segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Trabalhe com ferramenta on-line para Gestão de tarefa e projetos


Gestão de tarefas e projetos
A cada dia, é mais comum a adesão de serviços web para atividades cotidianas, isto acontece basicamente por dois motivos:
1 – A eficácia de não precisa instalar nenhum aplicativo no computador;
2- A praticidade de ter o conteúdo na web, pois desta forma, independente do local do usuário, a informação estará disponível para ele, seja por computador, notebook, Tablet Smartphone, enfim, onde existir um conexão com a internet o conteúdo estará disponível.
Seguindo este padrão de serviços web, indico neste artigo uma ótima ferramenta de gestão de tarefas e projetos, na qual sua principal vantagem é o fato de ser uma ferramenta de fácil utilização e sobre tudo gratuita.
Começo de ano é o momento fundamental de reorganização e definição de novos projetos, seja para vida pessoal ou profissional, e nada melhor que um ferramenta de gestão na qual podemos rascunhar, organizar, definir metas e acompanhar a evolução deste trabalho.
Quais as vantagens desta ferramenta?
- Gratuita;
- Compartilhar projetos com outros usuários;
- Agenda de tarefas;
- Permite conferências vias Hangout do Google;
- Acesso por meio de qualquer aparelho.
Como uso a ferramenta?
Acesse o site oficial: https://www.symphonical.com, faça o cadastro ou escolha fazer login com sua conta Google ou Facebook, feito isto você já terá acesso à ferramenta.
Na primeira tela, o sistema oferece um convite para realizar um passeio com o propósito de ensinar como utilizar a ferramenta. Esta etapa pode ser pulada, tendo acesso direto ao ambiente de trabalho para escolher o tipo de projeto desejado, entre eles você poderá escolher o método SWOT, SCRUM, Lista de prioridades, Pauta de reunião, e outras opções disponíveis conforme imagem abaixo:
Gestão de tarefas e projetos
Esta ferramenta além de muito fácil de utilizar, é também rica em recursos, os quais podemos aprender naturalmente no uso da ferramenta, este processo se torna mais fácil uma vez que a ferramenta está disponível em nosso idioma.
Embora a ferramenta tenha a versão gratuita, é possível também adquiri-la na modalidade paga para usufluir de alguns outros recursos como área de trabalho individual, agenda sincronizada com o Google Agenda, e o mais importante usar a ferramenta sem banners de anunciantes.
Veja o video demostrativo com algumas funcionalidades da ferramenta:


Fonte: http://blog.oconsultorweb.com/

domingo, 26 de janeiro de 2014

Conheça o que é uma carteira virtual e saiba como utilizar


A cada dia está se tornando mais comum o uso do termo “Carteira Virtual“. Para muitos este termo é assustador e futurístico,  mas,  ele já é uma realidade, sendo que muitos já utilizam este  tipo de serviço.

Uma carteira virtual é uma forma mais segura de realizar transações financeira na internet, e agora também esta sendo disponibilizado nos estabelecimentos convencionais.
Como funciona o processo do uso de uma carteira virtual?
Para criar uma conta num serviço de carteira eletrônica, em primeiro lugar, é necessário realizar um cadastro completo de seus dados pessoais e financeiros, nos quais, você fornecerá um endereço de e-mail, dados de correspondência, dados de sua conta corrente e cartão de crédito (caso deseje realizar compras internacionais, precisará informar os dados do cartão internacional)
Feito este processo de cadastro e após a devida aprovação por parte do sistema de Carteira Virtual, você esta pronto para utilizar sua carteira virtual
Qual a vantagem de utilizar a carteira virtual.
Com o uso da Carteira virtual, você não ficará fazendo exposição de seu cartão de credito e dados bancários pela internet, pois, o seu serviço de carteira virtual é quem fará o processo de pagamento para a loja, e depois cobrará de você via fatura de seu cartão de crédito.
É importante destacar que a toda operação realizada pelo serviço, será enviada um e-mail para o responsável da conta, para a devida aprovação, o que garante uma maior segurança e credibilidade.
Outro fator interessante da carteira virtual é a possibilidade de pagamento entre os usuário do serviço.
Vamos a um exemplo: Imagine que você queira realizar uma hora de consultoria comigo,  desejando  pagar o valor por meio de sua carteira virtual. Basta realizar a transferência direto para minha carteira,  informando o pagamento para aquele determinado e-mail, com isto, o valor será enviado para minha carteira virtual , que poderá posteriormente ser resgatado para minha conta bancária.
Quais são os principais serviços de Carteira virtual?
No mercado internacional, temos uma boa quantidade de serviços deste gênero, porém, no Brasil, particularmente destaco três serviços:
- Pague Seguro: principal serviço nacional, sendo aceito pela maioria dos comércios eletrônicos.
- Pay Pal: Um dos maiores serviços deste segmento, estando presente em toda Web, chegou recentemente ao nosso pais, porém, com força máxima, fechando parceria com grandes lojas com a proposta de popularizar o serviço de carteira virtual.
Um grande exemplo desta proposta de popularizar este tipo de serviço,  é a aquisição deste método de pagamento por parte  de grande redes de venda como por exemplo as “Casas Bahia”.
Carteira Virtual do Google (Google Wallet): Este serviço, vem  se tornando expressivo em meio aos internautas,  principalmente depois da popularização dos Smartphones e Tablets que deixa grande parte dos brasileiros conectados à rede e com relativo acesso à banda larga.
Com estes tipos de dispositivos podem ser adquiridos, filmes do Youtube, E-books, jogos,  e uma grande infinidade de aplicativos diretamente da loja do Google Play, porém, para  realizar a aquisição de qualquer um destes itens, é necessário ter um cadastro na carteira virtual do Google.
Qual destes serviços é o melhor?
Cada um deste serviços de carteira virtual tem  uma característica. Particularmente gosto muito do PayPal, porém, não são todas os canais no Brasil que aceitam compras por ele, por outro lado,  este serviço  é o único aceito nas compras de qualquer site  internacional.
Utilizo como segunda opção o Pag Seguro, para compras que não são aceitas pelo Paypal, deixando como ultima opção, porém obrigatória,  a carteira virtual do Google, pois,  para comprar um aplicativo,filme, e-book, ou outro serviço do Google,  é necessário esta carteira virtual.
Como Faço para criar uma conta?
Acesse o link do serviço desejado, realize o processo de cadastro e seja bem vindo ao futuro!
- Google Wallet: https://wallet.google.com

Fonte: http://blog.oconsultorweb.com/

sábado, 25 de janeiro de 2014

11 atalhos mágicos para ganhar tempo na internet

Olá, galera!
Estou aqui para falar um pouco de atalhos dos navegadores da internet. Mas antes, uma palavrinha sobre os navegadores…
Navegadores são programas que servem de interface para os usuários acessarem páginas da web. O trabalho do navegador é processar a linguagem de programação (código) e exibir num formato visual, seja um vídeo, texto, imagem ou música.
Os principais são o Google Chrome, o Mozilla Firefox, o Internet Explorer e o Safari. Quer saber qual o mais acessado do mundo? Confira aqui. O Internet Explorer é o navegador padrão da Microsoft. Ele já vem instalado nos computadores com sistema operacional Windows e sua versão mais atual é a 11. Para quem usa computadores da marca Apple, com o sistema operacional Mac OS, o navegador padrão é o Safari. Sua versão mais atual é a 7.0
Outros navegadores que não são padrão de nenhum sistema operacional, mas que existem em versões para ambas as plataformas, são o Google Chrome e o Firefox. Eles são fáceis de instalar e não requerem senha de autorização.
Agora, sim. Sem enrolação, apresento 11 atalhos que vão mudar a sua vida (ok, exagerei, vão deixá-la mais rápida, ao menos na internet):
11 atalhos que te ajudarão a ganhar tempo durante a navegação
1 -    Atualizar a página: F5 ou Ctrl+F5 (muito útil quando a página carrega com alguma parte “quebrada”)
2 -    Fazer uma busca por palavras na página: Ctrl+F (essencial!)
3 –    Abrir uma nova janela do navegador: Ctrl+N
4 -    Abrir uma nova aba: Ctrl+T (particularmente, entre janela e aba, prefiro sempre trabalhar com abas, pois a visualização do que está aberto na tela é mais rápida)
5 -    Fechar uma aba: Ctrl+W ou Ctrl+F4 (não há limite de abas, mas eu gosto sempre de ler pelo menos o início do título da página para não me perder…)
6 -    Se fechou uma aba sem querer: Ctrl+Shift+T (aha! Essa foi muito útil para mim!)
7 -    Navegar entre abas: Ctrl+Tab (vai para a próxima aba) e o Ctrl+Shift+Tab (vai para a aba anterior)
8 -    Abrir uma janela no modo anônimo (apenas no Google Chrome): Ctrl+Shift+N (serve para quando você não quiser que sua navegação fique no histórico ou que suas informações sejam “gravadas” nos sites em que você navega – sim, isso ocorre!)
9 –    Imprimir a aba aberta: Ctrl+P
10 –  Exibir o histórico de navegação: Ctrl+H
11 – Ir para lista de downloads (apenas para Chorme e Firefox): Ctrl+J
Me diga quais atalhos você curtiu mais. Se eu fosse eleger apenas um, eu diria para você memorizar o Ctrl + F para localizar palavras na página. Ele é um santo remédio para textos longos em que precisamos identificar uma expressão específica. Ajuda demais a refinar as buscas.
Bons Estudos!

Onde encontrar boas imagens para suas apresentações e aulas

Onde encontrar boas imagens gratuitas na internet
Nada mais rápido e fácil que usar o Google Imagens quando você procura uma imagem qualquer na internet, certo?
O sistema é bom, claro. Mas nem sempre o resultado da busca traz fotos de boa qualidade e com autorização de uso.
Se você está procurando por imagens bacanas e gratuitas para deixar seus trabalhos e apresentações com aquele toque profissional, pode ser melhor buscar em bancos específicos. Flickr, Dreamstime, Stock.XCHNG, EveryStockphoto, Openclipart e Agência Brasil dizem alguma coisa para você? Vão dizer a partir de agora! Neste post, apresento algumas dicas de como explorar o melhor dos bancos de imagens na internet.
Aí vão algumas dicas de onde encontrá-las…
Flickr é um dos maiores repositórios de fotos que existe. Por lá, milhões de fotógrafos – amadores e profissionais – do mundo todo guardam e exibem seus trabalhos. Existem fotos protegidas e que não podem ser baixadas, mas muitos usuários permitem a cópia e a utilização de suas imagens, seguindo as regras de direitos autorais da Creative Commons. Em alguns casos, citar o nome do autor da imagem no seu trabalho é o máximo que os fotógrafos esperam como retribuição…
Como lá existem fotos publicadas de toda parte do mundo, você pode usar a ferramenta de busca em português ou qualquer outro idioma, mas usar o inglês vai trazer muito mais opções como resultado na sua pesquisa.
Além do Flickr, existem alguns bancos de imagens que também oferecem fotos e ilustrações gratuitas para uso limitado a trabalhos não-comerciais. E como quase todos são em inglês, uma boa dica para quem não tem muita intimidade com o idioma é usar o Google Tradutor para traduzir os sites e também as palavras que vai usar na busca.
Nos exemplos abaixo, vamos mostrar alguns sites e o que você pode encontrar por lá. Lembrando que para fazer o download das imagens é preciso criar uma simples conta de usuário com o seu email e uma senha qualquer.
Dreamstime tem uma área de fotos gratuitas classificadas por temas (animais, arte/arquitetura, natureza, tecnologia, pessoas, objetos etc) e já está traduzido para o português (de Portugal…). Na hora de usar a busca, é bem melhor apelar para o inglês: você vai obter melhores resultados.
Onde encontrar boas imagens gratuitas na internet
A tela acima mostra o resultado para a palavra photography. Clicando na amostra da foto escolhida, o site abre uma nova janela com as informações da imagem, um botão para descarregar o arquivo e também uma lista de outras palavras-chave relacionadas com a foto, para você refinar a sua busca e encontrar o que está procurando.
Experimente também o Stock.XCHNG, o Openclipart ou o  EveryStockphoto.
Estes e outros sites contém uma boa diversidade de imagens mais genéricas, mas se você estiver procurando algo mais específico, como foto de planetas, visite a galeria de imagens da NASA ou a Agência Brasil se estiver procurando por fotos do nosso cenário político…
Se você conhece alguma opção para imagens históricas, do corpo humano e outros interesses específicos de cada disciplina, deixe sua sugestão para os seus colegas aqui nos comentários.
Bom trabalho!
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ferramentas do Google para usar na educação

Olá leitores!
Por mais que os alunos usem a internet para o entretenimento, existem ferramentas que podem ser ótimas opções na hora da estudar e ensinar. Um exemplo disto são as ferramentas do Google, ele possui diversas opções úteis tanto para estudantes, quanto para professores e profissionais da educação.
Famoso principalmente como um site de busca, o Google disponibiliza diversos ferramentas educacionais que possibilitam aos estudantes uma alternativa para estudos e para a realização de projetos escolares. Segue abaixo algumas dicas de como aproveitar os recursos que o Google disponibiliza para a educação:
1 – Google Acadêmico 
Você pode usar o Google Acadêmico para pesquisas e estudos mais aprofundados em diversas áreas como biologia, literatura, comunicação, psicologia, etc. Use essa fonte como consulta para trabalhos e outras tarefas.
2 – Google Hangouts
Uma ótima alternativa para trabalhos em grupo é o Google Hangouts. É uma ferramenta simples que não exige conhecimentos técnicos para utilizá-la. Permite chats, vídeo conferências e a gravação dessas transmissões.
3 – Google Sky
Uma verdadeira aula de meteorologia e astronomia por ser feita a partir da ferramenta Google Sky, do Google Earth.
4 – iGoogle
O iGoogle permite que você e seus alunos mantenham todas as informações mais importantes ao alcance de um clique. Caixa de entrada dos e-mails, temperatura, notícias, agenda, entre outras ferramentas ficam disponíveis em uma única página pessoal.
5 – Google Calendar
O Google Calendar é um serviço de agenda que permite que você marque seus compromissos e que envia notificações nas datas marcadas. Para os estudantes, é um bom jeito para organizar projetos e não se esquecer dos prazos.
6 – Google Notícias
O Google Notícias possibilita que você encontre diferentes fontes de notícias de vários lugares diferentes do planeta em uma única página.
7 – Busca personalizada
Com a ferramenta de busca personalizada você pode criar um motor de buscar especialmente feito para suas necessidades.
8 – Google Drive
Google Drive é uma ferramenta de armazenamento de arquivos. Com acesso online e offline, os alunos podem usá-lo como um meio de entregar e apresentar trabalhos, receber avaliações dos professores e também para se comunicarem.
9 – Google Earth
As possibilidades nessa aplicação são inúmeras. Com o Google Earth você pode estudar os oceanos e outros locais em 3D, por exemplo.
10 – Grupo de estudos
Em um grupo de estudos do Google você pode colaborar e interagir com seus colegas de classe.
11 – Google Code University
Com o Google Code University você pode aprender mais sobre ciências da computação por meio de conteúdos em licença Creative Commons.
12 – Google Drive
Espaços de trabalho compartilhados para turmas, faculdades e clubes. Os alunos podem construir sites de projetos sem escrever uma única linha de código.
13 – YouTube
A importância do YouTube como ferramenta de estudos é incontestável. Além de diversos vídeos educativos (vídeo aulas, documentários), os alunos também podem produzir conteúdo e compartilhar pelo site possibilitando, assim, um novo jeito de realizar trabalhos escolares.
14 – G-mail
Com um bom espaço de armazenamento, o G-mail é ideal para os estudantes, já que eles podem enviar a quantidade de e-mails que for necessária e assim, realizar os projetos escolares com mais facilidade.
15 – Página oficial do Google para educadores
O Google tem uma página voltada especificamente para professores, educadores e afins. Nessa página é possível encontrar links, dicas e uma série de outros recursos úteis para que os professores possam inserir a tecnologia nas suas aulas.
16 – Google Accessibitily
Na página do Google Accessibitily é possível encontrar dicas, links e materiais de apoio que ensinam os educadores – e seus alunos – a utilizarem as ferramentas do Google da maneira mais eficiente.
17 – Lista de ferramentas do Google
Para facilitar a busca e o uso das suas ferramentas, o Google reúne as principais em uma mesma página, na qual você pode encontrar rapidamente os recursos mais úteis para você e seus estudantes.
18 – Google Apps
O Google oferece, também, uma espécie de “Centro de Treinamento” para a utilização de seus aplicativos. Na página você pode aprender como usar as ferramentas do site voltadas para a educação de forma proveitosa e simples, no contexto educacional.
19 – Google A-Z
O Google A-Z é um Google Doc que vai crescendo conforme as pessoas adicionam ferramentas a ele. Cobre praticamente todos os recursos oferecidos pelo Google.
20 – iGoogle
No iGoogle você pode criar a sua própria homepage com os assuntos mais interessantes para os seus propósitos. Além disso é possível personalizar a página toda, organizando os seus e-mails, eventos e documentos em um mesmo local.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O perigo da exposição nas redes sociais

Qualquer um que tenha contato com jovens sabe que eles estão o tempo todo conectados à internet. Hoje, uma das cenas mais comum é ver um jovem teclando um celular conectado a uma rede social. Em questão de segundos, pronto! O garoto (a) consegue se unir a milhares de pessoas que disparam ideias e imagens de toda parte do mundo.
A internet é uma comunicação poderosa, um canal para conversar, trocar experiências, passar o tempo, conhecer pessoas e, por isso, tem sido tão frequente os casos nos quais os jovens se expõem de forma inconsequente.
Outro dia, numa escola, uma professora me contou que ficou profundamente irritada com um aluno, quando o flagrou tirando uma foto com o celular do “cofrinho do bumbum” de uma garota, sem que ela notasse. Segundo ela, a vontade foi arrancar o celular das mãos dele e lhe aplicar uma suspensão, mas apenas chamou a atenção dele mostrando que o que ele estava fazendo era errado. E você, o que faria numa situação como essa?
Eu aprendi ao longo da minha história com jovens que o enfrentamento não é a melhor opção para ele mudar de conduta, e sim o diálogo. Eu chamaria o aluno para uma conversa em particular e perguntaria por que ele estava fazendo o que fez? De acordo com a resposta, completaria as lacunas do pensamento dele com as informações que lhe falta ou que ainda não conseguiu perceber, explicando que não é porque o “cofrinho” estava aparecendo que se tornou público. Todo corpo tem um dono, e o que ele fotografou não lhe pertencia. E para fazer ele refletir sobre sua atitude, perguntaria se agora, olhando a situação de fora, e percebendo a importância do respeito, privacidade e segurança da garota:
- Você ainda acha que tinha o direito de fazer isso?
Por que o educador precisa estar atento?
Uma atitude como a deste garoto permite que você, professor, fale com a turma sobre a exposição sexual nas redes sociais. Além desse tipo de comportamento, é muito comum entre os jovens a exposição voluntária de seus corpos nas redes sociais ou para alguém em particular. É o chamado sexting, termo vindo do inglês, baseado na junção das palavras “sex” (sexo) e o sufixo “ting” (da palavra “texting”, que significa troca de mensagens eletrônicas de texto), para designar o envio de conteúdo erótico por meio eletrônico (SMS, redes sociais , e-mail, etc).
As meninas costumam ser as principais vítimas desse desejo de sedução, quando usam suas imagens sensuais ou eróticas para provocar alguém, ou como prova de amor para o namorado ou pretendente. Muitas vezes, elas não têm a consciência de que, depois que uma foto é enviada, é impossível saber onde ela vai parar. A pessoa que a recebe pode fazer o que quiser: encaminhar, copiar, postar on-line ou compartilhar com alguém.
É aí que mora o perigo!
A exposição de partes íntimas do corpo ou a difusão de imagens em situação de erotismo pode deixar o adolescente em evidência de forma negativa, tornando-o alvo de bullying ecyberbullying, o que acaba por minar toda a estrutura psicológica da vítima por conta do constrangimento, da vergonha e do medo de ver sua imagem circulando indiscriminadamente pela rede.
O que o professor pode fazer
Em casos como esse, o trabalho mais importante a ser feito não é exatamente debater sexualidade, mas, sim, falar sobre RESPEITO. Respeito a si próprio e ao outro. Uma sugestão é fazer uma roda de conversa. O professor pode usar um vídeo para iniciar o debate. Eu encontrei dois vídeos muito oportunos na internet: um para usar com adolescentes com mais de 13 anos e outro mais adequado para os mais novos.  O primeiro chama-se Pense antes de Postar e mostra como uma garota pode perder o controle sobre uma foto sensual postada nas redes sociais usando como analogia o mural da escola.
Outra opção, mais didática, é o desenho animado dos irmãos Phineas & Ferb, produzido pela Disney. No vídeo sobre segurança na internet, a simpática dupla fala  sobre as regras para meninada usar a internet maneira segura.
Mostre os vídeos para a turma e aqueça a conversa com algumas perguntas como:
  • Eles conhecem alguém que já tenha passado por uma situação parecida?
  • Quais as consequências que isso trouxe para a vítima?
  • Este fato interferiu nas relações de amizade ou num relacionamento afetivo?
  • O que eles pensam sobre a exposição de imagens íntimas nas redes sociais e na internet?
  • Se expor ou expor alguém na internet é a melhor forma de ser visto como uma pessoa interessante, legal, que conquista a admiração dos outros?
  • Que condutas os meninos admiram nas meninas e vice-versa?
Durante a conversa, reforce a importância de jamais divulgar imagens íntimas, eróticas e muito menos as pornográficas, nem mesmo para namorados (as) ou amigos (as). A grande maioria do  casos de material “amador” que cai na rede, começa com o envio de fotos para o namorado, vídeo para a noiva ou casos piores, como pessoas que divulgam –por vingança – a intimidade de seus antigos parceiros.
Diga à turma que, além da reprodução deliberada, há outras formas desses conteúdos serem espalhados pela rede: celulares perdidos ou roubados, computadores invadidos por hackers… são várias as possibilidades. Feche o trabalho pedindo que cada um conte em poucas palavras o que foi significativo nesta conversa.
Você sabe de algum aluno seu que tenha vivido uma situação semelhante? Como foi sua atuação? Você tem dúvida sobre como agir em circunstâncias como essa? Compartilhe conosco. Sua experiência é muito importante para todos nós que trabalhamos com Educação.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Como encontrar materiais digitais para trabalhar em sala de aula


Captura de tela do portal Escola Digital, iniciativa dos Institutos Natura e Inspirare que cataloga mais de 1600 objetos digitais de aprendizagem. IMAGEM: Divulgação

Na internet, há uma infinidade de conteúdos interessantes que podem ser utilizados em sala de aula. Mas com tanta coisa por aí, acaba se tornando difícil localizar o que é bacana e relacionar ao conteúdo que está sendo trabalhado com a turma.

Para resolver esse problema, na semana passada foi lançada uma plataforma chamada Escola Digital. O site, criado pelos Institutos Natura e Inspirare, catalogou mais de 1600 objetos digitais de aprendizagem, indicando o conteúdo, a disciplina e a série adequada para aplicá-los (usando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais/PCN).
Para cada objeto listado, há uma ficha com diversas informações que podem ajudar você a planejar o seu uso em sala de aula. Entre os conteúdos listados, estão jogos, apresentações multimídia, vídeos, infográficos, animações, aplicativos e simuladores. Vale a pena dar uma vasculhada no site e incluir alguns desses recursos no planejamento do ano que vem.
Até agora, como você procurava o material digital que usa em sala de aula? Como você pesquisa o assunto no Google? Compartilhe com a gente aqui nos comentários! Queremos muito saber.
A partir da semana que vem, entramos em férias. Nossos posts inéditos voltam no dia 7 de janeiro. Nesse meio tempo, acessem nossa página especial sobre as férias, que tem dezenas de dicas para aproveitar os dias de descanso online e offline! Boas festas e até 2014.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

5 apps que ajudam na inclusão de pessoas com deficiência