Como o professor pode usar as redes sociais a seu favor
http://canaldoensino.com.br/blog/como-o-professor-pode-usar-as-redes-sociais-a-seu-favor
Oi leitores!
Um dos exemplos de redes sociais existentes e mencionados por Amorim é a Edmodo,
que neste ano chegou a 12 milhões de usuários. A plataforma, repleta
dessas funcionalidades, permite que os professores acompanhem a
frequência e o desempenho dos alunos. Outra rede social com os mesmos semelhantes é a americana Teamie, disponível em inglês. Há também a brasileira Tria, com foco no ensino médio, que tem 10 mil usuários por mês trocam informações e conteúdos.
A Turma do Som é
mais um exemplo de rede social, mas esta foi criada pelo próprio
Amorim. A plataforma, que possui 25 jogos, foi desenvolvida para ajudar a
incentivar estudantes a aprenderem música em sala de aula. A ferramenta
está sendo usada em cinco escolas em Pernambuco, São Paulo e Minas
Gerais. Nela, os professores ajudam os alunos no aprendizado dos
fundamentos da teoria musical a partir de aulas separadas por quatro
blocos temáticos: som (timbre), altura, tempo e estrutura. Os conteúdos
são trabalhados por vídeos animados, com personagens no estilo dos desenhos japoneses e depois em jogos.
Amorim explica que decidiu criar a
plataforma devido à lei instituída em 2008 que determina 2012 como o
ano-limite para que todas as escolas públicas e privadas do país adaptem
seus currículos para oferecer conteúdos de educação musical no ensino
básico. Com ela, além de dar suporte ao ensino e ajudar nesse momento de
transição, o software também ajuda os professores a se capacitarem.
O desafio do uso
Segundo levantamento feito no ano passado pela Cetic.Br e
citado por Amorim no evento, 95% dos professores usam a internet para
pesquisas e 91% para enviar e-mails. Já 70% deles não apresentam
dificuldade para acessar redes sociais. Apesar do uso da web a caminho
da universalização, ressalta Amorim, o desafio é fazer com que os
professores realmente se apropriem dessas ferramentas. Um exemplo claro
disso é que 95% dos educadores disseram não usar tecnologias para
avaliar tarefas de casa. Para Amorim, as redes sociais deveriam ser
aliadas do professor para otimizar os processos educativos fora da
escola – como nos trabalhos de casa, por exemplo.
Ainda de acordo com o estudo da
Cetic.Br, 86% dos professores não usam recursos tecnológicos no apoio
individual, o que impede um ensino personalizado dos alunos “que estão
fora da curva”. Enquanto isso, 73% disseram não usar jogos educativos ou
para trabalhos em grupo.
Assista ao vídeo dessa palestra abaixo:
Fonte: Porvir
Nenhum comentário:
Postar um comentário