Com ajuda de alunos, professor cria web TV e cobre temas da cidade
O projeto de uma
escola pública de Campo Bom (RS) tornou-se referência nacional ao
reproduzir vídeos feitos pelos alunos sobre a comunidade
O uso de tecnologia dentro da sala de aula ainda é
motivo de inquietação para muitos educadores. Mas em Campo Bom,
município gaúcho a 50 quilômetros de Porto Alegre, um professor não só
criou uma web TV com a ajuda dos alunos como levou o projeto para fora
dos limites da escola. No começo de 2009, o professor de português Jorge
Cesar Barboza Coelho, 35 anos, e seus alunos lançaram o CBB WebTV,
iniciativa que mudou a realidade da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Borges de Medeiros e da cidade.
A partir de uma sondagem entre os alunos, Coelho chegou
ao diagnóstico de que a televisão, o celular e outros aparatos
tecnológicos estavam presentes na vida de mais de 90% dos estudantes.
Seguindo um dos seus princípios, de que projetos não podem partir
somente do educador, o professor convocou alunos, pais e colegas de
profissão para pensar uma forma de se apropriar da tecnologia e tornar a
dinâmica das aulas mais atraente, com a criação de um novo projeto de
ensino. "Envolvemos os estudantes em todo o processo. Primeiro
provocando, perguntando se eles achavam as aulas chatas e o que poderia
mudar, até chegar no nascimento do CBB WebTV", explica o professor.
O CBB (sigla para Clube dos Blogueiros do Borges, em
referência à instituição em que foi criado) é um núcleo de ideias em
forma de WebTV, em que alunos - em sua maioria de 10 a 15 anos -
elaboram notícias, reportagens, documentários, entrevistas, enquetes e
programas sobre o cotidiano escolar e outros interesses jovens. Além
disso, promovem coberturas ao vivo dos eventos relevantes da cidade de
Campo Bom. Em 2011, o projeto evoluiu, e a grade foi organizada em
diversos canais: o CBB News, o CBB Live, o CBB Defender (reportagens
sobre bullying) e o CBB Sports.
Projeto inspira outras escolas da cidade
Com recursos da Secretaria Municipal de Educação e
Cultura, o projeto envolve anualmente cerca de 100 alunos e hoje não se
limita apenas à Escola Borges de Medeiros. Atualmente nove instituições
da rede pública de Campo Bom participam da iniciativa. Esse sucesso do
CBB WebTV fez com que o coordenador se tornasse um dos dez ganhadores do
Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 de 2012, concedido anualmente
pela Fundação Victor Civita.
O projeto também esteve entre os vencedores da 6ª edição
do Prêmio Professores do Brasil, iniciativa do Ministério da Educação
(MEC) e, em 2011, representou o País na seletiva internacional do Prêmio
Educadores Inovadores da Microsoft, em Washington (Estados Unidos),
após vencer a etapa nacional. O trabalho do professor em frente ao
projeto foi reconhecido também pela administração municipal: Coelho foi
convidado, no começo de 2012, para trabalhar na Secretaria Municipal de
Educação e Cultura de Campo Bom.
A mudança na dinâmica da sala de aula causada pelo CBB -
que já envolveu, desde o início, cerca de 800 alunos - incentivou
outros professores a pensar em novas formas de avaliação. "São
necessários exemplos motivadores que incentivem os professores a ousar.
Hoje a maioria está envolvida no CBB e inclusive usa alguns programas
como avaliação em suas disciplinas", conta Coelho. A forma de avaliação
tradicional é alvo de críticas do coordenador do projeto. "Na escola,
não há espaço para o aluno errar. Você faz uma prova e, se se equivocar,
perde nota. E na vida não é assim. Nós erramos, é normal. Errar e
aprender com o erro. Temos que estar cientes disso no momento de avaliar
alguém e de criar dinâmicas de aprendizado", opina.
No começo do projeto, segundo o professor, alguns alunos
até buscavam participar em busca de uma compensação no boletim. Hoje,
segundo ele, todos se envolvem muito mais, "vestem a camisa em diversas
frentes", como por exemplo, campanhas de arrecadação promovidas pela
escola, que acabam sendo lideradas por integrantes do CBB. Para o
professor, a impressão é de que a cidade passou a valorizar mais a
educação e a escola depois do projeto. "Isso se deve ao fato de não
fazermos do CBB WebTV uma ação isolada. Nossa intenção é integrar cada
vez mais pessoas", diz.
Qualquer estudante pode fazer parte do CBB WebTV,
enviando matérias e trabalhos. Quando o nível de comprometimento é alto,
este aluno recebe o título de CBB Master e passa a fazer parte de uma
equipe fixa, que auxilia estudantes e educadores nas ações digitais. Um
dos CBB Master é Gabriel Tonin, aluno do 9º ano da Escola Estadual
Borges de Medeiros. Envolvido no projeto desde o princípio, o estudante
de 13 anos criou o canal que hoje se chama CBB Games.
"Fazíamos programas com jogos como Age of Empires e
íamos aprendendo sobre a Idade Média, por exemplo. Discutíamos como os
castelos eram construídos e de que maneira as armaduras dos guerreiros
medievais eram feitas", explica o estudante. Para Gabriel, a máxima
"estudar se divertindo" é o melhor do projeto.
http://noticias.terra.com.br/educacao/com-ajuda-de-alunos-professor-cria-web-tv-e-cobre-temas-da-cidade,0507286b99b4d310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
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