saber quais conteúdos serão postados no blog (textos próprios, de livros, de pesquisas, dos alunos, etc)3. Como será a interatividade do blog com os alunos e terceiros (redes sociais, comentários, etc)
Outro fator importante é a intencionalidade pedagógica, ou seja, o professor precisa ter um planejamento, assim como ele está habituado a fazer em suas aulas tradicionais. Então, o principal fator para o uso do blog em sala de aula é: “pensar sobre as aprendizagens que o uso do blog pode proporcionar”. E, conforme as palavras da professora Sonia Bertocchi:

“Quando o professor decide usar a tecnologia em
sua prática, ele encontra uma solução”






A pesquisa “Estatísticas de audiência dos Blogs no Brasil”, realizada em 2012, pelas empresas Boo-Box e Navegg, mostrou que temos 80 milhões de usuários de blogs no Brasil, sendo que 43% possuem Ensino Superior, 36% possuem Ensino Médio e 21% Ensino Básico, com faixa etária de 50% entre 18 e 24 anos, 20% entre 25 e 34 anos.

Mas e o que são blogs? Martha Gabriel define como:

“São sites em formato de diário que normalmente apresentam entradas de textos regulares chamadas de “posts”. A palavra “blog” é uma contração dos termos weblog (web + log), em que “log” significa registrar de forma cronológica os processos de um sistema. Assim, os blogs têm conteúdos cronológicos, que funcionam como registros pessoais ou um diário. Blog normalmente são mantidos por um indivíduo (ou um grupo pequeno de pessoas), podendo ser pessoal ou pertencer a uma empresa (GABRIEL, 2010, p. 123).”
?O blog é considerado uma página digital e equivale a um jornal ou diário. Para atualização prática dessas páginas existem os gerenciadores de conteúdo online, como o Blogger e WordPress, que são fáceis de utilizar e não precisam de conhecimento em programação. E uma das principais vantagens é que é uma ferramenta digital que suporta conteúdo multimídia como fotos, vídeos, áudio e imagens.
Para quem quiser ir além do que a plataforma gratuita oferece, é possível registrar o domínio (nome do blog), migrar para um servidor pago, e assim conseguir mais espaço e autonomia sobre a página digital, como a possibilidade de criar um layout personalizado.
O blog é um excelente canal de conteúdo e a partir dele pode-se criar uma rede de relacionamento com o público-alvo que se deseja atingir, compartilhando conhecimento e experiências.
Em breve volto com dicas de como utilizar o blog na sala de aula.