quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O computador está desligando sozinho? Entenda por quê


É comum ouvir histórias de pessoas que perderam trabalhos porque o computador desligou sozinho em um momento crucial. E são muitos os fatores que podem desencadear problemas de instabilidade em um PC. Desde uma pequena falha no sistema operacional até uma peça danificada podem causar desligamentos automáticos e restarts em seu sistema. O TechTudo preparou uma série de dicas para que ajudam a identificar as causas e explica o que deve ser feito pelo usuário em cada um dos casos. Confira.
Superaquecimento
Superaquecimento pode causar desligamento do computador (Foto: Reprodução/Genious PC)Superaquecimento pode causar desligamento do computador (Foto: Reprodução/Genious PC)

Um dos primeiros fatores que podem ser investigados é o superaquecimento de componentes como placa de vídeo, placa mãe e processador. A fim de evitar que ocorram danos irreversíveis, as placas mãe atuais possuem mecanismos que desligam a máquina quando determinada temperatura for alcançada.
Para identificar se está ocorrendo o superaquecimento é importante, por exemplo,tanto em PCs quanto em notebooks, verificar se o cooler do processador está funcionando perfeitamente. Caso detecte-se que tal componente está apresentado ruídos acima do normal ou, um excessivo acúmulo de sujeira, será necessário limpá-lo ou até mesmo substituí-lo. Tratando-se de laptops, tais ações podem ser mais difíceis de serem executadas. Portanto, talvez seja necessário leva-lo até a assistência técnica.
Sujeira pode causa superaquecimento e, consequentemente, o desligamento do PC (Foto: Reprodução/I Fit Jams)Sujeira pode causa superaquecimento e, consequentemente, o desligamento do PC (Foto: Reprodução/I Fit Jams)

Em computadores de mesa, o usuário também pode averiguar a pasta térmica do processador. Em alguns casos, será necessário retirar a pasta antiga e aplicar uma nova quantidade entre o processador e o dissipador de calor. No caso de notebooks, ainda pode ser adotada uma mesa resfriadora com coolers. Tal medida ajudará a manter a máquina em temperaturas mais aceitáveis.
Além disto, é importante que sejam utilizados softwares como o AIDA 64 para monitorar a temperatura do hardware. Também é importante notar em quais situações a máquina desliga sozinha. Por exemplo, ao abrir vários programas ao mesmo tempo, executar jogos ou rodar softwares que demandam um alto processamento gráfico, a placa de vídeo e o processador podem ficar superaquecidos.
Fonte de alimentação
Caso o computador de mesa tenha começado a desligar de forma intermitente depois da troca de algum componente, é importante que certificar-se de que a fonte de alimentação do mesmo possui a potência necessária para alimentar todo o seu conjunto de hardware.
Para calcular qual a potência aproximada que a fonte deve ter, é possível utilizar umcalculador de alimentação suportada. Nos campos apresentados, o usuário precisa informar a configuração da máquina que está sendo montada para que o utilitário aconselhe a quantidade de Watts necessária para suprir todos itens de hardware.
Calculadora de Watts necessários para uma fonte de alimentação (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Calculadora de Watts necessários para uma fonte de alimentação (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
O funcionamento do ventilador da fonte deve ser verificado. Também é importante conferir se a peça não está apresentando cheiro de queimado. Tais tipos de problemas também podem causar o mau funcionamento do computador.
Bateria do notebook
Muitas das causas por trás de desligamentos automáticos em notebooks estão relacionadas à bateria. Diante desta suspeita, é importante verificar se a peça não está com algum tipo de problema ou se está chegando ao fim de sua vida útil. Neste caso, provavelmente será necessário realizar a substituição.
Bateria de íon-lítio para notebooks (Foto: Wikimedia Commons)Bateria de íon-lítio para notebooks (Foto: Wikimedia Commons)
Como uma medida preventiva, é possível pode utilizar programas informam sobre o consumo e estado da bateria, além de criar hábitos de uso que ajudam a preservá-la por mais tempo.
Memória RAM
Outros fatores capazes de casar o desligamento ou restart inesperado do computador podem estar relacionados a problemas com a memória RAM. Caso nenhum das dicas anteriores tenha funcionado, o ideal é verificar se os pentes de memória estão bem encaixados. Caso a resposta seja afimartiva, teste um de cada vez. Se o problema parar de ocorrer, quer dizer que a memória removida está danificada. Caso contrário, tente conectar os pentes (um a cada teste) em outros slots da placa mãe.
Memória RAM (Foto: Divulgação)Memória RAM (Foto: Divulgação)
Também é importante certificar-se de que as memórias estão livres de sujeira. Utilize cuidadosamente um pincel para retirar todo o acúmulo de poeira e uma borracha branca macia para limpar os contatos.
Checando a memória
Outra forma de descobrir se há algum problema com as memórias instaladas no computador ou notebook, consiste em utilizar softwares específicos para a realização de diagnósticos. No caso do Windows 7, há uma Ferramenta de Diagnóstico de Memória. Para usá-la, basta executar os passos abaixo.
Passo 1. Reinicie o seu computador e de o boot com o CD de instalação do Windows 7;
Passo 2. Escolha a opção “Repair your computer” (Reparar o seu Windows);
Clique em "Repair your computer" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Clique em "Repair your computer" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Passo 3. Na caixa de diálogo que for exibida, marque a opção “Use recovery tools that can help fix problems starting Windows” (Use ferramentas de recuperação que podem ajudar a resolver problemas de inicialização do Windows). Em seguida, clique no botão “Next”;
Escolha a primeira opção e clique em "Next" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Escolha a primeira opção e clique em "Next" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Passo 4. Na próxima tela, escolha a opção “Windows Memory Diagnostic”.
Acesse a ferramenta de diagnóstico de memória (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Acesse a ferramenta de diagnóstico de memória (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Disco rígido (HD)
Diferente dos discos de estado sólido (SSD) – ainda não amplamente adotados -, os HDs que acompanham os computadores e notebooks são compostos por partes mecânicas (como discos e agulhas). Com o passar do tempo, os componente podem sofrer diversos tipos de desgastes físicos. Ao encontrar determinados setores defeituosos no disco, o sistema operacional não consegue ler ou gravar informações em tal região. Este tipo de problema pode deixar o sistema instável, levando-o a ser reinicializado constantemente.
A fim de buscar por possíveis problemas no HD, é importante que o usuário utilize ferramentas que verifiquem a existência de erros e tentem repará-los. No caso do Windows 7, é possível fazê-lo através do próprio utilitário de verificação de disco do sistema. Para executá-lo, execute os seguintes passos:
Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre a unidade de disco que você deseja verificar. No menu que for exibido, escolha a opção “Propriedades”;
Acesse as propriedade do disco que será verificado (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Acesse as propriedade do disco que será verificado (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Passo 2. Na tela de propriedades, vá até a aba ferramentas e clique no botão “Verificar agora”.
Clique no botão "Verificar agora" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Clique no botão "Verificar agora" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Passo 3. Em seguida, marque a opção “Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los” e clique no botão “Iniciar”.
Inicie o processo de verificação do disco (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Inicie o processo de verificação do disco (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Drivers 
Drivers desatualizados ou corrompidos também podem ser os possíveis causadores de instabilidades no sistema operacional. Caso seja detectado algo de errado, reinstale os programas com o auxílio do disco fornecido pelo fabricante do computador ou acessando o site do fabricante e fazendo o download do software.
Arquivos de sistema danificados        
 Se, após verificar todos os itens abordados anteriormente, o computador continuar desligando sozinho, so eu sistema pode estar com arquivos importantes ao seu funcionamento corrompidos. A primeira ação a se realizar é tentar restaurar o sistema a partir de um ponto criado manualmente pelo usuário ou automaticamente pelo sistema operacional.
No Windows 7, isto pode ser feito ao acessar o menu a opção "Todos os programas" no menu Iniciar. Em seguida, basta clicar em "Acessórios" e, depois, em "Ferramentas do sistema" para, então, clicar no item “Restauração do sistema”. Logo, é só seguir os passos sugeridos para realizar a restauração.
Restauração do sistema no Windows 7 (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Restauração do sistema no Windows 7 (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Já no Windows 8, passe o ponteiro do mouse na borda direita da tela e, na caixa de texto “Pesquisar”, digite “Recuperação”. Depois, clique em “Configurações” e, em seguida, em “Recuperação”. Na janela seguinte, vá em “Abrir restauração do sistema” e proceda com os passos sugeridos pelo assistente de restauração.
Uma opção mais drástica, consiste em formatar o HD e instalar novamente o sistema operacional. Se chegou a tal ponto, talvez seja necessário levar a máquina a uma assistência técnica. Caso queira realizar tal procedimento por conta própria, é importante e ter o disco de instalação da plataforma em mãos, e siguir os passos apresentados pelo assistente de instalação.
Malwares
Por motivos diversos, também é possível que o seu sistema operacional tenha sido infectado por algum tipo de malware que force computador a desligar ou reiniciar. Nestes casos, além de utilizar softwares antivírus e firewalls, o usuário também deve se certificar que o seu sistema está atualizado com os hot-fix mais recentes. Tais “remendos” possuem o objetivo de fechar as mais conhecidas brechas de segurança que podem ser uma porta de entrada para pragas virtuais.
Alguns tipos de malwares podem fazer com que o computador desligue automaticamente (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Alguns tipos de malwares podem fazer com que o computador desligue automaticamente (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Considerações Finais
Tal artigo não foi redigido com a pretensão de ser um guia definitivo sobre como solucionar os problemas abordados. O objetivo principal é ajudar aos leitores a indentificar as possíveis causas que estão levando os seus computadores a ficarem instáveis e, propor algumas dicas que poderão ajudar a resolver o problema.
Se você executou todas as ações propostas e, mesmo assim, o seu computador de mesa ou notebook continua desligando sozinho, talvez seja a hora de levá-lo até uma assistência técnica ou loja especializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário