Estudo Dirigido
Mafalda é uma garotinha
de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os adultos
QUINO, J. L Mafalda.
Tradução de Mônica S. M. da Silva, São Paulo: Martins Fontes, 1988.
1)
O
efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que
o pai de Mafalda:
a) revelou desinteresse
na leitura do dicionário.
b) tentava ler um
dicionário, que é uma obra muito extensa.
c) causou surpresa em sua
filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.
d) queria consultar o
dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.
e) demonstrou que a
leitura do dicionário o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua
filha.
2) Assinale a opção
incorreta a respeito do texto a seguir.
ATA DA SALA 25
Realizou-se, na sala vinte e cinco, do prédio das Relações
Humanas, da Escola Martin Luther King, em Brasília, Distrito Federal, dia
primeiro de junho de dois mil e três, das quinze horas às dezoito horas e
trinta minutos, portanto, com três horas e meia de duração, esta prova (anexa)
de Conhecimentos Gerais e Específicos para o Cargo de Técnico Judiciário, do
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), conforme diz
o Edital um de 13 dois mil e três, tendo comparecido todos os candidatos
inscritos e, portanto, o índice de abstensão foi de zero candidatos. Nada mais
havendo a constar, eu, MARIA DAS GRAÇAS LUZ FLORES, chefe de sala, lavrei esta
ata que será assinada por mim, exprimindo a verdade dos fatos, sob o testemunho
da fiscal de sala. Brasília, 1.º/6/2003, Maria das Graças Luz Flores e Thomásia
Aparecida Silva. Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
a)
redatora da ata respeitou os requisitos formais para a redação do documento,
conforme os preceitos dessa tipologia de correspondência oficial.
b) A redatora, ao escrever por extenso os números da sala, das horas, da duração da prova e do edital cometeu erros de grafia e de adequação ao tipo de documento.
c) A grafia do vocábulo “abstensão” está incorreta, pois deveria ter sido escrito abstenção.
d) A passagem “exprimindo a verdade dos fatos” pode ser suprimida do texto, uma vez que essa informação deve estar pressuposta em toda correspondência oficial.
e) O preenchimento do restante da linha após a última assinatura visa evitar que outras pessoas possam adulterar o final do texto.
b) A redatora, ao escrever por extenso os números da sala, das horas, da duração da prova e do edital cometeu erros de grafia e de adequação ao tipo de documento.
c) A grafia do vocábulo “abstensão” está incorreta, pois deveria ter sido escrito abstenção.
d) A passagem “exprimindo a verdade dos fatos” pode ser suprimida do texto, uma vez que essa informação deve estar pressuposta em toda correspondência oficial.
e) O preenchimento do restante da linha após a última assinatura visa evitar que outras pessoas possam adulterar o final do texto.
Texto VIII
Brasília, 1º de junho de 2003.
Para a Coordenação de Concursos do CESPE/UnB
Requerimento:
Brasília, 1º de junho de 2003.
Para a Coordenação de Concursos do CESPE/UnB
Requerimento:
JOSÉ DA SILVA DOS SANTOS REIS, devidamente inscrito no concurso para TÉCNICO JUDICIÁRIO do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, com a inscrição nº 197.542/03, VENHO, POR DIREITO E MUI RESPEITOSAMENTE, solicitar a Vocês a emissão de uma certidão de comparecimento nesta prova realizada nesta data supracitada, uma vez que hoje estou trabalhando em turnos e preciso comprovar meu afastamento do serviço no período da tarde, para realizar o referido exame.
Nesses termos, peço
aceitação do meu pedido e AGUARDO DEFERIMENTO.
Atenciosamente,
José da Silva dos
Santos Reis.
3) Com respeito ao texto acima, assinale a opção correta.
a) O lugar correto para a colocação da data é à esquerda, e
não à direita, como se encontra no documento.
b) O tipo de documento adequado para tal finalidade não é o requerimento e, sim, o ofício.
c) Em vez do pronome de tratamento “Vocês”, o redator deveria ter empregado Vossas Excelências.
d) O candidato deveria ter solicitado uma declaração, e não uma certidão.
e) O fechamento “Atenciosamente” deveria constar antes do pedido de deferimento.
b) O tipo de documento adequado para tal finalidade não é o requerimento e, sim, o ofício.
c) Em vez do pronome de tratamento “Vocês”, o redator deveria ter empregado Vossas Excelências.
d) O candidato deveria ter solicitado uma declaração, e não uma certidão.
e) O fechamento “Atenciosamente” deveria constar antes do pedido de deferimento.
4) Assinale a opção incorreta sobre
relatório:
a) Em seu desenvolvimento, a apuração dos
fatos constitui descrição de objetivo, ao passo que o julgamento dos fatos
constitui argumentação.
b) Incluem-se, às vezes, ilustrações
como mapas, gráficos e desenhos.
c) A regra da impessoalidade não é
desrespeitada quando, na conclusão, sugerem-se medidas e providências.
d) Por ser mais expositivo do que propriamente
uma correspondência oficial, o relatório dispensa abertura e fecho.
e) Há numeração dos parágrafos a partir do
segundo.
5) Segundo a estrutura do memorando
assinale a opção que ordena corretamente as partes elencadas a seguir:
(1) Comunico a V. Sa. Que
a partir da presente data ficam suspensas todas as compras, uma vez que a verba
destinada a esse setor já se esgotou.
(2) Ao Sr. Diretor do
Departamento de Ensino.
(3) Em 20 de setembro de
2000.
(4) Atenciosamente.
(5) Memorando n° 95/DC.
(6) João da Silva
Chefe do Departamento de
Compras
(7) Assunto: Comunicação
(8) Escola Estadual D.
João
a) 2, 7, 5 e 3, 1, 4, 6, 8.
b) 5 e 3, 2, 7, 1, 4, 6, 8.
c) 5 e 3, 7, 2, 1, 4, 6, 8.
d) 2, 7, 5 e 3, 8, 1, 4, 6.
e) 8, 5 e 3, 2, 7, 1, 4, 6.
6) Em correspondência oficial endereçada aos
chefes de Poder, é adequado utilizar no vocativo e no fecho os seguintes termos:
(A) “Senhor...” e “Cordialmente”.
(B) “Digníssimo Senhor...” e “Amigavelmente”.
(C) “Meritíssimo Senhor...” e “Atenciosamente”.
(D) “Excelentíssimo Senhor...” e
“Respeitosamente”.
7) “Petição por escrito, segundo as normas
legais, na qual se solicita alguma coisa a uma entidade oficial, da justiça ou da
administração”. O documento acima definido corresponde a um(a)
(A) certidão.
(B) declaração.
(C) procuração.
(D) requerimento.
8) Ao enviar um memorando para um funcionário
graduado, deve-se usar como forma de tratamento Vossa Senhoria, cuja
abreviatura é
(A) V. Sa.
(B) V. Se.
(C) V. Sr.
(D) V. Sna.
9) Ao enviar um ofício endereçado ao
Presidente da República, a forma de tratamento utilizada é?
(A) Senhor Presidente da República.
(B) Magnífico Senhor Presidente.
(C) Prezado Senhor Presidente da República.
(D) Excelentíssimo Senhor Presidente da
República.
10) A modalidade de comunicação entre unidades
administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em um mesmo nível ou em
níveis diferentes, constituindo-se em uma forma de comunicação eminentemente
interna é o?
(A) memorando.
(B) mensagem.
(C) ofício.
(D)
aviso.
11) Assinale a opção incorreta a respeito de correspondência oficial.
a) O resumo do assunto, na correspondência
oficial, é chamado de ementa.
b) Se a forma de tratamento do destinatário da
correspondência for Vossa Excelência ou Vossa Senhoria, por força da concordância exigida para os
pronomes pessoais que a ele se referem, não se pode usar vosso e suas flexões.
c) Introduzir um ofício usando frases como
Viemos, por intermédio do presente, acusar recebimento da petição e levar ao
conhecimento de V. Sa. que ... é sinal de elegância, concisão, correção linguística
e respeito.
d) Denomina-se circular o instrumento de
comunicação que se envia a vários destinatários simultaneamente, com vistas à transmissão
de instruções, ordens, esclarecimento de conteúdo de leis, regulamentos etc.
e) Os fechos Atenciosamente e Respeitosamente
são adequados para um ofício.
12) Assinale a afirmação incorreta.
a) O
aviso é a correspondência dos Ministros de Estado com seus iguais ou
subalternos.
b) Os três tipos de expedientes do chamado Padrão
Ofício são: ofício, aviso e memorando.
c) A finalidade do edital é anunciar ou tornar
público fato que deve ser conhecido.
d) Enquanto
o memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, o ofício pode ser entre
órgãos diferentes.
e) Num ofício, o destinatário nunca pode ser um
cidadão particular, mas somente um órgão público.
GABARITO
1 D
2 B
3 D
4 D
5 E
6 D
7 D
8 A
9 D
10 A
11 C
12 E
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