Para um professor que só foi se relacionar com a internet apenas depois
de adulto, as tecnologias digitais, tão familiares para crianças e
adolescentes, podem até parecer um universo hostil. Mas, de acordo com Luciana
Allan, diretora do Instituto Crescer para a Cidadania e especialista em
tecnologias aplicadas à educação, não há o que temer. Para ajudar a estreitar
esses laços entre professor e tecnologia, ela e sua equipe acabam de lançar o
livro digital Crescer em Rede –Um guia para promover a formação continuada de
professores para adoção de tecnologias digitais no contexto educacional,
que está disponível para download gratuito.
“Com a
adoção das tecnologias digitais dentro e fora das salas de aula, o processo de
ensino e aprendizagem vem se tornando, rapidamente, um grande desafio para uma
geração de professores que estudou e aprendeu a ensinar em uma era
pré-digital”, afirma a especialista. Segundo ela, a intenção do guia é ajudar o
professor nesse momento de transformação e compartilhar insumos para que ele
seja capaz de promover a chamada educação 3.0.
Com um
viés bastante prático, o guia visa ajudar o professor a inserir diferentes
recursos de maneira orgânica em seu dia a dia. Dividido em seis capítulos, o
livro vai discutir a importância da assimilação significativa da tecnologia
pelo professor, vai propor atividades em que ele possa desenvolver novas
abordagens do ensino e ter contato com alguns objetos digitais de aprendizagem
que podem ser ferramentas úteis nesse processo. Para Allan, mais do que
aprender a usar as ferramentas, é importante que o professor possa entender
como gerir o conhecimento – já que não é mais o “dono” dele – e a estimular
trabalhos colaborativos.
A pedido
do Porvir e para dar um gostinho do conteúdo do guia, Allan
enumerou 15 passos para que os professores adotem tecnologias
digitais como ferramentas pedagógicas na sala de aula. Confira!
1. Acredite que as tecnologias digitais podem colaborar
para promover novas práticas pedagógicas;
2. Entenda como estes recursos podem ser incorporados à
rotina escolar;
3. Conheça algumas possibilidades que fazem sentido
dentro da sua área de trabalho e se aproprie de algumas ferramentas
tecnológicas;
4. Planeje novas estratégias de ensino que tenham o
aluno no centro do processo de aprendizado e o professor como mediador da
construção do conhecimento;
5. Pense em um ensino mais personalizado e uma
avaliação que leve em consideração as necessidades de cada aluno, visto que o
conhecimento está disponível e o foco da educação não é mais a transmissão de
conteúdo, mas sim o desenvolvimento de competências e habilidades;
6. Incentive os alunos a pesquisar na internet.
Oriente-os a pesquisar fazendo uso de palavras-chave e símbolos. Além disso,
indique bibliografias e sites úteis para que desenvolvam com qualidade o
trabalho;
7. Permita que os alunos comparem informações e
discutam sobre os temas pesquisados, sinalizando a confiabilidade da
informação;.
8. Estimule os alunos a produzir seus próprios textos,
em diferentes formatos, a partir das pesquisas realizadas na internet e em
outras mídias, bem como a mencionar autores e fontes pesquisadas;
9. Motive os alunos a participar de projetos
colaborativos, inclusive com estudantes de outras escolas no Brasil e no
exterior;
10. Crie ou estimule seus alunos a criarem um espaço
virtual exclusivo para produção de trabalhos colaborativos (uma página no
Facebook, um perfil no Twitter, um blog, um disco virtual);
11. Incentive os alunos a compartilhar seus
trabalhos na internet para que qualquer pessoa possa ter acesso, contribuir e
fazer críticas;
12. Valorize o uso de diferentes recursos
tecnológicos para produção de trabalhos escolares, como vídeos, fotos,
podcasts, blogs, slides, gráficos, banco de dados, ou seja toda e qualquer
ferramenta que possa ser utilizada no dia a dia escolar ou futuramente no
mercado de trabalho;
13. Permita diferentes formas de manifestação e
expressão no desenvolvimento dos trabalhos, dando espaço à criatividade e
pró-atividade;
14. Engaje os alunos em tarefas desafiadoras, que
façam sentido para suas vidas, que proporcionem o trabalho em equipe e
administração do tempo;
15. Propicie a produção de games, estimulando o
raciocínio lógico, com o uso de softwares de programação.
http://porvir.org/wp-content/uploads/2013/10/Crescer_em_Rede_PDF.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário