Você é um Professor Antenado?
Quando comecei a escrever sobre informática educacional, lá pelos anos de 2003, lembro-me que os artigos pioneiros abordava a linguagem de chat, linguagem informatizada, depois Gestão tecnológica: o uso da tecnologia como recurso atrativo no cotidiano escolar, neles, eu tentava mostrar que as ferramentas tecnológicas como DVD, TV, som, computadores e a Internet poderiam ser ferramentas poderosas para pesquisa, aprendizagem, interatividade e aquisição do conhecimento.
De uns tempos para cá, houve a globalização, trazendo a inovação no mundo tecnológico, no que é referente a tecnologia. Mas, no âmbito da escola, notamos uma resistência, um medo ao novo, ao inovador e isso reflete no ritmo da evolução tecnológica e o da evolução de nossos processos educacionais.
E que de certa forma não é novidade para ninguém: a escola adéqua mudanças de uma forma mais lenta, ainda que, paradoxalmente, seja uma instituição que se propõe a ser um fator gerador de mudanças. É por esses fatores que os professores devem participar e dar seu devido valor as oficinas de capacitação para o uso pedagógico dos computadores e da Internet como oportunidades somáticas de aprendizagem de novas metodologias e técnicas de ensino-aprendizagem.
Mas vale salientar que apenas isto não seria suficiente. É preciso mais, sempre mais.
É preciso perder o medo do computador, pois ele não é um bicho de sete cabeças. É preciso saber o que é, para que serve, e como podemos fazer bom uso desta ferramenta inovadora para a aquisição do conhecimento. Professores que só usaram computadores para bater papo no MSN, no Orkut, no facebook, postando algumas coisitas no twitter, jogar games ou, quando muito, digitar um texto mal formatado no Word, estão deixando de aproveitar a oportunidade de serem verdadeiros “professores antenados”.
Sabemos que em algumas escolas há uma demanda enorme de computadores para equipar, para formatar, centenas delas que não dispõem de uma Sala de Informática adequada, funcional. Em outras escolas possuem computadores que já estão ultrapassados que por sua vez não dão mais conta de rodarem sistemas operacionais atualizados, modernos. É preciso suprir todas essas demandas, é preciso inovar, é preciso mudar maquinas, atualizar softwares, hardwares, o mundo mudou, o mundo esta globalizado e mesmo assim o corpo docente ainda continua os mesmos.
É preciso também fazer um upgrade nos professores e não apenas nas salas de informática, e máquinas. Precisamos de professores antenados.
Um professor antenado possui habilidades incríveis para fazer um bom uso destas ferramentas tecnológicas, é capaz de usá-lo de forma produtiva, interativa com seus alunos, pois inovar é preciso.
Arrisco-me em listar algumas habilidades para identificarmos ou chegarmos perto de um professor antenado, vejamos:
a)Possuir endereço de email e utilizá-lo pelo menos três vezes por semana, que ao meu vê, seria ideal fazê-lo diariamente;
b)Possuir um blog, um site, ou uma página atualizada (regularmente) na internet onde possa socializar, produzir e trocar ideias com outras pessoas;
c)Participar ativamente de “grupos de discussões”, fórum ou mesmo comunidades virtuais ligadas à sua área profissional ou áreas afins;
d)Participar trocando mensagens, seja no MSN, twitter, no facebook, e outros no mínimo com três colegas em sua lista de contatos, e usa-lo de forma profissional (para fins profissionais) no mínimo uma vez por semana;
e)Assinar uma Newsletter (boletim informativo), mesmo que gratuita, para receber notícias e novidades relacionadas à educação em geral, ou ainda sobre sua disciplina especifica e, claro, lê-la regularmente;
f)Preparar sempre provas, resumos, tabelas, resenhas, e materiais didáticos usando editor de textos (como o Word), uma planilha no Excel, um vídeo no Movie Maker, uma atividade bem dinâmica no PowerPoint, e assim sucessivamente;
g)Fazer pesquisa na internet sempre para aprimorar suas aulas, atualizar-se e preferencialmente montar seu banco de dados, tanto de sites uteis, como documentos baixados da disciplina que você ministra, como para a educação em geral, e compartilhar de forma interativa todo esse banco de dados com os colegas de trabalho, alunos e o mundo virtual.
h)Manusear esta ferramenta tecnológica, o computador, pelo menos uma hora por dia;
i)Preparar três aulas no mínimo por trimestre sobre um tema de sua disciplina onde os alunos irão a sala de informática para por em prática o que aprendeu, construir resumo, montar sua apresentação, ou mesmo seu vídeo de forma prazerosa e produtiva e não apenas para passar o tempo;
j)Utilizar a tecnologia como recurso atrativo no cotidiano escolar.
Vale salientar que na listagem acima não foi mencionada a necessidade de possuir um desktop, netbook ou mesmo notbook para ser um professor antenado, pois geralmente o professor tem a máquina e não tem as habilidades.
Para fazer, acontecer, agir, é preciso que o professor esteja envolvido em oficinas de capacitação ou mesmo curso de informática, para isso deve haver o uso regular das ferramentas tecnológicas, e a internet.
E você, esta enquadrado neste perfil de professor antenado?
Se sim, parabéns, estas no caminho certo!
Professora de Informática Educacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário