Palavra Cruzada
A utilização das palavras cruzadas em sala de aula tem por
finalidade desenvolver entre outras habilidades a de estimular a memória. Ao
fazer uso da palavra cruzada, não devemos nos preocupar com uma idade
apropriada para se fazer o exercício. Pode ser usado desde a educação infantil,
pois o uso dessa ferramenta pedagógica enriquece o vocabulário dos educandos,
além de auxiliar na compreensão das várias disciplinas. A utilização de
palavras cruzadas é feita em todas as disciplinas, inclusive em matemática. A
criança consegue reconhecer os erros sozinho, pois quando sobra alguma abertura
no exercício ela sabe que falta alguma coisa na escrita correta.
As palavras cruzadas, jogo de adivinhar palavras e cruzá-las em
sentido horizontal e vertical, tiveram origem no Antigo Egito e foram
publicadas no Brasil, em 1925 pela primeira vez, no jornal carioca “A
Noite”.
Esse
exercício é uma forma de entretenimento para algumas pessoas, porém ao serem
usadas as palavras cruzadas estimulam o raciocínio. O recurso de se usar esse
suporte pedagógico em sala de aula de modo lúdico, colabora para desenvolver
nos estudantes escrever e compreender o sentido das palavras e sua ortografia.
A
palavra cruzada tem vários subsídios importantes que colaboram no
desenvolvimento do pensamento e da linguagem, além da ortografia e questões
semânticas. O uso desse jogo nas escolas, também favorece e provoca o estímulo
cognitivo, assim como, auxilia na compreensão e coordenação e na aprendizagem
do significado das palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário