segunda-feira, 17 de março de 2014

Quando a Wikipédia é bem-vinda em sala

Editar verbetes da internet ajuda o grupo a desenvolver o olhar crítico e escrever melhor


Os alunos identificaram problemas gramaticais e de conteúdo no verbete analisado. Reprodução Wikimedia Foundation Inc. Ilustração Alice Vasconcellos

Os alunos identificaram problemas gramaticais e de conteúdo no verbete analisado
Você pede que os alunos pesquisem sobre um tema e eles levam material retirado da Wikipédia. Já aconteceu na sua sala? A enciclopédia digital tornou-se uma das principais fontes de informação da garotada. Porém, muitos professores desconfiam, com razão, da veracidade dos conteúdos publicados. Por serem escritos por internautas, não há garantia de que sejam confiáveis. O que fazer, então? Não só é possível como recomendado usar essa ferramenta como aliada no aprendizado escolar, desde que da forma adequada. "A Wikipédia é uma expressão da realidade 2.0, interativa e participativa, e deve ser utilizada de maneira crítica e com domínio do formato", diz Roxane Rojo, docente do curso de pós- graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 
Depois de se deparar continuamente com essa situação, Jorge Makssoudian, professor de Língua Portuguesa do 9º ano do Colégio I.L. Peretz, na capital paulista, elaborou um plano para resolver o problema, usando a ferramenta a favor do desenvolvimento da leitura e da produção textual dos estudantes. Eles tinham de analisar os verbetes do portal sobre obras literárias já lidas e usar seus saberes para aperfeiçoá-los. A proposta faz com que os alunos voltem a algo conhecido por eles com outro olhar. "Com tantas coisas circulando pela internet, é importante que os alunos adquiram critérios de avaliação para distinguir as fontes fidedignas das que não são. É isso que se espera da formação de leitores", diz Márcia Fortunato, coordenadora da pós-graduação em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec).
O primeiro passo do trabalho foi refletir sobre o gênero verbete de enciclopédia e identificar as características dele. O professor pediu que os jovens analisassem esse tipo de texto tanto na versão impressa quanto na digital. Para isso, levou à sala de informática um livro da Barsa (18 volumes, Ed. Grupo Barsa Planeta, tel. 11/2171-7101, 2.695 reais) e abriu um artigo da Wikipédia. Após a leitura, eles concluíram que os textos eram informativos e continham termos técnicos, explicações e procedimentos de síntese.



Em seguida, todos observaram as diferenças entre as duas plataformas (livro e site). Discutiram, por exemplo, o fato de que hoje o conhecimento muda constantemente e as informações circulam com rapidez, sendo geradas por todos. "A enciclopédia impressa é mais difícil de ser alterada do que a Wikipédia, mas é mais confiável. Já a internet torna a pesquisa mais fácil. O conteúdo é atualizado com mais frequência, porém não dá para ter certeza se está correto", diz Lucas Liberman Fernandes, 14 anos. "Essa avaliação desenvolve o comportamento leitor do aluno e o atualiza, pois o faz revisitar a obra e ter contato com sua versão recontextualizada, em forma digital. Isso pode ser feito com os textos jornalísticos, ao se comparar uma notícia impressa com outra da internet", fala Roxane.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário