terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Como encontrar materiais digitais para trabalhar em sala de aula


Captura de tela do portal Escola Digital, iniciativa dos Institutos Natura e Inspirare que cataloga mais de 1600 objetos digitais de aprendizagem. IMAGEM: Divulgação

Na internet, há uma infinidade de conteúdos interessantes que podem ser utilizados em sala de aula. Mas com tanta coisa por aí, acaba se tornando difícil localizar o que é bacana e relacionar ao conteúdo que está sendo trabalhado com a turma.

Para resolver esse problema, na semana passada foi lançada uma plataforma chamada Escola Digital. O site, criado pelos Institutos Natura e Inspirare, catalogou mais de 1600 objetos digitais de aprendizagem, indicando o conteúdo, a disciplina e a série adequada para aplicá-los (usando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais/PCN).
Para cada objeto listado, há uma ficha com diversas informações que podem ajudar você a planejar o seu uso em sala de aula. Entre os conteúdos listados, estão jogos, apresentações multimídia, vídeos, infográficos, animações, aplicativos e simuladores. Vale a pena dar uma vasculhada no site e incluir alguns desses recursos no planejamento do ano que vem.
Até agora, como você procurava o material digital que usa em sala de aula? Como você pesquisa o assunto no Google? Compartilhe com a gente aqui nos comentários! Queremos muito saber.
A partir da semana que vem, entramos em férias. Nossos posts inéditos voltam no dia 7 de janeiro. Nesse meio tempo, acessem nossa página especial sobre as férias, que tem dezenas de dicas para aproveitar os dias de descanso online e offline! Boas festas e até 2014.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br