Texto 01
Bilhete ao
futuro
Bela ideia essa de Cristóvam Buarque, ex-reitor da Universidade de
Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às pessoas do nosso país que
escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a intenção de recolher, no
final dos anos 80, no século passado, uma série de mensagens que seriam abertas
em 2089, nas quais os brasileiros expressariam suas esperanças e perplexidades
diante do tumultuado presente do fabuloso futuro.
Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos colocou de frente ao
século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a sair da hipocondria
político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício de vida. O que
projetar para amanhã? (...)
Affonso Romano de Sant’Anna
1) Os
dois parágrafos acima fazem parte do texto cujo autor é Affonso Sant’Anna. Esse
tipo de produção textual é chamado de crônica, porque:
a) defende um tema.
b) tenta ludibriar o leitor.
c) faz o registro do dia-a-dia.
d) conta uma história antiga.
e) exalta as belezas do país amado.
2) O acontecimento que originou esse texto está relacionado:
a) à promoção do reitor da Universidade de Brasília.
b) à realização do reitor como mestre da Universidade de Brasília.
c) ao pedido feito pelo reitor da Universidade às pessoas de Brasília.
d) à liquidação dos problemas do século XX.
e) ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de Brasília aos brasileiros.
3) Segundo o cronista, o bilhete ao futuro:
a) incitaria as pessoas a “sair da hipocondria político-social”.
b) incitaria as pessoas à revolta social e política no presente e no futuro.
c) incitaria as pessoas a liquidarem de vez com as ideias do século XX e do século XXI.
d) incitaria as pessoas a escreverem mensagens de desilusão.
e) incitaria as pessoas a se comunicarem por bilhetes, algo incomum nos dias atuais.
4) Segundo o cronista:
a) futuro jamais deverá ser pensado pelos hipocondríacos político-sociais.
b) o amanhã é algo imprevisível; sempre haverá momentos tumultuados.
c) o estímulo à fuga da hipocondria político-social seria a oportunidade que a redação do bilhete oferece.
d) o povo não queria se comprometer com as políticas sociais da década.
e) a população tinha muita dificuldade para redigir o bilhete do futuro.
5) A frase que exprime a conclusão do cronista sobre o significado de escrever um bilhete ao futuro é:
a) “O futuro e o presente só interessam ao passado.”
b) “O passado é importante e, no futuro, seja o que Deus quiser.”
c) “O presente é hoje e não é necessário preocupação com o futuro.”
d) “Pensar o futuro é um exercício de vida.”
e) “O futuro, a gente deixa para pensar amanhã.”
6) As mensagens que as pessoas enviariam ao futuro são representadas, no texto, pelas palavras:
a) belezas e possibilidades
b) esperanças e perplexidades
c) angústias e esperanças
d) realizações e lembranças
e) frustrações e melancolias
7) O tratamento adequado para se referir ao reitor de uma Universidade é:
a) Ilustríssimo Senhor
b) Vossa Magnificência
c) Excelentíssimo Senhor
d) Vossa Senhoria
e) Vossa Excelência
8) As duas vírgulas que aparecem na primeira frase foram empregadas para expressar uma:
a) explicação
b) contrariedade
c) adversidade
d) enumeração
e) oposição
9) Um ser humano que sofra de hipocondria, segundo o texto, e considerando o sentido conotativo, é assim conhecido por:
a) apresentar obesidade descontrolada
b) possuir seríssimos problemas de saúde
c) ser extremamente romântico
d) isolar-se socialmente
e) ser dependente de medicamentos
10) O pronome ela, destacado no texto, relaciona-se à palavra:
a) mensagem
b) hipocondria
c) esperança
d) intenção
e) ideia
a) defende um tema.
b) tenta ludibriar o leitor.
c) faz o registro do dia-a-dia.
d) conta uma história antiga.
e) exalta as belezas do país amado.
2) O acontecimento que originou esse texto está relacionado:
a) à promoção do reitor da Universidade de Brasília.
b) à realização do reitor como mestre da Universidade de Brasília.
c) ao pedido feito pelo reitor da Universidade às pessoas de Brasília.
d) à liquidação dos problemas do século XX.
e) ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de Brasília aos brasileiros.
3) Segundo o cronista, o bilhete ao futuro:
a) incitaria as pessoas a “sair da hipocondria político-social”.
b) incitaria as pessoas à revolta social e política no presente e no futuro.
c) incitaria as pessoas a liquidarem de vez com as ideias do século XX e do século XXI.
d) incitaria as pessoas a escreverem mensagens de desilusão.
e) incitaria as pessoas a se comunicarem por bilhetes, algo incomum nos dias atuais.
4) Segundo o cronista:
a) futuro jamais deverá ser pensado pelos hipocondríacos político-sociais.
b) o amanhã é algo imprevisível; sempre haverá momentos tumultuados.
c) o estímulo à fuga da hipocondria político-social seria a oportunidade que a redação do bilhete oferece.
d) o povo não queria se comprometer com as políticas sociais da década.
e) a população tinha muita dificuldade para redigir o bilhete do futuro.
5) A frase que exprime a conclusão do cronista sobre o significado de escrever um bilhete ao futuro é:
a) “O futuro e o presente só interessam ao passado.”
b) “O passado é importante e, no futuro, seja o que Deus quiser.”
c) “O presente é hoje e não é necessário preocupação com o futuro.”
d) “Pensar o futuro é um exercício de vida.”
e) “O futuro, a gente deixa para pensar amanhã.”
6) As mensagens que as pessoas enviariam ao futuro são representadas, no texto, pelas palavras:
a) belezas e possibilidades
b) esperanças e perplexidades
c) angústias e esperanças
d) realizações e lembranças
e) frustrações e melancolias
7) O tratamento adequado para se referir ao reitor de uma Universidade é:
a) Ilustríssimo Senhor
b) Vossa Magnificência
c) Excelentíssimo Senhor
d) Vossa Senhoria
e) Vossa Excelência
8) As duas vírgulas que aparecem na primeira frase foram empregadas para expressar uma:
a) explicação
b) contrariedade
c) adversidade
d) enumeração
e) oposição
9) Um ser humano que sofra de hipocondria, segundo o texto, e considerando o sentido conotativo, é assim conhecido por:
a) apresentar obesidade descontrolada
b) possuir seríssimos problemas de saúde
c) ser extremamente romântico
d) isolar-se socialmente
e) ser dependente de medicamentos
10) O pronome ela, destacado no texto, relaciona-se à palavra:
a) mensagem
b) hipocondria
c) esperança
d) intenção
e) ideia
Respostas:
1-
c, 2- e, 3- a, 4- c, 5- d, 6- b, 7- b, 8- a, 9- d, 10- e
Texto 02
A etiqueta nas redes sociais
Ryana Gonçalves
Ultimamente, temos passado mais tempo no convívio
social cibernético do que no convívio social pessoal. Aqui adivinhamos emoções,
não há toque, não há olhares silenciosos cheios de significados, não há
presença, não há corpo. Há apenas o teclado, o mouse, a tela, o curtir, o
compartilhar, o tweetar, retweetar, participar, excluir, bloquear, responder,
perguntar.
Apesar de serem espaços sociais diferentes,
igualmente vale a etiqueta que aprendemos em casa antes de sair para o mundo.
Todos têm suas manias, receios, ideias, caráter,
costumes e essa coisa toda, mas todos devem ser, acima de
tudo, RESPEITADOS. Assim como tem aquele cara que nunca posta nada, existe
a menina que se expõe demais. Pra ela, pode não ser exagero, mas pros outros
sim. Vale o mesmo para caso inverso, existem pessoas sem noção de ambos os
sexos, ignorem as estatísticas. Não tem essa de mulher trai menos, homem é mais
cafajeste. Aqui é todo mundo igual. Junta a quantidade de gente sem noção, de
puritanos, de revolucionários, revoltados, ignorantes e ignorados. Cada um tem
algo a dizer, sempre.
Na realidade, o chato começa quando um começa a
reclamar de tal coisa, daí aparece o fulano reclamando do que o ciclano tá
reclamando, e aí um monte de gente começa a reclamar dos dois que estão
reclamando, e uns começam a reclamar dos outros, e daí já aparecem outros status
reclamando... e eu estou reclamando dessa gente que como eu só reclama e não
faz nada.
Vamos trocar ideias? Porque reclamar não acrescenta
em nada, só desabafa e daqui a pouco o vazio do desabafo vira mais reclamação,
chateação e falta do que fazer.
Mas daí aparece um ser reclamando daquele que posta
algo produtivo, que reclama daquele que não posta algo produtivo, segue
reclamando, e assim por diante.
Ah, a etiqueta das redes sociais! Que coisa
complicada de se entender. Quanto mais a gente tenta colaborar, parece que mais
piora. Pedir perguntas no Ask não significa se expor totalmente, compartilhar
no Facebook não significa que concorda plena e totalmente com o que está
escrito (todos têm o direito de achar legal, simplesmente), curtir não significa
"dar em cima" e assim por diante. Temos que entender que assim como
temos nossas preferências quanto à comida, e manias quanto as nossas coisas,
também tem pessoas com suas particularidades, e ter uma rede social não
significa mostrar sua intimidade para o mundo. Ninguém é obrigado a nada.
E sabe o que é uma boa etiqueta, um comportamento
muito refinado? Educação. Sim, aprecia-se a boa educação, o respeito, a
igualdade. Isso faz falta. Assim como faz falta um bom diálogo frente-a-frente
e sair pra dar uma pedalada num dia de sol pra entorpecer o corpo de vitamina
D. Pense nisso!
Disponível em: http://thefirstimpressionsofme.blogspot.com.br/
1) O
texto classifica-se em:
( )
narrativo
( )
argumentativo
( )
informativo
( )
descritivo
2) A
autora usa a expressão de lugar “aqui” para fazer referência a quê?
3) No
primeiro parágrafo, separe os elementos e ações que são distinguidas para cada
ambiente social.
4) Por
que a palavra "respeitados" foi escrita de forma diferente?
5) Qual
é o problema apresentado no texto?
6) O
que a autora propõe como forma de amenizar esse problema?
7) Apesar
da argumentação se desenvolver acerca das redes sociais, no fim do texto a
autora revela sua opinião sobre a importância de nos desprendermos do mundo
virtual. O que ela sugere?
8) Elabore
um comentário sobre o conteúdo. Lembre-se de que o gênero textual comentário serve
para expormos uma curta análise de um determinado assunto, permitindo que
manifestemos a nossa opinião, concordando ou discordando.
9) Você
já se sentiu incomodado ao ler algo desagradável nas redes sociais? Ou já
postou algo e depois se arrependeu?
10) Observe
a charge. Escreva de que forma é possível relacioná-la ao tema do texto.
Respostas:
1) (x) argumentativo
2) Ela se refere ao convívio social cibernético.
3) Ambiente social cibernético, virtual: “teclado, mouse, tela, o
curtir, o compartilhar, o tweetar, retweetar, participar, excluir, bloquear,
responder, perguntar.”
Ambiente social físico, real: “toque, olhares silenciosos cheios de
significados, presença, corpo.”
4) Para destacar o que a autora considera importante, mostrando a
relação entre esta palavra e o tema “etiqueta”, “educação”.
5) A falta de educação e de bom-senso por parte de algumas pessoas
na convivência pela Internet, sobretudo em sites de relacionamento.
6) Entender que todos têm suas diferenças, agir com educação e
respeito.
7) A autora sugere “um bom diálogo frente-a-frente, sair pra dar
uma pedalada num dia de sol pra entorpecer o corpo de vitamina D”, ou seja, não
ficar preso às redes sociais.
8) Resposta pessoal.
9) Resposta pessoal.
10) Resposta possível: A charge se relaciona com o texto à medida
que mostra o quanto algumas pessoas expõem sua vida nos sites de
relacionamento. Sem ponderar, exibem todo o tipo de conteúdo, que é instantaneamente
visualizado, compartilhado, podendo se estender até aos desconhecidos.
Texto 03
Telegrama
Carlos Drummond de Andrade
Emoção na
cidade.
Chegou
telegrama para Chico Brito.
Que notícia
ruim,
que morte
ou pesadelo
avança para
Chico Brito no papel dobrado?
Nunca ninguém
recebe telegrama
que não
seja de má sorte.
Para isso
foi inventado.
Lá vem o
estafeta com rosto de Parca
trazendo na
mão a dor de Chico Brito.
Não sopra a
ninguém.
Compete a
Chico
descolar as
dobras
de seu
infortúnio.
Telegrama
telegrama telegrama.
Em frente à
casa de Chico Brito o voejar múrmure
de negras
hipóteses confabuladas.
O estafeta
bate à porta.
Aparece
Chico, varado de sofrimento prévio.
Não lê
imediatamente.
Carece de
um copo de água
e de uma
cadeira.
Pálido,
crava os olhos
nas letras
mortais:
Queira
aceitar efusivos cumprimentos passagem data natalícia espero merecer valioso
apoio distinto correligionário minha reeleição deputado federal quinto distrito
cordial abraço.
Atanágoras
Falcão.
1) No
verso “que morte ou pesadelo”, o que a palavra destacada sugere?
2) O
que é um estafeta?
3) Parca,
de acordo com a mitologia, é uma das deusas que fiava, dobrava e cortava o fio
da vida. Sabendo disso, o que o eu-lírico quis comunicar no verso “Lá vem o
estafeta com rosto de Parca”?
4) Explica
o significado das expressões: voejar múrmure, negras hipóteses, sofrimento
prévioe carece.
5) Explica
a diferença entre dia natalício e dia natalino.
6) Há
“emoção na cidade”. Por quê?
7) Quem
estava confabulando em frente à casa de Chico Brito?
8) Que
expressão o poeta usa na 1ª estrofe para se referir ao telegrama?
9) O
estafeta mantém sigilo. Que frase informa isso?
10) Na
4ª estrofe, ocorreu a repetição de uma mesma palavra. O que o poeta quis
sugerir?
11) No
verso “O estafeta bate à porta”, há a repetição de uma mesma consoante. Qual é?
O que o poeta pretende com isso?
12) Quem
era Atanágoras Falcão?
13) Qual
era o objetivo da mensagem enviada no telegrama a Chico Brito?
Respostas:
1) Algo ruim.
2) Carteiro.
3) O eu-lírico quis dar a entender que a notícia trazida pelo
estafeta poderia lhe causar a morte, pois uma mensagem trazida às pressas
geralmente não é boa.
4) Murmúrios e cochichos, suposições de algo ruim, sofrimento
antecipado, precisa.
5) Dia natalício se refere ao dia de nascimento e dia natalino, ao
dia de Natal.
6) Há emoção na cidade pela chegada de um telegrama com uma notícia
inusitada que desperta a curiosidade das pessoas.
7) Os vizinhos.
8) Usa a expressão “papel dobrado”.
9) O verso “Não sopra a ninguém”, 3ª estrofe.
10) A repetição mostra o anúncio entre as pessoas da vizinhança que
viram o estafeta chegar, alarmando umas às outras.
11) Além de dar sonoridade ao poema, ele destaca a letra T,
reforçando o título e o objeto que serviu de tema para o texto (Telegrama).
12) Era o remetente do telegrama, um candidato a deputado federal.
13) Parabenizar Chico Brito pela passagem do aniversário e
aproveitar para fazer campanha política.
Texto 04
O açúcar
Ferreira
Gullar
O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por
milagre.
Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça,
água na pele,
flor que se dissolve na boca.
Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio
da mercearia da esquina
e tampouco o fez o Oliveira,
dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há
hospital nem escola,
homens que não sabem ler e morrem
aos vinte e sete anos
plantaram e colheram a cana
que viria a ser o açúcar.
Em usinas escuras, homens de vida
amarga e dura
produziram este açúcar branco e puro
com que adoço meu café esta manha em
Ipanema.
1) Assinale
os sinônimos do verbo dissolver no verso: “flor que se dissolve na
boca”:
( )
se desmancha
( )
se esparrama
( )
se acaba
( )
se dilui
2) Marque
a alternativa em que a palavra amarga possui o mesmo significado do
texto:
( )
Aquela sobremesa estava amarga.
( )
Vivia de mau humor; era uma pessoa muito amarga.
( )
Passamos por uma fase muito amarga, mas agora estamos bem.
3) Marque
a alternativa em que a palavra dura possui o mesmo significado do
texto:
( )
Realizamos uma dura tarefa.
( )
O móvel era feito de madeira muito dura.
( )
O seu jeito duro afasta as pessoas.
4) Reescreva
a frase “homens de vida amarga e dura produziram este
açúcar”, substituindo as palavras destacadas por um sinônimo.
5) A
que tipo de açúcar o eu-lírico está se referindo?
( )
ao açúcar mascavo
( )
ao açúcar refinado
( )
a qualquer tipo de açúcar
6) A
que elementos o açúcar é comparado?
7) Descreva
o retrospecto que é feito sobre o açúcar.
8) Na
última estrofe, o que se opõe à doçura do açúcar?
9) Por
que os homens que trabalham nas usinas fabricando o açúcar têm a vida amarga?
10) Escreva
com as suas palavras a mensagem que o poeta deseja transmitir.
Respostas:
1) (x) se desmancha, (x) se dilui
Respostas:
1) (x) se desmancha, (x) se dilui
2) (x)
Passamos por uma fase muito amarga, mas agora estamos bem.
3) (x)
Realizamos uma dura tarefa.
4) “homens
de vida difícil e árdua produziram este açúcar”
5) (x)
ao açúcar refinado
6) É
comparado ao beijo de moça, água na pele, flor que se dissolve na boca.
7) Mesa
do consumidor – Mercearia – Usina – Canaviais.
8) A
vida amarga dos homens que trabalham nos canaviais.
9) Porque
vivem em lugares distantes, onde não há hospital nem escola. Não sabem ler,
morrem cedo.
10) Resposta
pessoal.
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