1. O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar.
Nesta situação, podemos dizer que o canal é:
a) o pai
b) a filha
c) fios de telefone
d) o código
e) a fala
2. Assinale a alternativa incorreta:
a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números
etc.
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando
novas mensagens.
3. Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um fracasso porque:
a) não dominava os signos
b) não dominava o código
c) não conhecia o referente
d) não conhecia o receptor
e) não conhecia a mensagem
4. Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é:
b) não dominava o código
c) não conhecia o referente
d) não conhecia o receptor
e) não conhecia a mensagem
4. Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é:
a) o código que ele utiliza
b) o canal que ele utiliza
c) quem recebe a mensagem
d) quem envia a mensagem
e) o assunto da mensagem
5. A mãe de Felipe sacode-o levemente e o chama: “FELIPE, ESTÁ NA HORA DE ACORDAR”.
O que está destacado é:
a) o emissor
b) o código
c) o canal
d) a mensagem
e) o referente
6. Podemos afirmar que Referente é:
a) quem recebe a mensagem
b) o assunto da mensagem
c) o que transmite a mensagem
d) quem envia a mensagem
e) o código usado para estabelecer comunicação
7. Observe a imagem ao lado e assinale a única alternativa que contenha apenas as afirmativas verdadeiras:
I- Este texto apresenta diversos desvios à língua culta, portanto não transmite sua mensagem.
II- O canal em que essa mensagem foi produzida não atrapalha o entendimento da mesma.
III- A mensagem é religiosa, destinada a receptores cristãos.
Estão corretas apenas:
a) I
b) II
c) III
d) I e III
e) II e III
8. De acordo com a imagem abaixo assinale V ou F nos parênteses e depois assinale a letra correta:
( ) A situação do texto é um pedido de ajuda que não foi compreendido.
( ) O emissor não entende a mensagem do receptor.
( ) O código usado nesta comunicação é a língua portuguesa.
( ) A palavra “hora” causou a confusão no diálogo.
( ) Os sinais feitos com o dedo pelo homem que está atrás do carro não transmitem sentido nesta imagem.
( ) Os sinais feitos com o dedo pelo homem que está atrás do carro são exemplos de linguagem não-verbal.
A sequência correta é:
a) VFVVFV
b) VFVVFF
c) FFVVFV
d) VFFVFV
9. Observe os elementos da comunicação:
I) Emissor: Revista Veja
II) Receptor: os leitores da publicação.
III) Canal: língua portuguesa
IV) Código: mídia impressa
V) Contexto ou referente: principal - bullying nas escolas
VI) Mensagem: Abaixo a tirania dos valentões (principal).
Está(ao) INCORRETOS:
a) I, III
b) III, IV
c) IV, VI
d) V e VI
10. Comunicação só poderá existir quando duas ou mais pessoas estiverem interagindo em torno de uma mensagem, seja ela escrita ou oral por canais, como rádio, telefone, carta, etc. Para que haja comunicação, é necessária a interação de vários elementos.
Sobre os elementos da comunicação, assinale a alternativa que corresponde ao veículo que permite a transmissão da mensagem.
a) Emissor.
b) Receptor.
c) Ruído.
d) Canal.
e) Mensagem.
Texto para as questões 11 e 12.
A parte da senzala que era habitada pelas negras solteiras, logo que o sol iluminou as grades das janelas que davam para o vale, tornou-se movimentada. Mulheres de chimangos quase brancos, os braços muito pretos de fora, falavam em voz baixa e gesticulavam nervosamente. Algumas delas mais velhas diziam palavras africanas na excitação em que estavam e não se compreendiam porque eram de diversas nações e haviam sido escolhidas já de propósito assim, para que não formassem grupos à parte, com a linguagem secreta de uma só algaravia. (Cornélio Pena, A Menina Morta) |
11. Sobre o texto, leia os itens seguintes.
I. As escravas dispunham de um código comum de palavras africanas.
II. Fora intencional o agrupamento de escravas provenientes de nações diversas.
III. A falta de uma língua comum dificultava as relações que mantinham com a administração.
Está correto o que se afirma em
a) I e II, somente.
b) I e III, somente.
c) II, somente.
d) II e III, somente.
e) todos os itens.
12. A afirmação contida no item II pode ser confirmada no trecho: “eram de diversas nações e haviam sido escolhidas já de propósito assim”. O que se afirma no item I é contraditório em relação ao que se afirma em II, e o item III está incorreto porque não se menciona no texto a dificuldade no relacionamento entre as escravas e a administração. No texto, algaravia
I. É o mesmo que um código não verbal no caso de povos iletrados.
II. Designa uma língua estranha aos membros de outro grupo.
III. É a mistura de palavras africanas com palavras da língua portuguesa.
Está correto o que se afirma em
a) I e II, somente.
b) I e III, somente.
c) II, somente.
d) II e III, somente.
e) todos os itens.
13.
O humor da imagem acima está em
a) subverter a lógica convencional ao unir objetos de universos culturais diferentes.
b) transformar a expressão idiomática (utilizada por homens) “tirar água do joelho”, que significa urinar, no seu equivalente fotográfico, tomada a expressão em seu sentido literal.
c) instaurar uma divergência entre sentido figurado e representação iconográfica.
d) apresentar uma desproporção entre o universo civilizado e o selvagem.
e) utilizar o eufemismo, ou seja, a suavização de expressões chocantes ou grosseiras.
14. Observe a tirinha abaixo e assinale a letra que contenha as afirmativas verdadeiras:
I- A comunicação é iniciada pela personagem feminina através do código da língua portuguesa falada.
II- Pode-se inferir que o personagem masculino, no segundo quadrinho, ignora a interação iniciada pela companheira, portanto não há comunicação entre eles.
III- A intenção desta tirinha é fazer uma intertextualidade com a atual situação política do nosso Brasil.
Está (ão) correta (s):
a) I apenas
b) II apenas
c) III apenas
d) I e III
e) II e III
15. Ainda sobre o texto acima, a função da linguagem predominante é a:
a) Metalinguística, pois a personagem feminina usa a língua portuguesa para explicar a má fase do seu relacionamento.
b) Fática, visto que ela tenta estabelecer um diálogo com o parceiro.
c) Expressiva, uma vez que a personagem feminina expõe o que está sentindo pela má fase do seu relacionamento.
d) Conativa, pois a personagem feminina tenta convencer o parceiro a discutir a relação.
e) Referencial, porque a personagem feminina avisa ao seu parceiro a real situação da relação deles.
16. Da imagem abaixo se pode compreender que:
a) O anúncio tem por objetivo conscientizar/persuadir o leitor a aderir a um projeto de proteger a natureza.
b) O anuncio foi criado para explorar o sentido único da expressão “filho da mãe”.
c) O objetivo principal deste texto é passar uma informação.
d) A expressão “filho da mãe” causa estranheza ao leitor e foi usada no sentido pejorativo.
e) O canal para veicular está mensagem é a revista Época e a função da linguagem predominante é a referencial.
17. Leio o texto abaixo e assinale a única alternativa correta:
LEGISLATIVO APROVA MEDIDA PROVISÓRIA QUE CONGELA SALÁRIO DOS SERVIDORES DA PARAÍBA EM 2016 A Medida Provisória 242, editada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e que dispõe sobre a suspensão dos reajustes salariais dos servidores do Estado, acabou sendo aprovada durante sessão realizada nesta terça-feira (15-03-2016), em meio a discursos acalorados entre as bancadas de situação e oposição. A matéria foi aprovada por 19 votos favoráveis contra 10 votos contrários. Votaram a favor os deputados Adriano Galdino (PSB), Anísio Maia (PT), Arthur Cunha Lima Filho (PT do B), Branco Mendes (PEN), Buba Germano (PSB), Caio Roberto (PR), Doda de Tião, Edmilson Soares (PEN), Hermano Santos, Estela Bezerra (PSB), Galego Souza, Genival Matias (PT do B), Gervasinho (PSB), Hervázio Bezerra (PSB), Inácio Falcão (PT do B), Nabor Wanderley (PMDB), Olenka Maranhão (PMDB), Tião Gomes (PSL) e Zé Paulo. Os votos contrários foram dos deputados Arnaldo Monteiro (PSC), Bruno Cunha Lima (PSDB), Camila Toscano (PSDB), Dinaldinho (PSDB), Frei Anastácio (PT), José Aldemir (PEN), Jutay Menezes (PRB), Raniery Paulino (PMDB), Renato Gadelha (PSC) e Tovar Correa Lima (PSDB). Assinada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), a matéria suspendeu os reajustes das remunerações e subsídios dos servidores ativos civis e militares da administração direta e indireta, inclusive dos proventos dos servidores inativos e pensionistas. (http://opipoco.com.br/) |
a) O texto acima é uma notícia em que o código usado para transmiti-la foi o site http://opipoco.com.br/.
b) Segundo o texto, os servidores do estado da Paraíba terão seus salários reajustados em data já marcada pelo governo.
c) A função da linguagem predominante no texto é a referencial, visto que o texto traz uma informação para o leitor.
d) Segundo o texto, a MP foi aprovada de forma unânime, isto é, sem resistência nenhuma.
e) A função da linguagem predominante no texto é a metalinguística, visto que o texto explica para o leitor os motivos da aprovação da MP 242.
18. Leia um diálogo típico das redes sociais e assinale a única alternativa correta:
k@ty@: - Kd vc? To c sds de vc! Artur: - To em kza, hj tah fmz aki. k@ty@: - Pq vc naum resp m msg? Artur: - Rlx, to d boa. Jah t lg. |
a) Essa passagem não se concretiza como texto, pois, as regras gramaticais de ortografia, acentuação, utilização da letra maiúscula etc, são totalmente deixadas de lado pelo autor do scrap.
b) Em um ponto de vista gramatical a passagem não corresponde a um texto porque ela não expressa claramente a informação que o autor (dele) quis passar.
c) Não corresponde a um texto por não apresentar coesão e coerência, além disso o texto não pode ser compreendido por causa das falhas gramaticais.
d)Trata-se de um texto verbal coerente, que se manifesta através abreviações e símbolos, os quais, na escrita, provocam estranheza, mas, lidos no seu lugar de origem, cumprem sua função comunicativa.
e) Trata-se de um texto verbal que evidencia a linguagem digital, e é considerado errado, pois o local em que foi empregada essa linguagem, o Whatsapp, não é suporte para esses desvios ao português padrão.
19. Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:
Ao sair do boteco, todo embriagado, consegue chegar em casa com muito custo. Abre a porta e vai correndo para o banheiro. Assustado, corre para o quarto e acorda a mulher: - Ô muié....Essa casa tá mal assombrada! Eu abri a porta do banheiro e a luz acendeu sozinha. Depois, fechei a porta e a luz apagou sozinha.... A mulher, pê da vida, grita: - Filho da mãe!!! Você mijou na geladeira de novo!!!! |
a) O humor do texto está na fala da mulher.
b) O canal neste texto é a porta da geladeira.
c) O código deste texto é a língua portuguesa ( no nível coloquial).
d) A função da linguagem predominante é a referencial, tendo em vista o diálogo dos dois.
e) O emissor da mensagem é a mulher do bêbado.
20. Analise a imagem abaixo e assinale a única letra correta:
a) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o código são gestos.
b) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o canal são gestos.
c) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o emissor foi demitido.
d) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o receptor não captou a mensagem correta.
e) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o emissor não captou a mensagem correta.
GABARITO OFICIAL
1C 2B 3B 4A 5D 6B 7B 8A 9B 10D 11C 12C 13B 14D 15C 16A 17C
18D 19 A / C 20D
Nenhum comentário:
Postar um comentário