terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

25 maneiras de conquistar os alunos

 Aos meus queridos(as) leitores!!
Fica a Dica!
De acordo com uma pesquisa, apenas um a cada quatro alunos do 6º ano ao ensino médio dizem que as suas escolas oferecem um ambiente acolhedor. Esta constatação é surpreendente !!!
Como podemos inspirar os alunos a mostrar empatia uns pelos outros, se nós falhamos em mostrar isso em nós.
Na verdade, nós nos importamos muito, porém nosso foco está centrado apenas no desenvolvimento acadêmico e acabamos por ignorar os pequenos gestos que demonstram carinho.
Interessante dizer que, o menor caminho para o sucesso acadêmico de muitos alunos é através dos seus corações. Eles não se importam com quanto nós sabemos, o que eles querem saber é o quanto nós nos importamos.
Aqui vão 25 dicas que, se praticadas diariamente, garantirão o seu nome no Hall da Fama junto aos Alunos, Pais e Direção da Escola.


1. Aprenda o nome dos seus alunos
2. Lembre a data de aniversário deles
3. Pergunte como eles estão e/ou como se sentem
4. Olhe nos olhos quando conversar com eles
5. Ria junto com eles
6. Diga-lhes o quanto você gosta de estar com eles
7. Encoraje-os a pensar grande
8. Incentive-os a persistirem e celebre os resultados
9. Compartilhe do entusiasmo deles
10. Quando estiverem doentes envie uma carta ou um bilhete
11. Ajude-os a tornarem-se experts em algo
12. Elogie mais e critique menos
13. Converse a respeito dos sonhos ou do que os afligem
14. Respeite-os sempre
15. Esteja sempre disponível para ouví-los
16. Apareça nos eventos que eles realizarem
17. Encontre interesses em comum
18. Desculpe-se quando fizer algo errado
19. Ouça a música favorita deles com eles
20. Acene e sorria quando estiver longe
21. Agradeça-os
22. Deixe claro o que você gosta neles
23. Recorte figuras, artigos de revistas que possam interessá-los
24. Pegue-os fazendo algo certo e cumprimente-os por isso
25. Dê-lhes sua atenção individual 

Fonte: http://www.sosprofessor.com.br/

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Que tal criar um aplicativo com seus alunos?



Aplicativo “Ditadura na Memória”, criado pelos alunos do 9º ano do Colégio I. L. Peretz, em São Paulo
Você já pensou em criar um aplicativo para celular? Este pode ser um recurso para transformar as pesquisas dos alunos em um produto que pode ser baixado por qualquer pessoa que tenha um smartphone ou tablet.
O mais interessante é que ninguém precisa ser nenhum hacker para produzir um aplicativo (ou app, como também chamado). O site Fábrica de Aplicativos permite criá-los sem ter conhecimentos de programação. Também não é preciso baixar nada no computador ou pagar taxas.
É possível incluir uma lista bem grande de itens nos aplicativos: textos, fotos, vídeos, posts do facebook, listas, entre outros. Também pode-se personalizar cor e selecionar as imagens para abertura e ícones. Se o usuário desejar pagar, pode obter alguns recursos extras, como o mural de recados. Depois de prontos, os aplicativos ficam disponíveis na Galeria da Fábrica de Aplicativos para quem quiser baixá-los.
E, o melhor de tudo, o site é bem fácil de usar: a cada passo, são exibidas as opções disponíveis. Se cometer algum erro durante a construção, basta voltar alguns passos e consertar o app.
Mas como usar a construção de aplicativos em aula?
Uma das experiências disponíveis no site é o aplicativo Ditadura na memória, criado pelos estudantes do 9º ano do colégio I. L. Peretz, em São Paulo. A ideia foi colocar no app o resultado das pesquisas desenvolvidas por eles sobre o período da ditadura. Divididos em 11 grupos, os alunos investigaram e escreveram sobre temas como histórias de desaparecidos políticos, canções e obras de arte produzidas no período. O projeto durou alguns meses e envolveu aulas e pesquisas em quatro disciplinas: História, Geografia, Arte e Língua e Literatura Brasileira.
Os alunos também colocaram no aplicativo links para jogos e outras atividades para testar os conhecimentos dos usuários. Além disso, incluíram recursos como a Rota da Memória – um mapa feito no Google Maps que aponta locais da cidade de São Paulo significativos para entender a história dos anos de chumbo.
Veja outros aplicativos produzidos neste site:
Física InterativaTraz aulas, vídeos e exercícios resolvidos para os alunos.
TGA Fecap 
Manda para o celular planos de aulas, vídeos e fotos das atividades realizadas com a turma de Teoria Geral da Administração, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
Primeiros Socorros 
Criado pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco, ensina sobre como proceder em caso de queimaduras, engasgos, paradas cardíacas e outros acidentes.
Ajuda Salesiana
Criado por uma escola, o aplicativo avisa a turma sobre as próximas atividades.
Você já experimentou criar um aplicativo? Conhece outras dicas sobre esse assunto? Compartilhe com a gente nos comentários!
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

sábado, 22 de fevereiro de 2014

YOUTUBE EDU


POR ENQUANTO, ESTÃO DISPONÍVEIS VÍDEOS COM CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO, MAS A PREVISÃO É AMPLIAR PARA O FUNDAMENTAL E ENSINO SUPERIOR EM 2014.



O GOOGLE TEM  UM NOVO CANAL DE EDUCAÇÃO EM PORTUGUÊS, O YOUTUBE EDUNESSE NOVO ESPAÇO EDUCATIVO, O USUÁRIO BRASILEIRO TEM ACESSO A CERCA DE 8 MIL VIDEOAULAS DE PROFESSORES COM CONTEÚDOS VOLTADOS AO ENSINO MÉDIO. SÃO VÍDEOS DE:
BIOLOGIA,FÍSICA, PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E QUÍMICA QUE JÁ ESTAVAM DISPONÍVEIS NO YOUTUBE MAS QUE AGORA FORAM SELECIONADOS POR UMA CURADORIA DE ESPECIALISTAS COORDENADA PELA FUNDAÇÃO LEMMAN, PARCEIRA DA INICIATIVA.
A PREVISÃO É QUE A PARTIR DE 2014, O CANAL CONTEMPLE CONTEÚDOS DE OUTRAS MATÉRIAS E TAMBÉM DE OUTROS NÍVEIS DE ENSINO, COMO O FUNDAMENTAL E TAMBÉM O ENSINO SUPERIOR.
O PORTAL ESTÁ INCLUSIVE COM UMA CHAMADA ABERTA PARA QUE OUTROS PROFESSORES E CANAIS COMPARTILHEM SEUS CONTEÚDOS PARA QUE POSSAM SER AVALIADOS PELA EQUIPE DE CURADORES.

ESSA É UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA PUBLICAÇÕES DE AULAS EM LIBRAS, PERCEBI QUE O CANAL NÃO OFERECE ESSE TIPO DE VIDEOAULA.
PROJETO PARA 2014...

                                                                 CONHEÇA A PLATAFORMA CLICANDO AQUI. 
http://www.youtube.com/educacao

Editores de Nuvens de palavras on line




ABCYA
um editor de nuvem de palavras para crianças que  permite editar  a  nuvem, sem perder o que já foi feito.Aqui;

WordSift
criado pela universidade de Stanford. Apesar de simples, é ótimo para correção de textos de alunos.Experimente aqui;

WordIt Out
 permite criar a nuvem de palavras a  partir de um endereço da Web.Aqui.

Tagul, nesse link

permite criar formas e tem um blog bem legal com as novidades:

Tagcrowd
aqui,também é possivel usar URL e arquivos;

E para criar mosaicos com letras, use o Imagechef, nesse link;

Além desses há o pioneiro Wordleaqui e o Tagxedo (aqui), bem conhecido, que também permite criar nuvens com diferentes formas.

Dicas recebidas pela comunidade Educators on G+

Como usar as nuvens de palavras:
 -a partir de texto de alunos, para o trabalho com ortografia;
- sobre conteúdos estudados,destacando os pontos importantes;
- resumir informações de livros, textos, etc;
- destacar as ideias mais importantes de um chat, de uma discussão no twitter ou das conversas em fóruns;
-criar cartazes para exposições na escola;
-usar em apresentações com slides do tipo Power Point ou GDocs;

Mais alguma sugestão de uso?
Aguardo...!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Escola Digital



"Está no ar a Escola Digital, uma plataforma de busca que reúne objetos e recursos digitais voltados a apoiar processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. O portal já disponibiliza mais de 1.600 materiais, como vídeos, áudios, games, livros digitais, aplicativos, infográficos, entre outras ferramentas, a grande maioria de acesso gratuito.

Escola Digital foi criada com o objetivo de apoiar redes de ensino a promover o uso qualificado das tecnologias em suas práticas pedagógicas, uma vez que facilita o acesso dos professores a objetos digitais selecionados e organizados com base nos parâmetros curriculares nacionais. A plataforma também apoia alunos que querem aprofundar seus estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação de seus filhos. "  Porvir

Conheça a PLATAFORMA clicando aqui

Fonte: 
http://escoladigital.org.br/

Novas Leituras.. Vá além ... Inovar é preciso!




Está on-line a Revista Tecnologias na Educação.
Nesse número são apresentados diversos trabalhos desenvolvidos em escolas públicas como o sucesso do projeto UCA em uma Escola de Recife, o uso das TICs em uma Escola Rural no Rio Grande do Sul,a produção de fotonovelas com o uso de fotos feitas por alunos, o despertar do interesse por aprender a partir do uso de recursos tecnológicos e o desenvolvimento e a repercussão de um jornal escolar, criado por iniciativa de alunos.
Além disso, há artigos e relatos de professores e pesquisadores que desenvolveram projetos e pesquisas a partir do uso das TICs.

Clique aqui para ler e inspire-se!

Ferramentas para educadores - Microsoft parceiros na aprendizagem




Para quem se interessa em conhecer os recursos digitais que podem contribuir com os processos de ensino-aprendizagem, a "Microsoft parceiros na aprendizagem" se encarregou em disponibilizar algumas opções que podem ser encontradas no endereço:

São recursos que vão desde mecanismos de busca a quiz interativo, entre outros. Confiram sintam-se à vontade para compartilhar conosco as experiências.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Uma Boa Apresentação no PowerPoint

10 dicas para fazer uma boa apresentação de slides
Selecionei essa apresentação porque acho que ela traz – de maneira bem humorada – algumas dicas importantes:
1. A simplicidade é fundamental. A apresentação em questão pode até parecer simples demais, mas não é. Ela funciona bem como ponto de apoio do que é essencial, o que o apresentador tem a dizer.
2. Use fundos com moderação. Temos aqui na editora um grande chefe que sempre nos diz: “ainda não inventaram nada mais eficiente do que letra preta em fundo branco”. Ele está certo!
3. Slides devem ser sintéticos. Lâminas com muito texto fazem a audiência se perder. As boas apresentações destacam apenas os pontos principais. O restante é complementado pela fala do apresentador.
4. O que nos leva ao ponto seguinte: não escreva na apresentação tudo o que você precisa ler…
5. Atenção ao tamanho da letra. Letras muito pequenas simplesmente não podem ser vistas!
6. Cuidado com o tipo de letra. Elas têm personalidade. Prefira letras mais neutras. Você tem certeza de que quer usar a Comic Sans? Se a intenção for passar sobriedade, é melhor não…
7. Cores e imagens: use apenas o essencial. Evite o chamado “page decoration” – quando se usam recursos gráficos apenas para “deixar a página mais bonita”. Quase sempre, o que se consegue é poluir a apresentação…
8. O mesmo vale para uso de ícones: eles devem ter um propósito comunicativo,ajudando você a enfatizar seu ponto (e não apenas serem “bonitinhos”).
9. Dê preferência ao uso de uma imagem por slide. Isso ajuda a dar relevância ao que você quer mostrar.
10. Lembre-se que uma boa apresentação não deve ter erros de ortografia. Vale, e muito, passar para alguém que possa revisá-la previamente.
Aqui você encontra algumas dicas para deixar suas apresentações mais claras e objetivas, e também um site para compartilhá-las na internet: o SlideShare
A apresentacão abaixo é apenas uma de muitas publicadas nesse site. Lá, existem milhares de apresentações sobre os mais variados assuntos, que podem servir como referência (do que fazer e do que evitar) na hora de você criar as suas.
Também é bom lembrar que o PowerPoint não é o único programa indicado para criar apresentações. Qualquer programa que imprima em formato PDF pode ser utilizado para fazer um bom trabalho.
Para finalizar, me diga: essas dicas foram úteis para você? Que tal compartilhar outras no campo de comentários? Conto com sua colaboração!
Fonte: revistaescola.abril.com.br

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Duas ferramentas para suas leituras digitais

Olá!

Meus Queridos(as) Leitores...
Cada vez lemos mais arquivos digitais, não é mesmo? Estas duas ferramentas vão deixar sua leitura na tela mais próxima daquela que você realiza em materiais impressos. Elas permitem marcar trechos do texto e inserir comentários nos arquivos pdf.
Confira no vídeo e conte para a gente, aí nos comentários, o que você achou de mais esse tutorial.
Até a próxima!



Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

5 pontos positivos de usar o Google Drive

Blog de Tecnologia. Aplicativos web do Google Drive. Crédito: Divulgação
Escrever documentos, montar planilhas e apresentações, organizar arquivos em pastas são atividades comuns no cotidiano dos professores – e de muitos outros profissionais. Para facilitá-las, existem diversas ferramentas, mas uma das mais úteis é o Google Drive. Trata-se de um serviço oferecido pelo Google, que inclui aplicativos de edição de texto, montagem de apresentações, criação de planilhas, entre outras funções.
Para quem ainda não o conhece, listamos abaixo cinco pontos positivos do serviço que provavelmente irão convencer a você a, pelo menos, testá-lo.
1) Os arquivos ficam seguros e acessíveis de qualquer lugar com internetTudo o que é feito no Google Docs fica armazenado online. Por isso, é possível acessá-los de qualquer computador, utilizando apenas seu nome de usuário e senha. Muito útil para quem varia entre o computador pessoal, da família, da escola…
2) É possível editar arquivos em conjuntoUma das características mais bacanas do serviço. Ao criar um documento, você pode compartilhá-lo com colegas e dar a eles autorização para que o editem. Assim, é possível compartilhar seu planejamento com a coordenação pedagógica, fazer um relatório em conjunto ou pedir que colegas ajudem na elaboração de uma prova, por exemplo.
3) Você não precisa instalar nadaO Drive é um serviço online. Para usá-lo, você precisa apenas de uma conta do Google (a mesma que você usa para o Gmail e o Youtube). Isso quer dizer: sem a chateação de milhões de passos a seguir antes de conseguir usar o programa.
4) Substitui vários programasOs aplicativos do Google Drive são bons substitutos para programas como os oferecidos pelo pacote Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, etc), apesar de não ter alguns recursos oferecidos por ele – como uma variedade grande de fontes.
5) É de graça!Se você se interessou em conhecer, vale dar uma olhada nos tutoriais que o próprio Google oferece para quem quer utilizar o serviço. Eles estão disponíveis aqui.
Fonte: 
revistaescola.abril.com.br
https://support.google.com/drive/?hl=pt-BR#topic=14940