terça-feira, 21 de março de 2023

NEOLOGISMO - Aprenda a identificar palavras recém criadas.

 

 APRENDA A IDENTIFICAR PALAVRAS RECÉM CRIADAS

O que significa neologismo?

Neologismo é o surgimento de uma nova palavra ou a ressignificação de uma já existente. Isso acontece porque a língua está em constante contato com a sociedade, ou seja, interage com ela.

Nesse processo evolutivo relacionado à comunicação, há a necessidade de encontrar novos termos que facilitem o entendimento do que está sendo dito. E que também se refiram a novos contextos e necessidades sociais.

Há 4 tipos de neologismos e isso vai depender muito do processo que os gerou, você vai descobrir todos eles nos próximos tópicos sobre o que significa neologismo.

Quais são os tipos de neologismo?

Há algumas formas de novas palavras ou significados surgirem e é muito importante conhecê-las na hora de entender o que significa neologismos. Então, vamos lá!

1 – O que significa neologismo fonológico?

É aquele que ocorre por intermédio do som, tanto por causa da mudança de pronúncia quanto pela necessidade de criar uma palavra para um som existente na natureza (onomatopéias). Um ótimo exemplo é a palavra “cocoricó”.

A maioria dos neologismos fonológicos devem permanecer apenas na comunicação oral, como a pronúncia “tchurma” (para turma). 

2 – O que significa neologismo sintático?

O neologismo sintático é aquele que acontece através dos processos de composição e derivação. A derivação é o surgimento de uma palavra a partir de uma já existente no idioma oficial.

Já a composição é o surgimento a partir da união de dois radicais (parte principal de duas palavras), como: plano + alto = planalto.

Agora, veja alguns exemplos:

  • Autogolpe
  • Antimíssil
  • Megaloja
  • Transcriação

3 – O que significa neologismo semântico?

É aquele ocasionado pela ressignificação da palavra, ou seja, a palavra ganha um novo significado e passa a ser usada em outro contexto. Um ótimo exemplo é a palavra “gato”. Originalmente, ela é usada para se referir a uma espécie de animal.

Mas o que acabou acontecendo? Determinada geração de jovens passaram a empregá-la como adjetivo referente a pessoas bonitas. 

É um tipo bem comum de neologismo, como você pode nos exemplos a seguir:

  • Mala (referente ao objeto e a uma pessoa chata);
  • Zebra (referente ao animal e a algo que deu errado);
  • Laranja (referente a fruta e a uma pessoa usada para mascarar algo ilícito). 

4 – O que significa neologismo por empréstimo?

O neologismo por empréstimo ocorre quando uma palavra de outro idioma é adaptada a Língua Portuguesa.

Mas é preciso ficar atento porque não quer dizer que se uma palavra estrangeira está sendo usada por brasileiros, temos um neologismo.

Isso geralmente só acontece se um novo vocábulo for criado, ainda que ele tenha como referência uma palavra de outro idioma. Surgem até alguns verbos nesse tipo de processo, como por exemplo, “deletar” é um deles.

Outro bom exemplo é “niver” pronunciado como “naiver”. A palavra não existe na Língua Inglesa, mas foi criada com uma incorporação das características fonológicas da mesma.

Qual a diferença entre neologismo por empréstimo e estrangeirismo?

Estrangeirismo é pegarmos uma palavra de outro idioma e usá-la exatamente como ela é (com mesma pronúncia, escrita e significado), mas incorporá-la ao nosso contexto. Ou seja, acabamos misturando palavras de outros idiomas com as nossas falas em português.

A maioria das vezes, o estrangeirismo não representa uma necessidade já que temos palavras correspondentes na língua materna.

Isso é muito comum no meio corporativo e entre o universo do marketing. Veja abaixo exemplos que vão te ajudar a entender o que é estrangeirismo:

  • Deadline – prazo final
  • Briefing – roteiro
  • Job – trabalho
  • Call – conversa
  • Performance – desempenho 

Já o neologismo por empréstimo cria uma palavra na língua baseada em vocábulos estrangeiros, como : hamburgueria, pizzaria, blogueiro etc.

Ele também pode utilizar palavras de outros idiomas para se referir a algo que não possua um vocábulo correspondente na língua oficial, como: laser. Mas vale lembrar que muitos teóricos consideram neologismo e estrangeirismo sinônimos, ou seja, termos que se referem a mesma coisa.
Praticando

Questão 1- (UNICAMP

Do ponto de vista da norma culta, é correto afirmar que “coisarˮ é:

a) uma palavra resultante da atribuição do sentido conotativo de um verbo qualquer ao substantivo “coisaˮ.

b) uma palavra resultante do processo de sufixação que transforma o substantivo “coisaˮ no verbo “coisarˮ.

c) uma palavra que, graças a seu sentido universal, pode ser usada em substituição a todo e qualquer verbo não lembrado.

d) uma palavra que resulta da transformação do substantivo “coisaˮ em verbo “coisarˮ, reiterando um esquecimento.

Questão 2- (Enem)

Carnavália

Repique tocou

O surdo escutou

E o meu corasamborim

Cuíca gemeu, será que era meu, quando ela passou por mim?

[…]

ANTUNES, A.; BROWN, C.; MONTE, M. Tribalistas, 2002 (fragmento).

No terceiro verso, o vocábulo “corasamborim”, que é a junção de coração + samba + tamborim, refere-se, ao mesmo tempo, a elementos que compõem uma escola de samba e à situação emocional em que se encontra o autor da mensagem, com o coração no ritmo da percussão.

Essa palavra corresponde a um(a)

a) estrangeirismo, uso de elementos linguísticos originados em outras línguas e representativos de outras culturas.

b) neologismo, criação de novos itens linguísticos, pelos mecanismos que o sistema da língua disponibiliza.

c) gíria, que compõe uma linguagem originada em determinado grupo social e que pode vir a se disseminar em uma comunidade mais ampla.

d) regionalismo, por ser palavra característica de determinada área geográfica.

e) termo técnico, dado que designa elemento de área específica de atividade.”

Gabarito comentado

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) uma palavra resultante do processo de sufixação que transforma o substantivo “coisaˮ no verbo “coisarˮ.

A palavra “coisar” nos revela como o que significa neologismo está diretamente ligado a interação de um idioma com a sociedade. Quem nunca ouviu falar nesse termo? Ele começou a ser usado no lugar de qualquer outro verbo e se popularizou rapidamente. 

Nesse caso, em específico, temos uma sufixação porque foi acrescentado um sufixo (um “r”) no final da palavra, dando a ela uma nova função: a de verbo.  Ou seja, de um substantivo surgiu uma nova classe de palavra com significado bem diferente. 

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) neologismo, criação de novos itens linguísticos, pelos mecanismos que o sistema da língua disponibiliza.

Na questão, temos um neologismo sintático, já que o autor cria uma palavra através da junção das partes principais de 3 palavras diferentes (composição). Ou seja, corasamborim

é resultado da união de coração, samba e tamborim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário