quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Saiba como trabalhar na Produção de conteúdo usando as técnicas de SEO adequadamente



Sabemos que pessoas que trabalham em sites e blogs em sua maioria tem como objetivo ser encontrado facilmente pelo seu público Alvo, e sabemos que isto não acontece somente com ações nas Mídias Sociais, mas também com o trabalho nos mecanismos de busca, em especial o Google (Google é utilizado por mais de 80% dos internautas brasileiros).
Para que possamos ser encontrados facilmente por nosso público através do Google, é necessário usar uma série de técnicas de SEO (Serch Engine Optimization), porém entre estas técnicas, uma que é  essencial e básica é a estratégia no momento da produção do conteúdo.
A pessoal que escreve no site ou no blog, é  quem têm a responsabilidade  de promover o conteúdo para que este possa ser facilmente encontrado por meio do Google e pelas outras ferramentas de pesquisa. Nesta postagem vou focar na realidade de quem utiliza blog em WordPress, mas basicamente as técnicas são as mesmas para outros canais, mudando apenas a forma de como fazer em sites e outras plataformas de blog.

Para aplicar as técnicas de SEO durante a produção do  conteúdo e necessário:


Texto
- Escreva o texto pensando em como seu público alvo procurará por este conteúdo, lembrando que o Google não é o foco, mas apenas a ferramenta que permite este contato, sua meta e atingir o internauta.
- Elabore um título eficaz (no máximo 60 caracteres que é o permitido pelo Google). procure inserir  na própria descrição apalavra-chave (Tema alvo) do seu artigo;
- Na primeira linha do texto (Título interno) coloque o objetivo do artigo de forma mais detalha do que no título principal, e marque este texto em negrito, não esquecendo de inserir a palavra-chave central.
- Procure de alguma forma citar novamente a palavra-chave no primeiro parágrafo e também em outras áreas do texto, porém sem forçar a barra e parecer que esta sendo repetitivo na sua escrita;
- Insira no texto outras palavras-chaves que representam o assunto em questão, procurando deixá-las em negrito ou itálico.
- A quantidade de texto ideal para uma postagem segundo as técnicas de SEO, são de 300 palavras, mas isto é apenas um parâmetro, tente se manter próximo disso caso não alcance as 300 palavras, o importante é apresentar sua ideia.

Imagem
- Insira imagens que representem o assunto que se esta sendo postado;
- Insira descrição na área de Título da imagem relacionado com o título do artigo sempre focando na palavra-chave;
- Procure renomear o nome do arquivo de imagem com o mesmo nome do assunto, isto dará maior relevância à imagem. Ao inserir a imagem, insira a descrição relativa ao tema na área “Texto Alternativo“( também conhecido como “Alt“).

Vídeo
Procure na medida do possível inserir vídeos em suas postagens,  isto faz com que a taxa de permanência em seu blog aumente.
Não deixe de levar em consideração que mesmo tendo um vídeo, é importante inserir texto e imagem ao seu artigo. O texto é parte fundamental de uma postagem para ser avaliado pelos algorítimos dos mecanismos de busca (programas que avaliam as regras de SEO dos Canais na WEB).

Links Internos
Procure sempre fazer links para outros artigos do seu blog  que sejam relacionados ao mesmo tema.

Links Externos
De acordo com a realidade do seu texto, algumas vezes você utilizará informações de outras fontes, neste caso, cite a fonte,  informe o link, mas sobre tudo, não copie o conteúdo na integra, faça apenas um citação, convidando seu leitor a ler o conteúdo na integra no site do autor.
Área de Resumo
Esta área é de extrema importância, pois a descrição que for inserida nesta área é o resumo que aparecerá nos mecanismos de busca quando alguém encontrar seu contanto, então, mais uma vez elabore um  texto estratégico focando no tema chave do seu artigo, de forma a convencer o internauta escolher o seu artigo em relação aos outros.
Tags: Nesta área insira as palavras-chaves que estão dentro do seu artigo, não insira palavras  que não estão descritas dentro do artigo,  e tenha bom senso, seja objetivo na quantidade de palavras-chaves a utilizar.
Estas são algumas técnicas básicas que farão seu conteúdo estar melhor posicionado nos mecanismos de busca. Se você ainda não usava estas técnicas, então aproveito a ocasião para atualizar seus artigo antigos para que eles possam ficar com  maior relevância e serem encontrados mais facilmente pelo seu público-alvo.
Leia também o artigo (Estratégia para publicação de artigo),lá você encontrará  informações que complementarão as dicas deste artigo.