terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

25 maneiras de conquistar os alunos

 Aos meus queridos(as) leitores!!
Fica a Dica!
De acordo com uma pesquisa, apenas um a cada quatro alunos do 6º ano ao ensino médio dizem que as suas escolas oferecem um ambiente acolhedor. Esta constatação é surpreendente !!!
Como podemos inspirar os alunos a mostrar empatia uns pelos outros, se nós falhamos em mostrar isso em nós.
Na verdade, nós nos importamos muito, porém nosso foco está centrado apenas no desenvolvimento acadêmico e acabamos por ignorar os pequenos gestos que demonstram carinho.
Interessante dizer que, o menor caminho para o sucesso acadêmico de muitos alunos é através dos seus corações. Eles não se importam com quanto nós sabemos, o que eles querem saber é o quanto nós nos importamos.
Aqui vão 25 dicas que, se praticadas diariamente, garantirão o seu nome no Hall da Fama junto aos Alunos, Pais e Direção da Escola.


1. Aprenda o nome dos seus alunos
2. Lembre a data de aniversário deles
3. Pergunte como eles estão e/ou como se sentem
4. Olhe nos olhos quando conversar com eles
5. Ria junto com eles
6. Diga-lhes o quanto você gosta de estar com eles
7. Encoraje-os a pensar grande
8. Incentive-os a persistirem e celebre os resultados
9. Compartilhe do entusiasmo deles
10. Quando estiverem doentes envie uma carta ou um bilhete
11. Ajude-os a tornarem-se experts em algo
12. Elogie mais e critique menos
13. Converse a respeito dos sonhos ou do que os afligem
14. Respeite-os sempre
15. Esteja sempre disponível para ouví-los
16. Apareça nos eventos que eles realizarem
17. Encontre interesses em comum
18. Desculpe-se quando fizer algo errado
19. Ouça a música favorita deles com eles
20. Acene e sorria quando estiver longe
21. Agradeça-os
22. Deixe claro o que você gosta neles
23. Recorte figuras, artigos de revistas que possam interessá-los
24. Pegue-os fazendo algo certo e cumprimente-os por isso
25. Dê-lhes sua atenção individual 

Fonte: http://www.sosprofessor.com.br/

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Que tal criar um aplicativo com seus alunos?



Aplicativo “Ditadura na Memória”, criado pelos alunos do 9º ano do Colégio I. L. Peretz, em São Paulo
Você já pensou em criar um aplicativo para celular? Este pode ser um recurso para transformar as pesquisas dos alunos em um produto que pode ser baixado por qualquer pessoa que tenha um smartphone ou tablet.
O mais interessante é que ninguém precisa ser nenhum hacker para produzir um aplicativo (ou app, como também chamado). O site Fábrica de Aplicativos permite criá-los sem ter conhecimentos de programação. Também não é preciso baixar nada no computador ou pagar taxas.
É possível incluir uma lista bem grande de itens nos aplicativos: textos, fotos, vídeos, posts do facebook, listas, entre outros. Também pode-se personalizar cor e selecionar as imagens para abertura e ícones. Se o usuário desejar pagar, pode obter alguns recursos extras, como o mural de recados. Depois de prontos, os aplicativos ficam disponíveis na Galeria da Fábrica de Aplicativos para quem quiser baixá-los.
E, o melhor de tudo, o site é bem fácil de usar: a cada passo, são exibidas as opções disponíveis. Se cometer algum erro durante a construção, basta voltar alguns passos e consertar o app.
Mas como usar a construção de aplicativos em aula?
Uma das experiências disponíveis no site é o aplicativo Ditadura na memória, criado pelos estudantes do 9º ano do colégio I. L. Peretz, em São Paulo. A ideia foi colocar no app o resultado das pesquisas desenvolvidas por eles sobre o período da ditadura. Divididos em 11 grupos, os alunos investigaram e escreveram sobre temas como histórias de desaparecidos políticos, canções e obras de arte produzidas no período. O projeto durou alguns meses e envolveu aulas e pesquisas em quatro disciplinas: História, Geografia, Arte e Língua e Literatura Brasileira.
Os alunos também colocaram no aplicativo links para jogos e outras atividades para testar os conhecimentos dos usuários. Além disso, incluíram recursos como a Rota da Memória – um mapa feito no Google Maps que aponta locais da cidade de São Paulo significativos para entender a história dos anos de chumbo.
Veja outros aplicativos produzidos neste site:
Física InterativaTraz aulas, vídeos e exercícios resolvidos para os alunos.
TGA Fecap 
Manda para o celular planos de aulas, vídeos e fotos das atividades realizadas com a turma de Teoria Geral da Administração, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
Primeiros Socorros 
Criado pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco, ensina sobre como proceder em caso de queimaduras, engasgos, paradas cardíacas e outros acidentes.
Ajuda Salesiana
Criado por uma escola, o aplicativo avisa a turma sobre as próximas atividades.
Você já experimentou criar um aplicativo? Conhece outras dicas sobre esse assunto? Compartilhe com a gente nos comentários!
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

sábado, 22 de fevereiro de 2014

YOUTUBE EDU


POR ENQUANTO, ESTÃO DISPONÍVEIS VÍDEOS COM CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO, MAS A PREVISÃO É AMPLIAR PARA O FUNDAMENTAL E ENSINO SUPERIOR EM 2014.



O GOOGLE TEM  UM NOVO CANAL DE EDUCAÇÃO EM PORTUGUÊS, O YOUTUBE EDUNESSE NOVO ESPAÇO EDUCATIVO, O USUÁRIO BRASILEIRO TEM ACESSO A CERCA DE 8 MIL VIDEOAULAS DE PROFESSORES COM CONTEÚDOS VOLTADOS AO ENSINO MÉDIO. SÃO VÍDEOS DE:
BIOLOGIA,FÍSICA, PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E QUÍMICA QUE JÁ ESTAVAM DISPONÍVEIS NO YOUTUBE MAS QUE AGORA FORAM SELECIONADOS POR UMA CURADORIA DE ESPECIALISTAS COORDENADA PELA FUNDAÇÃO LEMMAN, PARCEIRA DA INICIATIVA.
A PREVISÃO É QUE A PARTIR DE 2014, O CANAL CONTEMPLE CONTEÚDOS DE OUTRAS MATÉRIAS E TAMBÉM DE OUTROS NÍVEIS DE ENSINO, COMO O FUNDAMENTAL E TAMBÉM O ENSINO SUPERIOR.
O PORTAL ESTÁ INCLUSIVE COM UMA CHAMADA ABERTA PARA QUE OUTROS PROFESSORES E CANAIS COMPARTILHEM SEUS CONTEÚDOS PARA QUE POSSAM SER AVALIADOS PELA EQUIPE DE CURADORES.

ESSA É UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA PUBLICAÇÕES DE AULAS EM LIBRAS, PERCEBI QUE O CANAL NÃO OFERECE ESSE TIPO DE VIDEOAULA.
PROJETO PARA 2014...

                                                                 CONHEÇA A PLATAFORMA CLICANDO AQUI. 
http://www.youtube.com/educacao

Editores de Nuvens de palavras on line




ABCYA
um editor de nuvem de palavras para crianças que  permite editar  a  nuvem, sem perder o que já foi feito.Aqui;

WordSift
criado pela universidade de Stanford. Apesar de simples, é ótimo para correção de textos de alunos.Experimente aqui;

WordIt Out
 permite criar a nuvem de palavras a  partir de um endereço da Web.Aqui.

Tagul, nesse link

permite criar formas e tem um blog bem legal com as novidades:

Tagcrowd
aqui,também é possivel usar URL e arquivos;

E para criar mosaicos com letras, use o Imagechef, nesse link;

Além desses há o pioneiro Wordleaqui e o Tagxedo (aqui), bem conhecido, que também permite criar nuvens com diferentes formas.

Dicas recebidas pela comunidade Educators on G+

Como usar as nuvens de palavras:
 -a partir de texto de alunos, para o trabalho com ortografia;
- sobre conteúdos estudados,destacando os pontos importantes;
- resumir informações de livros, textos, etc;
- destacar as ideias mais importantes de um chat, de uma discussão no twitter ou das conversas em fóruns;
-criar cartazes para exposições na escola;
-usar em apresentações com slides do tipo Power Point ou GDocs;

Mais alguma sugestão de uso?
Aguardo...!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Escola Digital



"Está no ar a Escola Digital, uma plataforma de busca que reúne objetos e recursos digitais voltados a apoiar processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. O portal já disponibiliza mais de 1.600 materiais, como vídeos, áudios, games, livros digitais, aplicativos, infográficos, entre outras ferramentas, a grande maioria de acesso gratuito.

Escola Digital foi criada com o objetivo de apoiar redes de ensino a promover o uso qualificado das tecnologias em suas práticas pedagógicas, uma vez que facilita o acesso dos professores a objetos digitais selecionados e organizados com base nos parâmetros curriculares nacionais. A plataforma também apoia alunos que querem aprofundar seus estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação de seus filhos. "  Porvir

Conheça a PLATAFORMA clicando aqui

Fonte: 
http://escoladigital.org.br/

Novas Leituras.. Vá além ... Inovar é preciso!




Está on-line a Revista Tecnologias na Educação.
Nesse número são apresentados diversos trabalhos desenvolvidos em escolas públicas como o sucesso do projeto UCA em uma Escola de Recife, o uso das TICs em uma Escola Rural no Rio Grande do Sul,a produção de fotonovelas com o uso de fotos feitas por alunos, o despertar do interesse por aprender a partir do uso de recursos tecnológicos e o desenvolvimento e a repercussão de um jornal escolar, criado por iniciativa de alunos.
Além disso, há artigos e relatos de professores e pesquisadores que desenvolveram projetos e pesquisas a partir do uso das TICs.

Clique aqui para ler e inspire-se!

Ferramentas para educadores - Microsoft parceiros na aprendizagem




Para quem se interessa em conhecer os recursos digitais que podem contribuir com os processos de ensino-aprendizagem, a "Microsoft parceiros na aprendizagem" se encarregou em disponibilizar algumas opções que podem ser encontradas no endereço:

São recursos que vão desde mecanismos de busca a quiz interativo, entre outros. Confiram sintam-se à vontade para compartilhar conosco as experiências.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Uma Boa Apresentação no PowerPoint

10 dicas para fazer uma boa apresentação de slides
Selecionei essa apresentação porque acho que ela traz – de maneira bem humorada – algumas dicas importantes:
1. A simplicidade é fundamental. A apresentação em questão pode até parecer simples demais, mas não é. Ela funciona bem como ponto de apoio do que é essencial, o que o apresentador tem a dizer.
2. Use fundos com moderação. Temos aqui na editora um grande chefe que sempre nos diz: “ainda não inventaram nada mais eficiente do que letra preta em fundo branco”. Ele está certo!
3. Slides devem ser sintéticos. Lâminas com muito texto fazem a audiência se perder. As boas apresentações destacam apenas os pontos principais. O restante é complementado pela fala do apresentador.
4. O que nos leva ao ponto seguinte: não escreva na apresentação tudo o que você precisa ler…
5. Atenção ao tamanho da letra. Letras muito pequenas simplesmente não podem ser vistas!
6. Cuidado com o tipo de letra. Elas têm personalidade. Prefira letras mais neutras. Você tem certeza de que quer usar a Comic Sans? Se a intenção for passar sobriedade, é melhor não…
7. Cores e imagens: use apenas o essencial. Evite o chamado “page decoration” – quando se usam recursos gráficos apenas para “deixar a página mais bonita”. Quase sempre, o que se consegue é poluir a apresentação…
8. O mesmo vale para uso de ícones: eles devem ter um propósito comunicativo,ajudando você a enfatizar seu ponto (e não apenas serem “bonitinhos”).
9. Dê preferência ao uso de uma imagem por slide. Isso ajuda a dar relevância ao que você quer mostrar.
10. Lembre-se que uma boa apresentação não deve ter erros de ortografia. Vale, e muito, passar para alguém que possa revisá-la previamente.
Aqui você encontra algumas dicas para deixar suas apresentações mais claras e objetivas, e também um site para compartilhá-las na internet: o SlideShare
A apresentacão abaixo é apenas uma de muitas publicadas nesse site. Lá, existem milhares de apresentações sobre os mais variados assuntos, que podem servir como referência (do que fazer e do que evitar) na hora de você criar as suas.
Também é bom lembrar que o PowerPoint não é o único programa indicado para criar apresentações. Qualquer programa que imprima em formato PDF pode ser utilizado para fazer um bom trabalho.
Para finalizar, me diga: essas dicas foram úteis para você? Que tal compartilhar outras no campo de comentários? Conto com sua colaboração!
Fonte: revistaescola.abril.com.br

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Duas ferramentas para suas leituras digitais

Olá!

Meus Queridos(as) Leitores...
Cada vez lemos mais arquivos digitais, não é mesmo? Estas duas ferramentas vão deixar sua leitura na tela mais próxima daquela que você realiza em materiais impressos. Elas permitem marcar trechos do texto e inserir comentários nos arquivos pdf.
Confira no vídeo e conte para a gente, aí nos comentários, o que você achou de mais esse tutorial.
Até a próxima!



Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

5 pontos positivos de usar o Google Drive

Blog de Tecnologia. Aplicativos web do Google Drive. Crédito: Divulgação
Escrever documentos, montar planilhas e apresentações, organizar arquivos em pastas são atividades comuns no cotidiano dos professores – e de muitos outros profissionais. Para facilitá-las, existem diversas ferramentas, mas uma das mais úteis é o Google Drive. Trata-se de um serviço oferecido pelo Google, que inclui aplicativos de edição de texto, montagem de apresentações, criação de planilhas, entre outras funções.
Para quem ainda não o conhece, listamos abaixo cinco pontos positivos do serviço que provavelmente irão convencer a você a, pelo menos, testá-lo.
1) Os arquivos ficam seguros e acessíveis de qualquer lugar com internetTudo o que é feito no Google Docs fica armazenado online. Por isso, é possível acessá-los de qualquer computador, utilizando apenas seu nome de usuário e senha. Muito útil para quem varia entre o computador pessoal, da família, da escola…
2) É possível editar arquivos em conjuntoUma das características mais bacanas do serviço. Ao criar um documento, você pode compartilhá-lo com colegas e dar a eles autorização para que o editem. Assim, é possível compartilhar seu planejamento com a coordenação pedagógica, fazer um relatório em conjunto ou pedir que colegas ajudem na elaboração de uma prova, por exemplo.
3) Você não precisa instalar nadaO Drive é um serviço online. Para usá-lo, você precisa apenas de uma conta do Google (a mesma que você usa para o Gmail e o Youtube). Isso quer dizer: sem a chateação de milhões de passos a seguir antes de conseguir usar o programa.
4) Substitui vários programasOs aplicativos do Google Drive são bons substitutos para programas como os oferecidos pelo pacote Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, etc), apesar de não ter alguns recursos oferecidos por ele – como uma variedade grande de fontes.
5) É de graça!Se você se interessou em conhecer, vale dar uma olhada nos tutoriais que o próprio Google oferece para quem quer utilizar o serviço. Eles estão disponíveis aqui.
Fonte: 
revistaescola.abril.com.br
https://support.google.com/drive/?hl=pt-BR#topic=14940

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Trabalhe com ferramenta on-line para Gestão de tarefa e projetos


Gestão de tarefas e projetos
A cada dia, é mais comum a adesão de serviços web para atividades cotidianas, isto acontece basicamente por dois motivos:
1 – A eficácia de não precisa instalar nenhum aplicativo no computador;
2- A praticidade de ter o conteúdo na web, pois desta forma, independente do local do usuário, a informação estará disponível para ele, seja por computador, notebook, Tablet Smartphone, enfim, onde existir um conexão com a internet o conteúdo estará disponível.
Seguindo este padrão de serviços web, indico neste artigo uma ótima ferramenta de gestão de tarefas e projetos, na qual sua principal vantagem é o fato de ser uma ferramenta de fácil utilização e sobre tudo gratuita.
Começo de ano é o momento fundamental de reorganização e definição de novos projetos, seja para vida pessoal ou profissional, e nada melhor que um ferramenta de gestão na qual podemos rascunhar, organizar, definir metas e acompanhar a evolução deste trabalho.
Quais as vantagens desta ferramenta?
- Gratuita;
- Compartilhar projetos com outros usuários;
- Agenda de tarefas;
- Permite conferências vias Hangout do Google;
- Acesso por meio de qualquer aparelho.
Como uso a ferramenta?
Acesse o site oficial: https://www.symphonical.com, faça o cadastro ou escolha fazer login com sua conta Google ou Facebook, feito isto você já terá acesso à ferramenta.
Na primeira tela, o sistema oferece um convite para realizar um passeio com o propósito de ensinar como utilizar a ferramenta. Esta etapa pode ser pulada, tendo acesso direto ao ambiente de trabalho para escolher o tipo de projeto desejado, entre eles você poderá escolher o método SWOT, SCRUM, Lista de prioridades, Pauta de reunião, e outras opções disponíveis conforme imagem abaixo:
Gestão de tarefas e projetos
Esta ferramenta além de muito fácil de utilizar, é também rica em recursos, os quais podemos aprender naturalmente no uso da ferramenta, este processo se torna mais fácil uma vez que a ferramenta está disponível em nosso idioma.
Embora a ferramenta tenha a versão gratuita, é possível também adquiri-la na modalidade paga para usufluir de alguns outros recursos como área de trabalho individual, agenda sincronizada com o Google Agenda, e o mais importante usar a ferramenta sem banners de anunciantes.
Veja o video demostrativo com algumas funcionalidades da ferramenta:


Fonte: http://blog.oconsultorweb.com/

domingo, 26 de janeiro de 2014

Conheça o que é uma carteira virtual e saiba como utilizar


A cada dia está se tornando mais comum o uso do termo “Carteira Virtual“. Para muitos este termo é assustador e futurístico,  mas,  ele já é uma realidade, sendo que muitos já utilizam este  tipo de serviço.

Uma carteira virtual é uma forma mais segura de realizar transações financeira na internet, e agora também esta sendo disponibilizado nos estabelecimentos convencionais.
Como funciona o processo do uso de uma carteira virtual?
Para criar uma conta num serviço de carteira eletrônica, em primeiro lugar, é necessário realizar um cadastro completo de seus dados pessoais e financeiros, nos quais, você fornecerá um endereço de e-mail, dados de correspondência, dados de sua conta corrente e cartão de crédito (caso deseje realizar compras internacionais, precisará informar os dados do cartão internacional)
Feito este processo de cadastro e após a devida aprovação por parte do sistema de Carteira Virtual, você esta pronto para utilizar sua carteira virtual
Qual a vantagem de utilizar a carteira virtual.
Com o uso da Carteira virtual, você não ficará fazendo exposição de seu cartão de credito e dados bancários pela internet, pois, o seu serviço de carteira virtual é quem fará o processo de pagamento para a loja, e depois cobrará de você via fatura de seu cartão de crédito.
É importante destacar que a toda operação realizada pelo serviço, será enviada um e-mail para o responsável da conta, para a devida aprovação, o que garante uma maior segurança e credibilidade.
Outro fator interessante da carteira virtual é a possibilidade de pagamento entre os usuário do serviço.
Vamos a um exemplo: Imagine que você queira realizar uma hora de consultoria comigo,  desejando  pagar o valor por meio de sua carteira virtual. Basta realizar a transferência direto para minha carteira,  informando o pagamento para aquele determinado e-mail, com isto, o valor será enviado para minha carteira virtual , que poderá posteriormente ser resgatado para minha conta bancária.
Quais são os principais serviços de Carteira virtual?
No mercado internacional, temos uma boa quantidade de serviços deste gênero, porém, no Brasil, particularmente destaco três serviços:
- Pague Seguro: principal serviço nacional, sendo aceito pela maioria dos comércios eletrônicos.
- Pay Pal: Um dos maiores serviços deste segmento, estando presente em toda Web, chegou recentemente ao nosso pais, porém, com força máxima, fechando parceria com grandes lojas com a proposta de popularizar o serviço de carteira virtual.
Um grande exemplo desta proposta de popularizar este tipo de serviço,  é a aquisição deste método de pagamento por parte  de grande redes de venda como por exemplo as “Casas Bahia”.
Carteira Virtual do Google (Google Wallet): Este serviço, vem  se tornando expressivo em meio aos internautas,  principalmente depois da popularização dos Smartphones e Tablets que deixa grande parte dos brasileiros conectados à rede e com relativo acesso à banda larga.
Com estes tipos de dispositivos podem ser adquiridos, filmes do Youtube, E-books, jogos,  e uma grande infinidade de aplicativos diretamente da loja do Google Play, porém, para  realizar a aquisição de qualquer um destes itens, é necessário ter um cadastro na carteira virtual do Google.
Qual destes serviços é o melhor?
Cada um deste serviços de carteira virtual tem  uma característica. Particularmente gosto muito do PayPal, porém, não são todas os canais no Brasil que aceitam compras por ele, por outro lado,  este serviço  é o único aceito nas compras de qualquer site  internacional.
Utilizo como segunda opção o Pag Seguro, para compras que não são aceitas pelo Paypal, deixando como ultima opção, porém obrigatória,  a carteira virtual do Google, pois,  para comprar um aplicativo,filme, e-book, ou outro serviço do Google,  é necessário esta carteira virtual.
Como Faço para criar uma conta?
Acesse o link do serviço desejado, realize o processo de cadastro e seja bem vindo ao futuro!
- Google Wallet: https://wallet.google.com

Fonte: http://blog.oconsultorweb.com/

sábado, 25 de janeiro de 2014

11 atalhos mágicos para ganhar tempo na internet

Olá, galera!
Estou aqui para falar um pouco de atalhos dos navegadores da internet. Mas antes, uma palavrinha sobre os navegadores…
Navegadores são programas que servem de interface para os usuários acessarem páginas da web. O trabalho do navegador é processar a linguagem de programação (código) e exibir num formato visual, seja um vídeo, texto, imagem ou música.
Os principais são o Google Chrome, o Mozilla Firefox, o Internet Explorer e o Safari. Quer saber qual o mais acessado do mundo? Confira aqui. O Internet Explorer é o navegador padrão da Microsoft. Ele já vem instalado nos computadores com sistema operacional Windows e sua versão mais atual é a 11. Para quem usa computadores da marca Apple, com o sistema operacional Mac OS, o navegador padrão é o Safari. Sua versão mais atual é a 7.0
Outros navegadores que não são padrão de nenhum sistema operacional, mas que existem em versões para ambas as plataformas, são o Google Chrome e o Firefox. Eles são fáceis de instalar e não requerem senha de autorização.
Agora, sim. Sem enrolação, apresento 11 atalhos que vão mudar a sua vida (ok, exagerei, vão deixá-la mais rápida, ao menos na internet):
11 atalhos que te ajudarão a ganhar tempo durante a navegação
1 -    Atualizar a página: F5 ou Ctrl+F5 (muito útil quando a página carrega com alguma parte “quebrada”)
2 -    Fazer uma busca por palavras na página: Ctrl+F (essencial!)
3 –    Abrir uma nova janela do navegador: Ctrl+N
4 -    Abrir uma nova aba: Ctrl+T (particularmente, entre janela e aba, prefiro sempre trabalhar com abas, pois a visualização do que está aberto na tela é mais rápida)
5 -    Fechar uma aba: Ctrl+W ou Ctrl+F4 (não há limite de abas, mas eu gosto sempre de ler pelo menos o início do título da página para não me perder…)
6 -    Se fechou uma aba sem querer: Ctrl+Shift+T (aha! Essa foi muito útil para mim!)
7 -    Navegar entre abas: Ctrl+Tab (vai para a próxima aba) e o Ctrl+Shift+Tab (vai para a aba anterior)
8 -    Abrir uma janela no modo anônimo (apenas no Google Chrome): Ctrl+Shift+N (serve para quando você não quiser que sua navegação fique no histórico ou que suas informações sejam “gravadas” nos sites em que você navega – sim, isso ocorre!)
9 –    Imprimir a aba aberta: Ctrl+P
10 –  Exibir o histórico de navegação: Ctrl+H
11 – Ir para lista de downloads (apenas para Chorme e Firefox): Ctrl+J
Me diga quais atalhos você curtiu mais. Se eu fosse eleger apenas um, eu diria para você memorizar o Ctrl + F para localizar palavras na página. Ele é um santo remédio para textos longos em que precisamos identificar uma expressão específica. Ajuda demais a refinar as buscas.
Bons Estudos!

Onde encontrar boas imagens para suas apresentações e aulas

Onde encontrar boas imagens gratuitas na internet
Nada mais rápido e fácil que usar o Google Imagens quando você procura uma imagem qualquer na internet, certo?
O sistema é bom, claro. Mas nem sempre o resultado da busca traz fotos de boa qualidade e com autorização de uso.
Se você está procurando por imagens bacanas e gratuitas para deixar seus trabalhos e apresentações com aquele toque profissional, pode ser melhor buscar em bancos específicos. Flickr, Dreamstime, Stock.XCHNG, EveryStockphoto, Openclipart e Agência Brasil dizem alguma coisa para você? Vão dizer a partir de agora! Neste post, apresento algumas dicas de como explorar o melhor dos bancos de imagens na internet.
Aí vão algumas dicas de onde encontrá-las…
Flickr é um dos maiores repositórios de fotos que existe. Por lá, milhões de fotógrafos – amadores e profissionais – do mundo todo guardam e exibem seus trabalhos. Existem fotos protegidas e que não podem ser baixadas, mas muitos usuários permitem a cópia e a utilização de suas imagens, seguindo as regras de direitos autorais da Creative Commons. Em alguns casos, citar o nome do autor da imagem no seu trabalho é o máximo que os fotógrafos esperam como retribuição…
Como lá existem fotos publicadas de toda parte do mundo, você pode usar a ferramenta de busca em português ou qualquer outro idioma, mas usar o inglês vai trazer muito mais opções como resultado na sua pesquisa.
Além do Flickr, existem alguns bancos de imagens que também oferecem fotos e ilustrações gratuitas para uso limitado a trabalhos não-comerciais. E como quase todos são em inglês, uma boa dica para quem não tem muita intimidade com o idioma é usar o Google Tradutor para traduzir os sites e também as palavras que vai usar na busca.
Nos exemplos abaixo, vamos mostrar alguns sites e o que você pode encontrar por lá. Lembrando que para fazer o download das imagens é preciso criar uma simples conta de usuário com o seu email e uma senha qualquer.
Dreamstime tem uma área de fotos gratuitas classificadas por temas (animais, arte/arquitetura, natureza, tecnologia, pessoas, objetos etc) e já está traduzido para o português (de Portugal…). Na hora de usar a busca, é bem melhor apelar para o inglês: você vai obter melhores resultados.
Onde encontrar boas imagens gratuitas na internet
A tela acima mostra o resultado para a palavra photography. Clicando na amostra da foto escolhida, o site abre uma nova janela com as informações da imagem, um botão para descarregar o arquivo e também uma lista de outras palavras-chave relacionadas com a foto, para você refinar a sua busca e encontrar o que está procurando.
Experimente também o Stock.XCHNG, o Openclipart ou o  EveryStockphoto.
Estes e outros sites contém uma boa diversidade de imagens mais genéricas, mas se você estiver procurando algo mais específico, como foto de planetas, visite a galeria de imagens da NASA ou a Agência Brasil se estiver procurando por fotos do nosso cenário político…
Se você conhece alguma opção para imagens históricas, do corpo humano e outros interesses específicos de cada disciplina, deixe sua sugestão para os seus colegas aqui nos comentários.
Bom trabalho!
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ferramentas do Google para usar na educação

Olá leitores!
Por mais que os alunos usem a internet para o entretenimento, existem ferramentas que podem ser ótimas opções na hora da estudar e ensinar. Um exemplo disto são as ferramentas do Google, ele possui diversas opções úteis tanto para estudantes, quanto para professores e profissionais da educação.
Famoso principalmente como um site de busca, o Google disponibiliza diversos ferramentas educacionais que possibilitam aos estudantes uma alternativa para estudos e para a realização de projetos escolares. Segue abaixo algumas dicas de como aproveitar os recursos que o Google disponibiliza para a educação:
1 – Google Acadêmico 
Você pode usar o Google Acadêmico para pesquisas e estudos mais aprofundados em diversas áreas como biologia, literatura, comunicação, psicologia, etc. Use essa fonte como consulta para trabalhos e outras tarefas.
2 – Google Hangouts
Uma ótima alternativa para trabalhos em grupo é o Google Hangouts. É uma ferramenta simples que não exige conhecimentos técnicos para utilizá-la. Permite chats, vídeo conferências e a gravação dessas transmissões.
3 – Google Sky
Uma verdadeira aula de meteorologia e astronomia por ser feita a partir da ferramenta Google Sky, do Google Earth.
4 – iGoogle
O iGoogle permite que você e seus alunos mantenham todas as informações mais importantes ao alcance de um clique. Caixa de entrada dos e-mails, temperatura, notícias, agenda, entre outras ferramentas ficam disponíveis em uma única página pessoal.
5 – Google Calendar
O Google Calendar é um serviço de agenda que permite que você marque seus compromissos e que envia notificações nas datas marcadas. Para os estudantes, é um bom jeito para organizar projetos e não se esquecer dos prazos.
6 – Google Notícias
O Google Notícias possibilita que você encontre diferentes fontes de notícias de vários lugares diferentes do planeta em uma única página.
7 – Busca personalizada
Com a ferramenta de busca personalizada você pode criar um motor de buscar especialmente feito para suas necessidades.
8 – Google Drive
Google Drive é uma ferramenta de armazenamento de arquivos. Com acesso online e offline, os alunos podem usá-lo como um meio de entregar e apresentar trabalhos, receber avaliações dos professores e também para se comunicarem.
9 – Google Earth
As possibilidades nessa aplicação são inúmeras. Com o Google Earth você pode estudar os oceanos e outros locais em 3D, por exemplo.
10 – Grupo de estudos
Em um grupo de estudos do Google você pode colaborar e interagir com seus colegas de classe.
11 – Google Code University
Com o Google Code University você pode aprender mais sobre ciências da computação por meio de conteúdos em licença Creative Commons.
12 – Google Drive
Espaços de trabalho compartilhados para turmas, faculdades e clubes. Os alunos podem construir sites de projetos sem escrever uma única linha de código.
13 – YouTube
A importância do YouTube como ferramenta de estudos é incontestável. Além de diversos vídeos educativos (vídeo aulas, documentários), os alunos também podem produzir conteúdo e compartilhar pelo site possibilitando, assim, um novo jeito de realizar trabalhos escolares.
14 – G-mail
Com um bom espaço de armazenamento, o G-mail é ideal para os estudantes, já que eles podem enviar a quantidade de e-mails que for necessária e assim, realizar os projetos escolares com mais facilidade.
15 – Página oficial do Google para educadores
O Google tem uma página voltada especificamente para professores, educadores e afins. Nessa página é possível encontrar links, dicas e uma série de outros recursos úteis para que os professores possam inserir a tecnologia nas suas aulas.
16 – Google Accessibitily
Na página do Google Accessibitily é possível encontrar dicas, links e materiais de apoio que ensinam os educadores – e seus alunos – a utilizarem as ferramentas do Google da maneira mais eficiente.
17 – Lista de ferramentas do Google
Para facilitar a busca e o uso das suas ferramentas, o Google reúne as principais em uma mesma página, na qual você pode encontrar rapidamente os recursos mais úteis para você e seus estudantes.
18 – Google Apps
O Google oferece, também, uma espécie de “Centro de Treinamento” para a utilização de seus aplicativos. Na página você pode aprender como usar as ferramentas do site voltadas para a educação de forma proveitosa e simples, no contexto educacional.
19 – Google A-Z
O Google A-Z é um Google Doc que vai crescendo conforme as pessoas adicionam ferramentas a ele. Cobre praticamente todos os recursos oferecidos pelo Google.
20 – iGoogle
No iGoogle você pode criar a sua própria homepage com os assuntos mais interessantes para os seus propósitos. Além disso é possível personalizar a página toda, organizando os seus e-mails, eventos e documentos em um mesmo local.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O perigo da exposição nas redes sociais

Qualquer um que tenha contato com jovens sabe que eles estão o tempo todo conectados à internet. Hoje, uma das cenas mais comum é ver um jovem teclando um celular conectado a uma rede social. Em questão de segundos, pronto! O garoto (a) consegue se unir a milhares de pessoas que disparam ideias e imagens de toda parte do mundo.
A internet é uma comunicação poderosa, um canal para conversar, trocar experiências, passar o tempo, conhecer pessoas e, por isso, tem sido tão frequente os casos nos quais os jovens se expõem de forma inconsequente.
Outro dia, numa escola, uma professora me contou que ficou profundamente irritada com um aluno, quando o flagrou tirando uma foto com o celular do “cofrinho do bumbum” de uma garota, sem que ela notasse. Segundo ela, a vontade foi arrancar o celular das mãos dele e lhe aplicar uma suspensão, mas apenas chamou a atenção dele mostrando que o que ele estava fazendo era errado. E você, o que faria numa situação como essa?
Eu aprendi ao longo da minha história com jovens que o enfrentamento não é a melhor opção para ele mudar de conduta, e sim o diálogo. Eu chamaria o aluno para uma conversa em particular e perguntaria por que ele estava fazendo o que fez? De acordo com a resposta, completaria as lacunas do pensamento dele com as informações que lhe falta ou que ainda não conseguiu perceber, explicando que não é porque o “cofrinho” estava aparecendo que se tornou público. Todo corpo tem um dono, e o que ele fotografou não lhe pertencia. E para fazer ele refletir sobre sua atitude, perguntaria se agora, olhando a situação de fora, e percebendo a importância do respeito, privacidade e segurança da garota:
- Você ainda acha que tinha o direito de fazer isso?
Por que o educador precisa estar atento?
Uma atitude como a deste garoto permite que você, professor, fale com a turma sobre a exposição sexual nas redes sociais. Além desse tipo de comportamento, é muito comum entre os jovens a exposição voluntária de seus corpos nas redes sociais ou para alguém em particular. É o chamado sexting, termo vindo do inglês, baseado na junção das palavras “sex” (sexo) e o sufixo “ting” (da palavra “texting”, que significa troca de mensagens eletrônicas de texto), para designar o envio de conteúdo erótico por meio eletrônico (SMS, redes sociais , e-mail, etc).
As meninas costumam ser as principais vítimas desse desejo de sedução, quando usam suas imagens sensuais ou eróticas para provocar alguém, ou como prova de amor para o namorado ou pretendente. Muitas vezes, elas não têm a consciência de que, depois que uma foto é enviada, é impossível saber onde ela vai parar. A pessoa que a recebe pode fazer o que quiser: encaminhar, copiar, postar on-line ou compartilhar com alguém.
É aí que mora o perigo!
A exposição de partes íntimas do corpo ou a difusão de imagens em situação de erotismo pode deixar o adolescente em evidência de forma negativa, tornando-o alvo de bullying ecyberbullying, o que acaba por minar toda a estrutura psicológica da vítima por conta do constrangimento, da vergonha e do medo de ver sua imagem circulando indiscriminadamente pela rede.
O que o professor pode fazer
Em casos como esse, o trabalho mais importante a ser feito não é exatamente debater sexualidade, mas, sim, falar sobre RESPEITO. Respeito a si próprio e ao outro. Uma sugestão é fazer uma roda de conversa. O professor pode usar um vídeo para iniciar o debate. Eu encontrei dois vídeos muito oportunos na internet: um para usar com adolescentes com mais de 13 anos e outro mais adequado para os mais novos.  O primeiro chama-se Pense antes de Postar e mostra como uma garota pode perder o controle sobre uma foto sensual postada nas redes sociais usando como analogia o mural da escola.
Outra opção, mais didática, é o desenho animado dos irmãos Phineas & Ferb, produzido pela Disney. No vídeo sobre segurança na internet, a simpática dupla fala  sobre as regras para meninada usar a internet maneira segura.
Mostre os vídeos para a turma e aqueça a conversa com algumas perguntas como:
  • Eles conhecem alguém que já tenha passado por uma situação parecida?
  • Quais as consequências que isso trouxe para a vítima?
  • Este fato interferiu nas relações de amizade ou num relacionamento afetivo?
  • O que eles pensam sobre a exposição de imagens íntimas nas redes sociais e na internet?
  • Se expor ou expor alguém na internet é a melhor forma de ser visto como uma pessoa interessante, legal, que conquista a admiração dos outros?
  • Que condutas os meninos admiram nas meninas e vice-versa?
Durante a conversa, reforce a importância de jamais divulgar imagens íntimas, eróticas e muito menos as pornográficas, nem mesmo para namorados (as) ou amigos (as). A grande maioria do  casos de material “amador” que cai na rede, começa com o envio de fotos para o namorado, vídeo para a noiva ou casos piores, como pessoas que divulgam –por vingança – a intimidade de seus antigos parceiros.
Diga à turma que, além da reprodução deliberada, há outras formas desses conteúdos serem espalhados pela rede: celulares perdidos ou roubados, computadores invadidos por hackers… são várias as possibilidades. Feche o trabalho pedindo que cada um conte em poucas palavras o que foi significativo nesta conversa.
Você sabe de algum aluno seu que tenha vivido uma situação semelhante? Como foi sua atuação? Você tem dúvida sobre como agir em circunstâncias como essa? Compartilhe conosco. Sua experiência é muito importante para todos nós que trabalhamos com Educação.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Como encontrar materiais digitais para trabalhar em sala de aula


Captura de tela do portal Escola Digital, iniciativa dos Institutos Natura e Inspirare que cataloga mais de 1600 objetos digitais de aprendizagem. IMAGEM: Divulgação

Na internet, há uma infinidade de conteúdos interessantes que podem ser utilizados em sala de aula. Mas com tanta coisa por aí, acaba se tornando difícil localizar o que é bacana e relacionar ao conteúdo que está sendo trabalhado com a turma.

Para resolver esse problema, na semana passada foi lançada uma plataforma chamada Escola Digital. O site, criado pelos Institutos Natura e Inspirare, catalogou mais de 1600 objetos digitais de aprendizagem, indicando o conteúdo, a disciplina e a série adequada para aplicá-los (usando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais/PCN).
Para cada objeto listado, há uma ficha com diversas informações que podem ajudar você a planejar o seu uso em sala de aula. Entre os conteúdos listados, estão jogos, apresentações multimídia, vídeos, infográficos, animações, aplicativos e simuladores. Vale a pena dar uma vasculhada no site e incluir alguns desses recursos no planejamento do ano que vem.
Até agora, como você procurava o material digital que usa em sala de aula? Como você pesquisa o assunto no Google? Compartilhe com a gente aqui nos comentários! Queremos muito saber.
A partir da semana que vem, entramos em férias. Nossos posts inéditos voltam no dia 7 de janeiro. Nesse meio tempo, acessem nossa página especial sobre as férias, que tem dezenas de dicas para aproveitar os dias de descanso online e offline! Boas festas e até 2014.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br