segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dica para criar sites de graça


Quer criar um ambiente virtual e disponibilizar arquivos, vídeos e imagens para seus colegas de escola ou para seus alunos? O Google Sites permite que você crie uma página com a estrutura que deseja e de forma gratuita. Não é preciso conhecer linguagem de programação e você pode dividir as áreas do site de acordo temas. É possível ainda inserir planilhas, calendários e slides. A vantagem de ter um ambiente virtual como esse é que todos podem ter acesso ao conteúdo publicado.
Antes de um encontro de formação, por exemplo, é possível criar uma página específica no site e disponibilizar todos os materiais de leitura. Veja um exemplo de site criado por uma professora utilizando essa ferramenta.

Confira o nosso tutorial com os primeiros passos para criar sua própria página.



Também é possível criar sites gratuitos utilizando outras ferramentas, como Wix e Yola. Já criou um site na sua escola? Compartilhe com a gente!

Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/

sábado, 26 de abril de 2014

Aprenda como deixar seus artigos indexados mais rápidos no índice do Google


Como indexar os meus artigos mais rápido no Google
Para quem é especialista em SEO, isto é algo elementar, porém, este artigo tem por objetivo, esclarecer estes pequenos detalhes para profissionais que não são da área , mas que tem um site ou blog é querem saber todo o processo para ter um canal de qualidade.

Antes da explicação, gostaria de apresentar um pouco qual é a  visão de mercado por parte do internauta que não tem conhecimento da área e que precisa trabalhar num blog ou site.
Resolvi traçar basicamente o perfil de dois profissionais que estão diretamente relacionados com este processo, o produtor de conteúdo e o programador do site:
Produtor de conteúdo:
Muitos destes profissionais ainda não fizeram uma atualização em seu conhecimento no que diz respeito à produção de conteúdo estratégica. Para este profissional que ainda está desatualizado, no pensamento dele basicamente é necessário escrever o conteúdo para um determinado site e simplesmente aquele canal terá milhares de acesso, o que não é verdade.

Programador
Para o  profissional que também não fez um upgrade em seu conhecimento, na visão dele,  o mais importante é ter um site rodando perfeitamente com os recursos do jeito que o cliente pediu, um visual agradável e com acesso rápido, mas isso também não é o suficiente.

O que preciso então?
Eu posso ter um conteúdo espetacular, um site super otimizado no que diz respeito à programação e ao seu visual, mas se este site não for indexado pelos mecanismos de busca, de nada valerá tal desempenho, ou  seja, este canal não será encontrado, é o equivalente ao ter uma casa numa ilha, dificilmente alguém chegará até lá.

Existe caminhos para que você permita que o conteúdo do seu canal seja indexado pelos mecanismos de busca, mas o caminho mais rápido e correto para que o Google indexe todos os seus artigos de forma quase que automática é configurando seu site ou blog no Google Web Master.
Feito o processo de configuração, toda a informação que você alterar em seu site ou blog será enviado ao Google quase que automaticamente, de tal forma que se você escrever conteúdo com frequência em seu canal, este conteúdo aparecerá no Google em média depois de 15 minutos que você o publicou.
Se eu não fizer este caminho meu site não será indexado?
Preciso esclarecer duas realidades:
1 – Para o site ser indexado, é necessário que o programador do site ou administrador do blog, ative o recurso de sitemapxml, que é o arquivo que contém todas as informações presentes em seu canal, como o próprio nome já diz é o mapa do site.
sitemap é responsável de informar ao Google todo seu conteúdo, porém, ele pode ser apresentado mais facilmente ao Google se estiver presente dentro do robots.txt (neste arquivo contém as instruções que informam aos robôs dos buscadores, o que é permitido ler ou não no seu canal). Informando o caminho do seu sitemapxml dentro do robots.txt tudo ficará mais fácil.
Concluindo: Se não existir o arquivo sitemapxml em seu canal, este conteúdo, jamais será indexado nos mecanismo de busca, ou seja, é o equivalente a você não existir nos buscadores. Se você fizer uma pesquisa no Google por exemplo, este site não será encontrado.
2 – Google Webmaster: Se você não cadastrar o seu site ou blog nesta ferramenta o seu canal será indexado da mesma forma, porém num processo muito mais lento, você terá que contar com a sorte, pois precisará que vários canais na web apontem para os seus links, de forma que o Google saiba que você exista.
Concluindo: Se realizar o caminho do Google Web Master Tools, ele já receberá todos os seus artigos de uma única vez.
Como sei se meu site ou blog está indexado no Google?

Entenda qual é o procedimento para saber se o seu artigo foi indexado pelo Google
meu artigo está no Google
A maior realização de um produtor de conteúdo é ver sua obra de arte acessível para todos, logo, o caminho para isto é o “Senhor Google“. O sonho de consumo de qualquer pessoa que escreve conteúdo para Web é ver seu material disponível no mecanismo de busca, de preferência nas primeiras posições da primeira primeira página.
Mas como sei se meu artigo está no Google?
Este é o questionamento de muitos produtores de conteúdo, pois, querem descobrir qual é a fórmula mágica para saber isto. Será pesquisando página por página até encontrar em qual posição está o artigo? Definitivamente não!
Para saber se o nosso arquivo está no Google, ou seja, se ele foi indexado pelo Google, precisamos apenas usar um simples comando do próprio Google.
Mas o que é um artigo ou link indexado?
Vamos entender como é processo que ocorre a partir do momento em que seu artigo é publicado em seu blog ou site.

Após o artigo estar público em seu canal, os robozinhos do Google fazem rastreamento por toda internet para localizar novos documentos, quando encontram estes novos links (entre eles o seu), se o material  estiver com os padrões aceitáveis (SEO)  pelo Google, então ele registrará a presença daquele artigo  em seu índice, permitindo que este artigo fique indexado no mecanismo de busca.
Quando está indexado, então está nas primeiras posições?
Um assunto não tem relação com o outro, seu artigo pode estar indexado pelo Google, que já é um bom sinal, porém, é possível que não esteja bem posicionado, pois, o procedimento para estar bem posicionado depende de uma série de critérios e estratégias que definimos como técnicas de SEO.

 Como sei se meu artigo está indexado:
Para saber seu um artigo específico esta indexado, ou seja, está presente no Google:

- Acesse o mecanismo de busca;
- Digite: site: e o link do artigo que deseja consultar.
Exemplo:  site:http://blog.oconsultorweb.com/estatistica-para-o-instagram/
Se o artigo estiver indexado, será exibido uma imagem semelhante ao exemplo abaixo:
como saber se meu artigo está no Google
 Porém, se não estiver indexado,  aparecerá uma tela semelhante a esta, (Veja a mensagem que está destacada em amarelo), neste caso você precisa entrar em contato com o profissional responsável pelo seu site, ou com um consultor  para que ele ajuste o seu site / blog, eliminando possíveis erros que impedirem a indexação por parte do Google.
como saber se meu artigo está no Google II
Entendeu melhor como é processo para seu artigo aparecer no Google?
Bons Estudos
Fonte: http://oconsultorweb.com/

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Descubra alguns caminhos para saber se um site é seguro para comprar


Compra segura
Fazendo uma análise geral, independente do perfil do usuário de internet, todos tem um certo medo (para não dizer muito), de realizar comprar na internet, pois, não sabem que garantias terão de que receberão o determinado produto e não perderão seu dinheiro, ou ainda ter seu cartão de crédito ou débito explorado numa operação virtual.
Como prevenir isto? Com certeza você já escutou uma série de recomendações sobre o que precisa fazer antes de realizar compra num determinado site, mas neste artigo não quero me limitar  à recomendações básicas, e sim a recursos que serão seus aliados no momento de visitar um site de compras.
As ferramentas que apresentarei neste artigo não isenta dos cuidados básicos que todo internauta deve ter antes de realizar compras num determinado site, porém os recursos em questão já adiantarão muitas informações que fazem a diferença na sua decisão de realizar a compra ou não.
Quais são estes serviços
Na verdade são dois canais criados para defesa e apoio ao consumidor, sendo que um é o Procon e o outro é o famosa rede social de reclamações “Reclame Aqui”. Estas duas instituições com o objetivo de facilitar ainda mais a vida do consumidor, criou extensões que você  pode instalar em seu navegador e simplesmente ao acessar um site de compras, já será notificado se ele tem alguma registro de reclamação nestes órgãos.
Como instalar estes recursos?
Ambos os aplicativos estão presentes para o navegador Google Chrome 
Lista Segura: Este é o aplicativo feito pelo Procon, ele exibe uma lista atualizada com sites que tem algum tipo de negativação, então ao acessar o site, será exibido uma notificação informando que aquele site não é recomendado para se realizar compras, isto evita que você tenha problemas futuros.
Quando você acessa um site que está negativado, aparecerá na barra de endereço do seu negador um ícone com um “X”, ao clicar nele você verá as informações do Procon sobre a negativação em relação ao site acessado. Veja a imagem.
Site recusado pelo Procon
Reclame Aqui: Este é a maior rede social de reclamações, muito popular por sua eficácia em favor do consumidor, e também uma vitrine de reputação para as empresas que conseguem dar respostas satisfatórias para seus clientes.
O aplicativo poupa o seu tempo, pois você não precisará entrar no site do ReclameAqui para saber qual a situação da empresa, basta ter o aplicativo instalado em seu navegador que ao acessar algum site comercial, será exibido as considerações do ponto de vista do ReclameAqui, caso tenha algum tipo de reclamação para este canal. Fiz uma visita ao site das americanas.com.br , que neste caso estava com boa reputação, veja a imagem.
ReclameAqui Americanas
Conhece outro aplicativo deste estilo? deixe suas considerações sobre este artigo!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Saiba como você professor pode enviar seu vídeo para o Youtube Educação


outube Educação Professores
O ano passado o Youtube finalmente lançou o Canal de educação para o público de língua portuguesa, um canal focado nas disciplinas do ensino médio e fundamental.
Este canal é exclusivo para conteúdo educacional, sendo assim, não é qualquer pessoal que conseguirá enviar um vídeo para esta área, sendo ele, um canal exclusivo e separado dentro do youtube.
Este trabalho é fruto da parceria entre a Fundação Lemann e Google. A curadoria dos vídeos é feita por professores especialistas e altamente capacitados, selecionados e coordenados pela Fundação Lemann.
Atualmente o conteúdo presente é pequeno, porém, gradativamente estão sendo postados novos materiais, sendo que a proposta é que também tenha neste canal material para ensino superior.
Este espaço dentro do youtube é ótimo para alunos, mas principalmente para educadores, pois os professores podem enviar seu material em vídeo para disponibilizar no canal educacional.
Como Professores podem enviar vídeos para o Youtube Educação
O Processo é muito prático, o primeiro critério para o educador, é ter um canal no youtube no qual já tem seu material publicado, feito isto a próxima etapa é acessar o canal http://www.youtube.com/educacao , clicar na aba “Edu”, clicar na opção “Faça parte do Youtube/Edu” (veja imagem) e preencher o formulário.
Youtube Educação
Feito esta etapa, agora é esperar a avaliação para saber se seu material está de acordo com as diretrizes educacionais, lembrando que não é levado em consideração a forma que o professor faz a exposição da matéria, o importante é seguir a diretriz educacional, então use e abuse da sua criatividade, fazendo que seus vídeos tenham muitos acessos.
Divulgue este canal do Youtube não só para estudantes, mas principalmente para seus colegas professores. Penso que são ações como estas que contribuem com uma sociedade mais culta. Motive professores das mais variadas disciplinas a contribuírem fazendo do http://www.youtube.com/educacao um espaço de grande aprendizado e uma extensão de sua sala de aula.
Fonte: http://blog.oconsultorweb.com/