Na internet é fácil obter diversas ferramentas para interagir com outras pessoas, mas para saber quais utilizar e quando, é importante saber as diferenças. Muitas pessoas escrevem perguntando qual a diferença entre fóruns, blogs e redes, portanto decidi escrever este post para explicar isso, especialmente sobre o uso e os benefícios de cada ferramenta, em vez dos fundamentos técnicos.
Os fóruns são como misturadores sociais, onde todo mundo supostamente está no mesmo nível, na mesma situação e, simplesmente, quer discutir com os outros. Esta ferramenta de comunicação, de muitos para muitos, permite que qualquer um inicie um tópico, e que qualquer um responda, ou até mesmo, ninguém. Os integrantes, muitas vezes, estão no mesmo nível e o conteúdo em geral, é segmentado por um tópico específico, em vez de por pessoa.
O blog é como um discurso em que o orador (blogueiro) está no controle da discussão, mas muitas vezes, permite que o público (internautas visitantes do blog) faça perguntas e deixe comentários. Inicialmente o blog era feito por um autor apenas, diariamente; mas hoje, é possível encontrar blogs feito por equipes especializadas, com muitas postagens por dia. No contexto da comunicação empresarial, o blog é uma ferramenta opcional que a empresa utiliza para conversar com o mercado, bem como para participar de conversa que os internautas blogueiros podem ter sobre a empresa e os produtos.
As redes são como mesas redondas de debates em um conferência. Imagine uma grande sala de conferência com várias mesas, cada uma com a respectiva identificação e um convite para um debate. As redes permitem que seus integrantes se organizem em torno de relacionamentos ou interesses de uma determinada pessoa, ao invés de apenas debater um tópico. A rede é conectiva e permite introduzir novas pessoas para o grupo, ou conectar-se com outras redes, através de uma variedade de interesses comuns, profissionais e pessoais. As redes são ótimas ferramentas, pois permitem a integração de diferentes profissionais com o objetivo de compartilhar informação, conhecimento e interesses.
É importante conhecer os diferentes tipos de ferramentas digitais disponíveis na caixa de ferramentas da web, porque cada tipo de acessório satisfaz uma necessidade diferente. Antes de recorrer a uma determinada ferramenta, é importante que, primeiro você conheça sua comunidade, entenda a dinâmica que une essas pessoas, de onde elas são, onde querem chegar, e se possível, descubra como é que usam as tecnologias sociais e, mais importante, o que é que elas estão falando.
Para saber mais sobre ferramentas na web clique aqui.
Fonte: Owvang, J. Analista Industrial, Vale do Silício, EUA (tradução adaptada para o Blog Cultmidia por Regina Cunha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário