segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Praticando com Figuras de Sintaxe...


Praticando com Figuras de Sintaxe...

1. Leia os excertos a seguir e classifique as figuras de sintaxe destacadas em cada texto, justificando sua resposta.

a) “Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos, os modernos”. (Machado de Assis)

Trata-se de uma silepse de pessoa, pois foi estabelecida a concordância do sujeito “os modernos”, na 3ª- pessoa do plural, com o verbo temos, na 1ª- pessoa do plural.

b) “Por me deixar respirar, por me deixar existir / Deus lhe pague”. (Chico Buarque)

Trata-se de um hipérbato ou inversão, pois houve a inversão da ordem direta dos termos da oração. A ordem direta seria: “Deus lhe pague por me deixar respirar, por me deixar existir.”.

c) “E me beija com a boca de hortelã [...] E me beija com a boca de café.” (Chico Buarque)

Trata-se de uma elipse, pois houve a omissão da expressão “com gosto”, que pode ser identificada pelo contexto.

d) “Falta-lhe o solo aos pés: recua e corre, vacila e grita, luta e ensanguenta, e rola, e tomba, e se espedaça, e morre”. (Olavo Bilac)

Trata-se de um polissíndeto, pois houve a repetição da conjunção e com o intuito de enfatizar as ações que aparecem no contexto.

e) “O meu pai era paulista / Meu avô, pernambucano”. (Chico Buarque)

Trata-se de um zeugma, pois houve a omissão do verbo era, no segundo verso, que aparece no primeiro verso.

f) “Morrerás morte vil na mão de um forte”. (Gonçalves Dias)

Trata-se de um pleonasmo, pois houve a repetição da ideia da morte nos termos “Morrerás morte”, com o intuito de reforçar a ideia apresentada nos versos.

g) “Luciana, inquieta, subia à janela da cozinha, sondava os arredores, bradava com desespero, até ouvia duas notas estridentes, localizava o fugitivo, saía de casa [...]”. (Graciliano Ramos)

Trata-se de um assíndeto, pois houve a omissão de uma conjunção coordenativa entre as orações destacadas no trecho.

h) “Conheci uma criança [...] mimos e castigos pouco podiam com ele”. (Almeida Garret)

Trata-se de uma silepse de gênero, pois há uma discordância entre os gêneros do substantivo criança e o pronome ele.

2. Leia a tirinha a seguir e responda às questões propostas.

a) Na tirinha analisada, um dos personagens fala sobre o pleonasmo, uma figura de linguagem. Em que consiste essa figura de linguagem?

O pleonasmo é uma figura de sintaxe ou de construção, que consiste no uso excessivo de palavras ou de expressões na transmissão de uma ideia, ocorrendo repetição de palavras para enfatizar algo ou redundância de termos sem nenhum objetivo.

b) A que o personagem faz referência quando pergunta “Ela te enxotou com um pleonasmo?”? Explique citando o tipo de pleonasmo utilizado pela personagem.

Ele se refere à fala da mulher no primeiro quadrinho “Saia pra fora, Rex!”, um pleonasmo vicioso, em que a repetição é desnecessária e não deve ser usada em outra circunstância além da fala.

c) No último quadrinho, há a representação da linguagem conotativa ou denotativa? Justifique sua resposta.

A linguagem empregada e representada foi a linguagem denotativa, pois a frase “Levar a saia para fora!” foi empregada em seu sentido literal, ou seja, real.

3. O uso de uma figura de linguagem acontece na conotação ou na denotação? Explique sua resposta.

O uso das figuras de linguagem se dá no contexto da linguagem conotativa, pois se trata da possibilidade do uso da língua em seu sentido figurado, empregado em função de um contexto.

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