domingo, 23 de novembro de 2014

O PhotoScape


Photoscape é um programa versátil para você trabalhar com imagens das mais variadas formas, incluindo as funções de vários softwares gráficos num único arquivo de aproximadamente 15 MB para baixar.

Para você ter uma noção do que o PhotoScape é capaz, saiba que ele reúne ferramentas de edição individual ou em massa, captura de tela, visualização, combinação, impressão, conversão e até criação de animações GIF, organizadas de uma maneira prática e voltada para atender todos os tipos de usuários.

Suas ferramentas são descomplicadas e ideais para trabalhos rápidos, não exigindo procedimentos complexos em nenhuma das seções do programa. Por isso, se você quer organizar suas fotos com facilidade e deixá-las prontas para imprimir ou guardar de um forma especial no computador, PhotoScape é uma opção leve e gratuita que você pode aproveitar.


Aula 01

Nesta primeira aula do curso será trabalhado o programa PhotoScape abordando:

  • Processo de Instalação
  • Visão Geral da Ferramenta
  • Técnica Básica de Ajustes com: Avivar, Contra a Luz e Brilho e Cor
Nesta aula você terá 3 vídeo aulas, basta segui-las neste atual post.

Como instalar o PhotoScape 



Visão Geral dos conceitos básicos


 



Aula Prática - 1º Técnica


  


Aula 02

sábado, 22 de novembro de 2014

Vestibulando Digital


Vestibulando Digital Redação

Neste DVD da Série Vestibulando Digital - Redação, São abordados temas OS de Composição e linguagem que Mais CAEM vestibulares NSA.  Todas as aulas São Dadas Pela professora de Português Sandra Franco, graduada em Letras e Direito, e com Experiência no Ensino de Língua Portuguesa Alunos de parágrafo Fazer o ensino médio, Curso pré-vestibular e ensino superior.

01. Tipos de Texto
02. Variantes Linguísticas
03. Narração 
04. Elementos da Narrativa 
05. Dissertação
06. Delimitação do Tema e Elaboração da Tese
07. Argumentação e Linguagem Dissertativa
08. Coesão e Coerência textuais 
09. E ambiguidade Paráfrase 
10. Figuras de Linguagem 
11. Figuras de Linguagem II 

12. Poesia e Prosa


Lista de DVDs de transferência


ou 

https://mega.co.nz/#F!Q4lljKjI!6n0ecw0rbmo5AhryR9q9Pg

https://mega.co.nz/#F!9l9S1R7T!nyuM6guFS-taaztAVwkqvg



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

INGLÊS - Jogos Educativos

Dicas de sites com jogos para trabalhar com a disciplina de  Inglês.


    Séries iniciais: Cores, números, alfabeto

2) http://www.learninggamesforkids.com/preschool_games.html
    Jogos para crianças

3) http://funschool.kaboose.com/index.html
     Séries iniciais: Cores, números, alfabeto

4) http://atividadesdeingles-neia.blogspot.com.br/
    Blog com sugestões de atividades de Inglês

5) http://www.sitiodosmiudos.pt/Ingles/
    Séries iniciais: Cores, números, alfabeto

6) http://www.knowledgeadventure.com/default.aspx
    Jogos variados

7) http://www.starfall.com/
    Séries iniciais: Cores, números, alfabeto

8)  http://www.manythings.org/e/easy.html
-->

Descrição Web Site: Este site é para pessoas que estudam Inglês como Segunda Língua (ESL) ou Inglês como Língua Estrangeira (EFL).  quizzes, jogos de palavras, quebra-cabeças de palavras, provérbios, expressões gírias, anagramas, um gerador de frase aleatória e outras actividades de aprendizagem assistida computador de linguagem. Mesmo que o foco principal é para ESLfalantes nativos de inglês também pode encontrar algumas coisas interessantes neste site. Este site não é comercial e não tem publicidade. TESL / TEFL professores pode querer recomendar este site para os seus alunos.

Matemática para criança: Brincar e Aprender Matemática com os recursos do site para crianças e seus professores.

Um bateria de atividades com nomes de animais, intercalando com quebra-cabeça. Apropriado para séries iniciais.
 Aprenda como se escreve os números em inglês e ainda por cima treine sua matemática brincando neste jogo de aprender. Sua missão é responder as contas corretamente para que a tartaruga ande rápido e vença as corridas.

domingo, 16 de novembro de 2014

Sequências Didáticas – 6º a 9º Ano – Língua Portuguesa

Encontrei este material incrível, contém sequências didáticas de 10 gêneros para 6º ao 9º ano: Conto, Fábula, História em Quadrinhos, Tirinha, Reportagem, Notícia, Crônica, Artigo de Opinião, Poema, Piada. As questões foram elaboradas privilegiando os descritores da Matriz de Referência do 9º ano do SIMAVE.


Livros digitais nas Escolas


Em algumas escolas particulares os livros digitais já são uma realidade. E, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estimasse que em 2017 os livros das escolas públicas brasileiras tenham também versão digital.
Vejo, claramente, algumas primeiras  vantagens do livro digital para alunos e professores: conteúdos interativos, menos peso  nas mochilas dos alunos, as atualizações dos conteúdos podem ser feitas de maneira mais rápida. Existem tantas outras vantagens e, claro, alguns desafios a serem enfrentados para que possamos nos  adaptar a esta nova realidade. A adaptação deste novo recurso passa por todo sujeito envolvido no processo de educação. Desse modo, há brigas de gerações, armadilhas de marketing educacional e outras questões.
O site da Revista ÉPOCA fez um infográfico com  “A nova história do velho livro” que nos sintetiza a atual situação do livro digital no Brasil:

livros-digitais-revista-epoca

Como são produzidos os livros digitais:

colofao
A fim de desmistificar a produção dos livros digitais e acabar com a ideia de que existe um botão mágico, o site Colofão surgiu com o objetivo de mostrar a rotina produtiva dos livros digitais dentro das editoras, além de ser um espaço para debater este novo tipo de mídia.
No texto publicado em 19 de março, Joana De Conti ( trabalha atualmente no departamento de livros digitais daeditora Rocco) conta como ela participa do processo de produção do livro digital e aponta alguns programas utilizados:

“As dúvidas sobre o processo de produção do livro digital são das mais variadas. Perpassam questões pertinentes – que me fazem pensar sobre meu ofício e sobre como as pessoas entendem a introdução de novas tecnologias em seus hábitos, acelerando mudanças sociais como um todo – e, também, pelo senso comum, no qual o processo consiste em apertar um botão que transformaria magicamente um texto em um livro digital.
Ou seja, de acordo com o “imaginário coletivo” sobre a produção de livros digitais, eu chego na editora pela manhã, abro o arquivo de um livro que está revisado, diagramado e pronto para ir à gráfica e clico em “salvar como”. Pronto!, o resultado desse rápido processo é o livro digital. Conversando com outros companheiros de ofício, sempre brincamos com a ideia de um botão mágico que converte todos os formatos, produz e-books instantaneamente e nos transforma em meros apertadores de botões, tal como Charles Chaplin em “Tempos Modernos”.
Felizmente – pelo menos para mim, que gosto imensamente do meu trabalho – não existem botões mágicos, e os tempos de produção fordista já passaram há algumas décadas. Eu chego na editora pela manhã e, sim, abro o livro que já está revisado, diagramado e pronto para ir à gráfica.”


Fonte: http://corujasdigitais.com.br/

sábado, 15 de novembro de 2014

Sites educativos sobre sustentabilidade, meio ambiente e reciclagem


São muitas ideias.... uma pena que o tempo é pouco.
Uma boa atividade é dividir a sala em grupo e preparar apresentações sobre: Coleta seletiva, 3R´s, Importância dos 3R´s, Reciclagem na escola.
Estes arquivos podem ser apresentados para toda a escola. 
Outra estratégia é utilizar o excel para criar gráficos:
Quantidade de alunos que sabem o que é reciclagem;
Quantidade de alunos que realizam a reciclagem na escola;
Quantidade de alunos que realizam a reciclagem em casa;
Tipo de lixos que produzem em casa; Quantidade de lixo que estão descartando de forma incorreta. 

Alguns jogos sobre Meio ambiente:
 1- 2º e 3º ano: Aconselho o professor jogar antecipadamente, pois algumas falas do personagem aparecem muito rápidas e talvez o aluno não consiga ler a tempo.
Trata-se de um morador "relaxado" que está precisando de umas ajudinhas para tornar sua casa ecológica.
http://data.jogosonlinegratis.uol.com.br/wp-content/uploads/2011/06/jogo-sustentarw.swf
 
2- Site do Ministério de Minas e Energia. Muito bom também!
Cartilha Energia e o consumo consciente
Converse com o Robô Ed. Sugiro elaborar as perguntas antecipadamente e explorar o site utilizando o Datashow, pois os alunos podem fugir do assunto ao explorarem individualmente.
 
3- O site do Iguinho é muito bom. Tem vários jogos interessantes e divertidos.
@http://iguinho.ig.com.br/jogo-reciclagem.html
@http://iguinho.ig.com.br/teste-natureza.html
@http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/trivia_superv.html.
@http://www2.uol.com.br/ecokids/
 @http://www.clubinhosabesp.com.br/
@http://web.educom.pt/~pr1305/ambiente_jogos.htm

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Obra poética de Fernando Pessoa

O portal Domínio Público disponibiliza para download a poesia completa de Fernando Pessoa. O acervo contempla toda a obra conhecida do poeta português. Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, em junho de 1888, e morreu em novembro de 1935, na mesma cidade. É considerado, ao lado de Luís de Camões, o maior poeta da língua portuguesa e um dos maiores da literatura universal. Poemas mais conhecidos foramassinados pelos heterônimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro, além de um semi-heterônimo, Bernardo Soares, que seria o próprio Pessoa, um ajudante de guarda-livros da cidade de Lisboa e autor do “Livro do Desassossego”, uma das obras fundadoras da ficção portuguesa no século 20. 

Confira! 
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=Fernando%20Pessoa&co_categoria=2&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=DS_TITULO&ordem=null



Gramática Prática da Língua Inglesa

Gramática Prática da Língua Inglesa - Nelson Ttorres.
Pra baixar, usar e abusar na construção do conhecimento!



https://drive.google.com/file/d/0B4au-CQMqV-0ZHZfb3EyYVhZTGM/edit

Atividade "Jesus is born"


Atividade "Jesus is born"









segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O blog como recurso colaborativo para a sala de aula



blog-como-recurso-colaborativoNo vídeo abaixo (O blog como recurso colaborativo para a sala de aula), a professora Sonia Bertocchi explica como iniciou o uso de blogs em sala de aula. Após os primeiros passos, através das ideias dos próprios alunos, ela considerou que era necessário ter um projeto para que o blog realmente funcionasse como recurso pedagógico. Ou seja, era preciso de outras ideias além de “vamos montar um blog porque está na moda”, afinal, montar um blog é simples, e as dificuldade aparecem a partir da seleção que precisamos fazer sobre as informações que serão colocadas lá. Como professor, é importante:


1. Conhecer as características de um blog (como inserir imagens, programar posts, etc)
2. Saber quais conteúdos serão postados no blog (textos próprios, de livros, de pesquisas, dos alunos, etc)3. Como será a interatividade do blog com os alunos e terceiros (redes sociais, comentários, etc)
Outro fator importante é a intencionalidade pedagógica, ou seja, o professor precisa ter um planejamento, assim como ele está habituado a fazer em suas aulas tradicionais. Então, o principal fator para o uso do blog em sala de aula é: “pensar sobre as aprendizagens que o uso do blog pode proporcionar”. E, conforme as palavras da professora Sonia Bertocchi:

“Quando o professor decide usar a tecnologia em
sua prática, ele encontra uma solução”






A pesquisa “Estatísticas de audiência dos Blogs no Brasil”, realizada em 2012, pelas empresas Boo-Box e Navegg, mostrou que temos 80 milhões de usuários de blogs no Brasil, sendo que 43% possuem Ensino Superior, 36% possuem Ensino Médio e 21% Ensino Básico, com faixa etária de 50% entre 18 e 24 anos, 20% entre 25 e 34 anos.

Mas e o que são blogs? Martha Gabriel define como:

“São sites em formato de diário que normalmente apresentam entradas de textos regulares chamadas de “posts”. A palavra “blog” é uma contração dos termos weblog (web + log), em que “log” significa registrar de forma cronológica os processos de um sistema. Assim, os blogs têm conteúdos cronológicos, que funcionam como registros pessoais ou um diário. Blog normalmente são mantidos por um indivíduo (ou um grupo pequeno de pessoas), podendo ser pessoal ou pertencer a uma empresa (GABRIEL, 2010, p. 123).”
?O blog é considerado uma página digital e equivale a um jornal ou diário. Para atualização prática dessas páginas existem os gerenciadores de conteúdo online, como o Blogger e WordPress, que são fáceis de utilizar e não precisam de conhecimento em programação. E uma das principais vantagens é que é uma ferramenta digital que suporta conteúdo multimídia como fotos, vídeos, áudio e imagens.
Para quem quiser ir além do que a plataforma gratuita oferece, é possível registrar o domínio (nome do blog), migrar para um servidor pago, e assim conseguir mais espaço e autonomia sobre a página digital, como a possibilidade de criar um layout personalizado.
O blog é um excelente canal de conteúdo e a partir dele pode-se criar uma rede de relacionamento com o público-alvo que se deseja atingir, compartilhando conhecimento e experiências.
Em breve volto com dicas de como utilizar o blog na sala de aula.

7 dicas: o que você quer mesmo que seus alunos façam com tecnologia?




domingo, 9 de novembro de 2014

Interpretação de texto - ENEM

Os exercícios sobre interpretação de texto ajudarão você a fazer uma correta análise dos quadrinhos da personagem Mafalda, do cartunista Quino.


Mafalda é uma garotinha de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os adultos
Mafalda é uma garotinha de seis anos que sempre lança perguntas desconcertantes para os adultos
QUINO, J. L Mafalda. Tradução de Mônica S. M. da Silva, São
Paulo: Martins Fontes, 1988.
O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda:
a) revelou desinteresse na leitura do dicionário.
b) tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.
c) causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.
d) queria consultar o dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.
e) demonstrou que a leitura do dicionário o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua
filha.

Mafalda foi criada no ano de 1962 pelo cartunista argentino Quino. Suas opiniões ácidas e irônicas é sua principal característica
Mafalda foi criada no ano de 1962 pelo cartunista argentino Quino. Suas opiniões ácidas e irônicas é sua principal característica
Assinale a alternativa que melhor expresse o efeito de humor contido na tirinha:
a) O discurso feminista de Susanita é responsável pelo efeito de humor, já que o tema é tratado de forma irônica, denotando certo machismo por parte do autor da tirinha.
b) Mafalda opõe-se ao discurso da amiga Susanita e, através de suas feições em todos os quadrinhos, percebe-se nitidamente seu descontentamento.
c) A linguagem verbal não contribui para o melhor entendimento da tirinha, pois todo efeito de humor está contido na linguagem não verbal através da expressão exibida por Mafalda no último quadrinho.
d) Susanita apresenta um discurso de acordo com as teorias feministas que pregam a libertação das práticas tradicionalmente atribuídas à mulher. Contudo, no último quadrinho, a personagem defende o uso de uma tecnologia que apenas reforça os padrões tradicionais.

As tirinhas de Mafalda são frequentemente utilizadas em provas de concursos e vestibulares
As tirinhas de Mafalda são frequentemente utilizadas em provas de concursos e vestibulares
A conversa entre Mafalda e seus amigos...
a) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam divergir.
b) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
c) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
d) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
e) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.

Mafalda, apesar de ser uma criança, já apresenta certo entendimento sobre as principais questões que afligem a sociedade
Mafalda, apesar de ser uma criança, já apresenta certo entendimento sobre as principais questões que afligem a sociedade
Sobre os efeitos de humor da tirinha, pode-se afirmar, exceto:
a) Mafalda emprega o mesmo valor semântico para o vocábulo “indicador” no primeiro e no último quadrinho.
b) Mafalda não sabe a importância do dedo indicador.
c) A expressão “dedo indicador” é utilizada de maneira metafórica pelo autor da tirinha.
d) Mafalda ainda não sabe exatamente o significado da expressão “indicador de desemprego”
e) Apesar de ser uma criança, Mafalda já percebe as injustas relações de trabalho estabelecidas entre patrões e operários.



Gabarito
  • Resposta Questão 1
    Alternativa “d”. Mafalda é uma garotinha de apenas seis anos que está sendo alfabetizada, portanto, não sabe que o livro sobre o qual ela se refere é um dicionário e que o pai queria apenas fazer uma consulta rápida sobre o significado de um vocábulo.
  • Resposta Questão 2
    Alternativa “d”. Há uma quebra de expectativa, o que ocasionou o efeito de humor da tirinha. Susanita apresentou, até o terceiro quadrinho, um discurso condizente com as teorias feministas em voga nos anos 70, mas no último quadrinho ela demonstrou ter um conhecimento limitado sobre o assunto, elogiando o uso de uma tecnologia, a máquina de tricô, que apenas reforça os padrões tradicionais do comportamento feminino.
  • Resposta Questão 3
  • Alternativa “a”. No primeiro quadrinho, a opinião dos dois meninos parecia convergir, ambos acreditavam que a humanidade iria para frente. Contudo, nos quadrinhos seguintes, não houve o consenso entre eles sobre a direção correta, denotando que alguns conceitos são subjetivos e nem sempre apresentam a mesma significação para todas as pessoas e esse seria o fator responsável pela dificuldade da humanidade de caminhar para frente.
  • Resposta Questão 4
    Alternativa “b”. Mafalda, apesar de ser uma criança, já percebe as injustas relações de trabalho entre patrões e operários e faz uma analogia interessante entre o uso do dedo indicador, que metaforicamente é símbolo de autoritarismo, e um elemento da análise da situação econômica de um país, o indicador de desemprego.