terça-feira, 24 de maio de 2016

Porta USB do PC não funciona? Saiba como resolver

É comum a porta USB do computador não reconhecer uma câmera, celular ou pen drive. A culpa, porém, nem sempre é do dispositivo externo. As entradas são suscetíveis a falhas e o TechTudo traz quatro maneiras simples de resolver os problemas mais usuais. Todas as soluções são rápidas de realizar e qualquer pessoa pode tentar antes de procurar a assistência técnica.
Amoeba Modular USB Flash  (Foto: Divulgação)Problemas de conexão com a porta USB podem ser resolvidos facilmente (Foto: Divulgação)
Verificando o gerenciador de dispositivos
Passo 1. Teste seu dispositivo em todas as portas USB do computador e se certifique de não funciona em nenhuma delas antes de prosseguir;
Passo 2. Prove outros equipamentos na porta USB com defeito e verifique se ela não os reconhece. Se o problema for o dispositivo externo, é capaz que o computador identifique normalmente outros gadgets;
Passo 3. Caso nada funcione, abra a opção "Painel de Controle" no menu Iniciar do Windows. Em seguida, digite "Gerenciador de Dispositivos" na barra de pesquisas, ou clique direto nesta opção, caso esteja usando o Windows 8;
Acesse o menu Iniciar e digite 'computador'. Clique em Gerenciador de Dispositivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o menu Iniciar e digite 'computador'. Clique em Gerenciador de Dispositivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Em seguida, vá até à opção "Controladores USB";
Clique para expandir a lista com os deus controladores USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique para expandir a lista com os deus controladores USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 5. Verifique se há alguma opção marcada com pontos de exclamação. Caso haja, clique com o botão direito e escolha "Desativar";
Primeira opção é desativar o controlador USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Primeira opção é desativar o controlador USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 6. Aguarde alguns segundos e ative novamente o dispositivo USB clicando com o botão direito e escolhendo a opção ‘Ativar’;
Ative novamente e teste a porta USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative novamente e teste a porta USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 7. Em seguida, tente conectar seu dispositivo na porta USB. Caso o passo a passo acima não resolva, tente atualizar o driver do dispositivo.
Atualizando driver
Passo 1. Siga o processo anterior até o passo 4. Então, clique com o botão direito do mouse sobre o USB defeituoso e escolha a opção "Atualizar driver". Caso use uma versão do Windows que não seja a 8, vá em "Propriedades", depois escolha a aba "Driver" e clique no botão "Atualizar driver";
Segunda opção é atualizar os drivers (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Segunda opção é atualizar os drivers (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Clique em "Pesquisar automaticamente software de driver atualizado". Após terminar o processo de instalação, veja mais uma vez se a porta está funcionando, conectando o seu aparelho na entrada USB.
O Windows irá pesquisar automaticamente novos drivers para seu controlador USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)O Windows irá pesquisar automaticamente novos drivers para seu controlador USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Se ainda assim, o problema persistir após a atualização de driver, ou se o driver instalado já era o mais atual, tente desinstalar o dispositivo USB.
Desinstalando o dispositivo USB
Passo 1. Clique com o botão direito no item correspondente à entrada com problema e escolha ‘Desinstalar’. Caso use o Windows 7 ou uma versão mais antiga do sistema operacional, clique com o botão direito sobre a opção desejada e,. em seguida, em "Propriedades", Na nova janela, escolha a aba "Drivers" e, depois, "Desinstalar";
Você também pode tentar desinstalar o dispositivo USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Você também pode tentar desinstalar o dispositivo USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Se seu celular ou pendrive ainda estiver conectado, retire-o da porta USB e conecte novamente. Se o procedimento funcionou, o computador irá reconhecer o aparelho normalmente.
Há ainda como fazer o próprio sistema operacional verificar para você se há algum problema na porta USB e tentar consertar automaticamente.
Verificando automaticamente
Passo 1. Para realizar esta alternativa, abra o menu Iniciar e digite "msconfig" sem as aspas;
Digite msconfig no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite msconfig no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Em seguida, marque a caixa "Inicialização de diagnóstico" e clique em "OK";
A inicialização de diagnóstico pode consertar sua porta USB também (Foto: Reprodução/Paulo Alves)A inicialização de diagnóstico pode consertar sua porta USB também (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Na tela seguinte, clique em "Reiniciar". Aguarde o processo de reset com diagnóstico terminar e tente mais uma vez conectar seu aparelho à porta USB do computador.
Na maioria dos casos, uma destas soluções deve resolver seus problemas com as conexões USB de seu computador. Mas, antes de começar a fazer algos dos procedimentos, lembre-se de testar seu aparelho em outras portas - e até em outros computadores, se for possível. Tente também ligar outro equipamento à saída que pode estar com defeito.
Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/09/porta-usb-do-pc-nao-funciona-saiba-como-resolver.html

segunda-feira, 23 de maio de 2016

O QUE É SETUP?

Ao tentar resolver problemas no seu computador, ou instalar novos componentes, você já deve ter ouvido falar em “acessar a BIOS”, ou acessar o setup. Nesse caso, o setup é a interface gráfica pela qual um usuário pode acessar recursos que estão disponíveis na BIOS do computador; entenda melhor.

Saiba o que é a BIOS


Para que serve?Você pode usar o setup para escolher a ordem de inicialização, caso queira que seu computador dê boot por um dispositivo USB, ou DVD, por exemplo (Foto: Reprodução/Computer Hardware Explained)Você pode usar o setup para escolher a ordem de inicialização, caso queira que seu computador dê boot por um dispositivo USB, ou por meio de DVD, por exemplo (Foto: Reprodução/Computer Hardware Explained)Basicamente, o setup é um sistema operacional bem rudimentar, responsável por colocar o computador em funcionamento assim que você liga a máquina. É esse sistema que confere os dispositivos instalados para saber se há memória no PC, se o processador está sendo mantido em temperaturas seguras, se os discos rígidos estão funcionando e prontos para carregar o sistema operacional.
Dentro desse sistema, o usuário tem acesso a recursos mais avançados do funcionamento do computador. É possível, por exemplo, realizar procedimentos de overclock, em que a máquina é acelerada para funcionar além das velocidades padrões. Ou configurar RAID para compartilhamento de discos rígidos, alterar data do sistema e configurar a ordem de boot (inicialização) do sistema.


Tipos de setup


Até poucos anos atrás, toda vez que você acessava o setup da BIOS do computador era recebido por uma interface muito simples, em tela azul e que admitia apenas navegação pelo teclado. Isso acontecia porque chips que abrigavam os setups tinham pouco espaço para que o sistema fosse melhor resolvido.Exemplo de setup de uma BIOS UEFI da Gigabyte apresenta uma interface mais extravagante (Foto: Reprodução/TechPowerUp)Exemplo de setup de uma BIOS UEFI da Gigabyte com interface mais extravagante (Foto: Reprodução/GigaByte)Atualmente, muitos computadores saem de fábrica com um novo tipo de BIOS, a UEFI. Nesse modelo, há possibilidade de interfaces gráficas mais navegáveis, que chegam a admitir navegação com mouse e tela de sensível ao toque.

O setup pode ser atualizado?

Como o sistema que habita a BIOS é responsável por monitorar o funcionamento do computador, os fabricantes costumam lançar de tempos em tempos atualizações de BIOS que aprimoram o funcionamento do sistema, corrigem bugs, ou adicionam suporte a novos dispositivos, como placas de vídeo, memórias e até processadores.

BIOS da Asus traz informações sobre o computador, possibilidade de configurar economia de energia, além de vários recursos (Foto: Reprodução/PCWorld)BIOS da Asus traz informações sobre o PC, economia de energia, além de vários recursos (Foto: Reprodução/Asus)Atualizar a BIOS é sempre uma medida bem vinda, mas requer muita atenção. Cada fabricante de notebook (em desktops, o responsável pela BIOS é o fabricante da placa-mãe) lança plataformas de atualização do setup específicas.
Para atualizar a sua, certifique-se de ler com muita atenção o procedimento. Uma queda de energia ou uma atualização interrompida pode simplesmente destruir a BIOS: o computador não será mais capaz de inicializar o sistema operacional e a única solução é trocar toda a placa-mãe.


Como acesso o setup do meu computador?


Via de regra, você só pode ter acesso à BIOS no processo de inicialização, naquelas primeiras telas que seu computador exibe quando você o liga. O processo de acesso ao setup varia de fabricante a fabricante, mas a grande maioria costuma usar a tecla delete para entrar. Basta pressioná-la na primeira tela que seu computador exibe para entrar no sistema. É comum, também, o uso das teclas F11 e F12 em notebooks.

Fonte : http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/o-que-e-setup.html