sábado, 30 de novembro de 2013

Sites gratuitos para encontrar e-books interessantes


Já pensou em poder baixar os livros que você quer ler ou pesquisar? Reunimos 8 sites interessantes em que você pode encontrar obras literárias e livros sobre Educação para baixar gratuitamente e salvar em seu computador ou tablet.
1) No site da Editoria da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) você encontra os livros da editora da Universidade e para baixar basta preencher um cadastro.
Faz parte do catálogo: Formação de leitores surdos e a educação inclusiva, de Sandra de Oliveira Martins.

2) A Editora da Universidade Estadual de Londrina também oferece vários de seus títulos para fazer download de graça.
Faz parte do catálogo: Leitura, literatura infanto-juvenil e Educação, de Célia Fernandes

3) No site Universia Brasil você consegue salvar diversas clássicos da literatura.
Faz parte do catálogo: A Metamorfose, de Franz Kafka

4) Domínio Público é a biblioteca virtual do Ministério da Educação que reúne obras digitais de literatura e também disponibiliza teses e dissertações para download.
Faz parte do catálogo: A Divina Comédia, de Dante Alighieri

5) A Biblioteca Brasiliana USP  tem cerca de 3,6 mil livros para download e você ainda tem acesso a um acervo de documentos históricos, imagens e manuscritos.
Faz parte do catálogo: Sonetos completos, de Olavo Bilac

6) Toda a obra de Machado de Assis está disponível neste site criado pelo Ministério da Educação.
Faz parte do catálogo: Relíquias de Casa Velha

7) A Biblioteca Digital Camões oferece obras da literatura portuguesa e o leitor pode buscar pelo nome do livro ou por autor.
Faz parte do catálogo: Os Maias, de Eça de Queirós

8) No site da Editora Moderna você encontra livros sobre políticas públicas educacionais que podem contribuir para suas pesquisas ou trabalho em sala de aula.
Faz parte do catálogo: O que revela o espaço escolar? – Um livre para diretores de escola,  de Comunidade Educativa CEDAC/ Editora Moderna

Fonte: Nova Escola

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Conheça 5 ferramentas Microsoft gratuitas que podem ser usadas em sala de aula

Conheça 5 ferramentas Microsoft gratuitas
OneNote é uma ferramenta que possibilita fazer anotações livremente e de forma colaborativa. Ele funciona exatamente como um bloco de notas, em que você pode inserir tudo que quiser, como fotos, desenhos e vídeos. É mais uma boa forma de trabalhar colaborativamente em sala de aula.

Seus alunos conhecem todas as 27 capitais brasileiras? Que tal marcar um bate-papo viaSkype com uma escola de cada cidade? Promova intercâmbio cultural conversando sobre as particularidades de cada região. Essa é só uma das formas que o Skype pode ser utilizado em sala de aula. Além disso, o programa é gratuito e de simples utilização.

MouseMischief é uma ferramenta que possibilita a manipulação de uma apresentação de PowerPoint por diferentes pessoas e simultaneamente, cada uma em seu computador. Recentemente, foi tema de oficina que aconteceu na PIL Network e é outra ótima forma de se trabalhar colaborativamente em sala de aula.


SongSmith é uma ferramenta de criação musical que não requer conhecimentos musicais formais. Com ela, é possível criar melodias intuitivamente, adicionando sons de instrumentos e incluindo gravações de voz.

As profissões lidam cada vez mais com audiovisual, por isso, trabalhar com vídeo é um bom jeito de despertar diferentes interesses e habilidades dos estudantes. O processo de edição, por exemplo, ajuda a entender como se deve montar uma história. Para isso, o Movie Makersoftware gratuito de edição pode te auxiliar.


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Qual a diferença entre um computador, um smartphone e um tablet?

Qual a diferença entre PC, smartphone e tablet? Blog de Tecnologia. Crédito: Vilmar Oliveira/Editoria de Arte

Quase toda semana, as empresas de tecnologia criam um novo aparelho inovador que promete mudar completamente nossas vidas. Relógios com milhões de funções, despertadores inteligentes, janelas automáticas… Enfim, são tantas coisas que acaba sendo difícil acompanhar todas as novidades.
Para ajudar você, professor, a se situar, comentamos um pouco sobre as características dos três principais tipos de produto que estão circulando por aí – os computadores pessoais (PCs), tablets e smartphones – e a maneira como eles podem te ajudar no seu dia a dia em sala de aula.
Deixem suas dúvidas nos comentários e vamos tentar respondê-las, ok?
Computador É o produto mais antigo da nossa lista, mas nem por isso tem menos recursos. Os primeiros computadores pessoais (PCs) a se popularizarem têm pouca coisa em comum com as máquinas que usamos hoje. Desktops (que ficam fixos sobre as mesas) e os notebooks (aqueles de “abrir e fechar”, que podemos carregar) continuam sendo indispensáveis para quem quer estar conectado.
Como usá-lo no meu dia a dia?
Ele é o mais completo de todos os acessórios. Nele, podemos escrever textos, fazer apresentações de slides, montar planilhas, visitar sites (como o de NOVA ESCOLA), organizar seus arquivos e imagens — como os portifólios da turma — assistir a vídeos e ouvir músicas com mais conforto. É bem provável que você sinta mais facilidade para planejar suas aulas nele, pesquisar materiais para usar em sala de aula e organizar seus registros.
Eu preciso dele?
Provavelmente sim. Eles são a principal maneira de você ser alguém conectado. Apesar do surgimento de novos aparelhos, ainda não surgiu nenhum que conseguisse substitui-lo totalmente.
Smartphone Com a possibilidade de acessar a internet pelo celular e a popularização de redes sociais como o Facebook, os smartphones ganharam espaço no mercado. Apesar de pequenos (as telas maiores chegam a 7 polegadas), são poderosos: neles, é possível instalar aplicativos que ajudam a desenvolver boa parte das tarefas do dia a dia.

Como usá-lo no meu dia a dia?
Fotografar, filmar e gravar em áudio as participações dos alunos são tarefas facilitadas com o smartphone, principalmente se você possui aplicativos como o Evernote (sobre o qual nós já falamos aqui). Ele também é uma mão na roda para você organizar sua agenda de tarefas e compromissos.

Eu preciso dele?
Se você quiser um auxílio tecnológico para dar um toque multimídia ao portifólio dos seus alunos, ele é a ferramenta certa. Também é uma mão na roda na organização do dia a dia, como na montagem da sua agenda, checagem de e-mails, etc. Se nenhuma dessas funções fizer falta a você, você pode esperar mais um pouco para comprar o seu.
Tablet O mais novo e venerado dos produtos dessa lista, é um intermediário entre os dois anteriores. A tela maior do que o smartphone permite que você faça tarefas mais complexas com ele. A mobilidade, maior do que a do computador, permite que você o leve a mais lugares. Apesar disso, não substitui completamente nenhum dos dois anteriores.

Como usá-lo no meu dia a dia?
O maior apelo dos tablets é a possibilidade de utilizá-lo como instrumento de estudo. Muito conteúdo tem sido produzido especificamente para essa plataforma, como as revistas digitais de NOVA ESCOLA e vários livros. Há quem se aventure a escrever textos e relatórios nessa plataforma, mas pode ser difícil para quem está acostumado a usar computadores.
Eu preciso dele?Talvez. Ele pode ser uma mão na roda para quem não tem tanto tempo para ficar em frente ao computador (já que é possível resolver boa parte de suas tarefas nele) ou tem dificuldades para comprar e guardar livros e revistas. Mas não basta possuir o aparelho, é preciso garantir que ele tenha acesso à internet para baixar ou comprar aplicativos e publicações.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Programa do Facebook vale como crédito para estudantes


Mãos na massa, concessão de créditos universitários de acordo com atividades desenvolvidas on-line e programação. No dia 13 de Novembro, o Facebook, em parceria com a Universidade de Stanford, lançou a Open Academy, projeto que quer ajudar estudantes de ciência da computação a se preparar para o mercado de trabalho por meio do desenvolvimento de plataformas de código aberto.
Depois da aplicação de um piloto bem sucedido no ano passado, a Open Academy conseguiu, neste ano, a adesão de mais 22 instituições, como o MIT, a Universidade de Toronto, Universidade do Texas e Universidade de Tóquio. A novidade, entretanto, não é só essa. O programa agora vai permitir que os alunos recebam créditos universitários de acordo com as atividades de codificação desenvolvidas.
O objetivo por trás disso tudo é amenizar a diferença que os estudantes sentem na passagem da academia para o mercado de trabalho. Na primeira etapa do programa, alunos e orientadores das próprias universidades vão passar por um curso intensivo de um final de semana na sede do Facebook. Depois, numa segunda etapa, os alunos voltam para suas universidades e continuam a trabalhar em equipes virtuais, que terão mentores – os orientadores de cada universidade formados pelo Facebook – responsáveis por ensinar, avaliar o desenvolvimento e sugerir maneiras de aplicar melhorias nos códigos, como o do Mozilla que é opensource.
“O desenvolvimento de software como profissão tem muitas características que são distintas de ciência da computação como um assunto acadêmico”, explica o Facebook no anúncio oficial de lançamento. “Os projetos são muitas vezes maiores do que as pessoas que participam deles; gerenciamento de projetos e relações interpessoais podem ter tanto impacto no design de software como questões técnicas e sistemas.”
O curso vai começar oficialmente em fevereiro de 2014, quando vai acontecer a primeira formação de três dias. Além das equipes, que vão se reunir para definir suas bases de código dos projetos, as universidades também devem se reunir para discutir abordagens inovadoras para a melhoria do currículo de ciência da computação como um todo.
Fonte: Porvir

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

8 plataformas adaptativas que você precisa conhecer

Já falamos algumas vezes por aqui sobre o poder do uso de Big DataGlossário compartilhado de termos de inovação em educação na educação e como as chamadas plataformas adaptativasGlossário compartilhado de termos de inovação em educação têm ajudado professores, gestores e redes de ensino a dar mais autonomia aos alunos e a personalizar o processo de aprendizagem. Mas a construção desses algoritmos que analisam o desempenho dos alunos em tempo real e que sugerem conteúdos (vídeos, games, exercícios, textos etc.) específicos para as necessidades de cada um não é uma tarefa fácil.
Ainda são poucas as ferramentas que chegaram lá. Aproveitando o gancho da Education Dive, que publicou recentemente a sua seleção das mais famosas plataformas adaptativas, o Porvir preparou a sua versão da lista incluindo plataformas latinoamericanas. Entre elas estão a Smart Sparrow, que permite que qualquer pessoa crie seu próprio curso, a DreamBox, que personaliza o ensino por meio de games, e a Geekie Games, plataforma nacional que ajuda estudantes a se prepararem para o Enem. Confira:
crédito alex/ fotolia.com

Smart Sparrow
Smart Sparrow é uma startup incubada no Grupo de Pesquisas de Ensino Adaptativo da University of New South Wales, na Australia. Criada em 2010, a plataforma é destinada para os ensinos médio e superior e é a primeira a permitir que qualquer pessoa crie seu curso interativo e adaptativo. Em parceria com mais seis universidades australianas, a Smart Sparrow desenvolveu o Adaptive Mechanics, comunidade para praticar mecânica, no curso de engenharia, que já produziu uma redução de 31% para 7% no número de alunos reprovados na disciplina.
DreamBox Learning
DreamBox Learning é uma plataforma adaptativa de matemática para ensino básico e fundamental 1, que utiliza a lógica da gamificação para personalizar o ensino a partir de todas as decisões, resoluções, cliques e dúvidas de cada aluno. O programa, que já é usado em todos os 50 estados dos Estados Unidos, é conhecido por alcançar resultados positivos em testes padronizados.
Grockit
Grockit é uma empresa de aprendizado colaborativo que começou como uma plataforma teste para preparar estudantes para provas. O programa é personalizado não só de acordo com as respostas certas e erradas dos alunos, mas também avaliando a maneira como eles respondem às questões. A plataforma inclui grupos de estudo, vídeos, instrutores ao vivo e games, os testes preparatórios são desenvolvidos para ensino fundamental 2 e médio, a Grock.it também está disponível para iPad.
Wiley e Snapwiz
A plataforma é fruto de uma parceria entre a editora John Wiley & Sons e a Snapwiz, empresa especializada em soluções de aprendizagem adaptativas. Juntas, as duas empresas lançam a WileyPlus with Orion, voltada para o ensino superior. O site visa integrar ensino adaptativo com um ambiente de aprendizagem on-line com foco em pesquisa, prática, colaboração e avaliações que consideram os pontos fortes e necessidades únicas de cada aluno para fazê-los usar seu tempo de maneira mais eficiente. Antes da unificação, o Wiley Plus já era usado por mais de 2 milhões de pessoas em mais de 20 países.
ScootPad
ScootPad é uma plataforma adaptativa para estudantes do ensino fundamental desenvolverem habilidades de leitura e matemática. Com planos gratuitos, o site, que oferece informações em tempo real para os professores e aprendizado por meio de jogos, tem parcerias com o Google in Education, o Edmodo e a Schoology Platform. Lançada em 2012, a plataforma – que já é usada por mais de 25 mil escolas em mais de 8 mil cidades – também está disponível para celulares e tablets com sistema operacional Android e iPads.
Knewton
Knewton é considerada a maior plataforma adaptativa do mundo e oferece conteúdo personalizado, de diferentes formas, para alunos dos ensinos fundamental 1 e 2 e médio. Com a meta de chegar a mais de 10 milhões de alunos até o ano que vem, a plataforma – que fez uma parceria com a Pearson em agosto deste ano – foi considerada, em janeiro de 2012, a 47a companhia mais inovadora do mundo pela Fast Company.
Geekie Games
Geekie Games é uma plataforma brasileira de ensino adaptativo, lançada em agosto deste ano, que oferece ensino personalizado por meio de games para ajudar estudantes a se prepararem para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Depois que cada estudante realiza os simulados on-line, os algoritmos vão identificar suas necessidades e dificuldades, a melhor maneira de ensiná-lo e apresentar essas informações para que o professor também possa adaptar suas aulas. A plataforma já conta com a adesão das secretarias de educação do Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará e Pernambuco.
Plataforma Adaptativa de Matemática (PAM)
É uma plataforma adaptativa de matemática uruguaia voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, que oferece um sistema de avaliação integral com relatórios de desenvolvimento para alunos e professores. A plataforma com mais de 100 mil exercícios, além de glossários, arquivos de textos e quizzes, e desenvolve micro e macroadaptabilidade, promovendo a personalização tanto individual como para um grupo de estudantes, de acordo com as semelhanças de suas necessidades, conhecimentos e desenvolvimentos.

domingo, 24 de novembro de 2013

Google lança novo canal YouTube Edu


O Google anunciou o lançamento do seu novo canal de educação em português, oYouTube Edu. Nesse novo espaço educativo, o usuário tem acesso a cerca de 8 mil videoaulas de professores brasileiros com conteúdos voltados ao ensino médio. São vídeos de biologia, física, português, matemática e química que já estavam disponíveis no YouTube mas que agora foram selecionados por uma curadoria de especialistas coordenada pela Fundação Lemman, parceira da iniciativa. A previsão é que a partir de 2014, o canal contemple conteúdos de outras matérias e também de outros níveis de ensino, como o fundamental e também o ensino superior. O portal está inclusive com uma chamada aberta para que outros professores e canais compartilhem seus conteúdos para que possam ser avaliados pela equipe de curadores.
Com o lançamento do canal, o Brasil se torna o segundo país a receber o projeto de um portal exclusivo de educação dentro do ambiente do YouTube. Os Estados Unidos ganhou uma página com conteúdos avalizados por instituições de ensino em 2009. Assim, se antes o usuário brasileiro que buscava por conteúdo de educação no YouTube era direcionado a uma página que aglutinava uma série de vídeos sobre o assunto, agora ele contará com um novo ambiente com conteúdos mais seletivos e de qualidade atestada por especialistas da área (mais informações abaixo). Dessa forma, alunos, professores e até mesmo empreendedores que trabalham com plataformas educativas terão à disposição uma seleção pronta de aulas que podem ser assistidas em casa ou visualizadas em sala de aula.
“Não nos preocupamos com formato. Pode ser uma aula divertida, gamificada, com lousa ou com o professor tocando violão. A ideia não era essa, pelo contrário. O melhor formato e como gosta de aprender é um critério pessoal de cada aluno ou usuário. Nos preocupamos principalmente com o fato dos conteúdos estarem corretos e organizados”, explica Denis Mizne, diretor da Fundação Lemann.
Videoaulas
O YouTube Edu dividiu os vídeos selecionados não apenas por matérias (biologia, física, português, matemática e química), mas também por assuntos. Assim, o usuário pode selecionar os temas das disciplinas que mais interessam. Por enquanto, são cerca de cinco temas por cada matéria. Assim, quem estiver interessado em aprender mais sobre biologia, pode selecionar videoaulas sobre genética, saúde, ecologia, seres vivos ou evolução da vida.
E os usuários que já assistiam às videoaulas presentes no YouTube não vão se surpreender com os vídeos selecionados nessa primeira etapa. Os instrutores que guiam os vídeos são figuras conhecidas no meio virtual pelos estudantes. Paulo Jubilut, do canal Biologia Total e Cesár Medeiras, ou simplesmente Nerckie – como é apelidado na rede – , são alguns dos professores mais populares da web que tiveram vídeos selecionados para participar no YouTube Edu. Além disso, nessa primeira fase, também foram selecionados conteúdos de canais e plataformas como a Aula Livre, oDescomplica e o Khan Academy.
“Acho que essa concentração de aulas de qualidade vai ser importante para os professores que fazem seus vídeos que terão mais visibilidade, assim como para os alunos que vão ter mais opções reunidas e podem escolher como aprender”, diz Nerckie.
Fonte: Porvir

Nova plataforma Google chama especialistas para você


Depois de dois cliques, a plataforma avisa: você é o próximo da fila. Fácil assim? Fácil assim. Em menos de dois minutos, aparece Jeremy, todo prestativo, se oferecendo para dar dicas de nutrição. “Não chegue às comemorações com fome” ou “Procure saber tudo o que será oferecido antes de comer muito do primeiro aperitivo a ser servido”, aconselhou ele, em inglês. Jeremy é um dos instrutores da sessão “Party-proof your weight loss!” (ou Perda de peso à prova de festas, em livre tradução), do Google Helpouts.
Lançada nesta semana, a plataforma de aprendizado colaborativo do Google reúne uma série de especialistas que oferecem videochamadas sobre tópicos específicos de oito categorias: arte e música, computadores e eletrônicos, culinária, educação e carreiras, moda e beleza, bem-estar e nutrição, saúde, casa e jardim. “A ajuda pode ser uma resposta rápida para um problema que você esteja tendo agora, como consertar o portão da garagem, ou como limpar os vírus do computador; ou pode ser um auxílio para um projeto inteiro, como construir um deque. Pode ser aprender uma nova habilidade, como falar francês ou desenhar cartoons; ou pode ser um conselho mais geral, como como melhorar seu físico ou sua escrita”, escreveu Udi Manber, VP de engenharia no blog oficial do Google por ocasião do anúncio da plataforma.
O único pré-requisito para acessar as aulas é ter uma conta no Google +. A videochamada usa a tecnologia do Google Hangout, conectando o especialista ao usuário ao vivo por vídeo. Os horários podem ser pré-agendados ou pode ser que haja um especialista de plantão, esperando os usuários aparecerem para tirar dúvidas. Antes de começar as aulas, o interessado pode ver um pequeno vídeo de introdução à aula e conferir as qualificações do instrutor. Além disso, abaixo da descrição do assunto a ser tratado, é possível ver a avaliação de outros usuários ao curso. “Uma vez que você esteja em um Helpout, você pode fazer mais do que falar – você pode compartilhar sua tela de computador, editar uma apresentação colaborativamente ou gravar o seu Helpout. E se a experiência não suprir suas expectativas, nós devolvemos o seu dinheiro”, continuou Manber. 
Sim, o preço. Em alguns casos, como no das dicas para não exagerar nas festas, elas são oferecidas por grandes empresas e são gratuitas. Em outros, o usuário deve pagar por sessão ou por duração. Por exemplo: Gisele Sendra dá dicas de como se vestir bem por US$ 10 a sessão. A Top Chef University dá noções básicas de culinária para iniciantes por US$ 14,99 a sessão ou US$ 0,99 por minuto. O Google fica com 20% do valor cobrado. E, assim que a aula acaba, o usuário recebe um email para avaliar o atendimento do especialista.
Apesar de estar no ar apenas há poucos dias, o Helpout já tem centenas de cursos ou aulas disponíveis. Nenhuma, por enquanto, está em português. Veja vídeo, em inglês, de apresentação da plataforma.




Fonte: http://porvir.org

sábado, 23 de novembro de 2013

Google lança portal para estimular excursões virtuais pedagógicas


O gigante da tecnologia lançou uma plataforma que estimula a criação de atividades pedagógicas baseadas em excursões virtuais. Com o Connected Classrooms, estudantes poderão visitar aquários, zoológicos e museus sem sair da sala de aula. Para tanto, o professor deve ficar atento ao calendário de transmissões de Hangouts de parceiros do Google+, como o Aquário de Seattle, o Zoológico de Minnesota ou oMuseu de Arte da Filadélfia, por exemplo.
No dia do evento, o grupo de alunos pode acompanhar à transmissão on-line e assim interagir com os especialistas e estudiosos dessas instituições que sempre montam uma programação especial voltada aos estudantes. Com o Connect Classrooms, o Google busca estimular a utilização da ferramenta de Hangout, uma espécie de conferência on-line interativa. Com ela, durante a transmissão, os alunos ainda podem tirar dúvidas e interagir com outros estudantes que também acompanham o evento ao vivo. Previamente, no entanto, é aconselhável que o professor planeje alguma atividade mais específica para que os resultados da experiências sejam mais eficazes.
Fonte: Porvir

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Empresa dá cursos profissionais on-line de graça

A ideia de dar treinamentos de graça voltados para o mundo do trabalho pela internet pode parecer inspirada no boom dos MoocsGlossário compartilhado de termos de inovação em educação (cursos online gratuitos, em escala) oferecidos a partir do início de 2012 por grandes universidades, principalmente, dos Estados Unidos. Mas não é. Desde 2007, a empresa irlandesa Alison (Advance Learning Information Systems Online)se propõe a ensinar competências profissionais a distância para quem sente necessidade de aprimorar seus conhecimentos e se preparar para o mercado de trabalho.
Até o fim do primeiro semestre deste ano, dois milhões de pessoas já haviam se cadastrado no site. Atualmente são mais de 500 cursos, como os de contabilidade, gestão de projetos, noções de computação, línguas e técnicas digitais. Desses, cerca de 300.000 concluíram os treinamentos.
crédito viperagp / Fotolia.com

Os cursos têm dois modelos, um curto, de uma hora e meia a duas horas, e outro mais longo, de 9 a 12 horas de duração. Além de ter acesso ao material e às aulas, os alunos ainda recebem um certificado de conclusão, pelo qual também não pagam nada. Mesmo assim, o fundador e CEO da Alison, Mike Feerick, garante que a organização é uma empresa social, mas com fins lucrativos. A maior parte dos rendimentos vem da publicidade. Outra fonte de receita é a taxa cobrada por quem quer receber um diploma impresso.
Em 2005, quando Mike decidiu abrir a Alison, fez questão de que o negócio não dependesse de doações. “Eu trabalhei com uma respeitada instituição filantrópica que destinou US$ 8 bilhões para fazer o bem, mas me dei conta de que mesmo este valor é apenas um pingo de água no oceano para resolver os problemas dos pobres no mundo. O que realmente pode causar impacto social é um negócio com um modelo sustentável, que dê lucro e possa ser escalável”, afirmou em entrevista ao Porvir.
Otimista com o crescimento da empresa, que no último mês chegou a 150 mil novos usuários, ele atribui parte do sucesso ao terceiro item oferecido de graça pela plataforma: a possibilidade de avaliar conhecimentos e validar os aprendizados. Os alunos da Alison podem acessar o site a qualquer momento e prestar um teste rápido, de 20 a 30 perguntas, para comprovar que fizeram o curso e adquiriram os conhecimentos ministrados. Assim, no momento de uma entrevista de emprego, os recrutadores têm condições de verificar facilmente se os candidatos realmente sabem o que afirmam saber.
“No sistema de ensino tradicional, as pessoas concluem treinamentos, recebem um pedaço de papel e pedem que todos acreditem nele. Nós oferecemos a possibilidade de testar isso”, diz Feerick. Na outra ponta, para garantir a qualidade dos cursos oferecidos pela Alison, os publishers, como são chamados os professores e instituições que elaboram os treinamentos, recebem para publicá-los no site. Isso é feito a partir da divisão da receita de cada curso, tanto da publicidade como da venda de diplomas impressos. A empresa hospeda desde aulas de grandes instituições como a Microsoft e o British Council, até de especialistas individuais em determinados assuntos. São mais de 100 provedores de conteúdo.
“Há três razões para as pessoas publicarem seus cursos na Alison: uma é para ganhar dinheiro, a segunda é para dividir o que sabem de uma maneira altruísta, e a terceira é para se tornar conhecido. Temos 2 milhões de usuários”, explica o CEO da empresa.
Alison no Brasil
Diferente do que ocorre nos Moocs de universidades top como MIT e Harvard, a participação de brasileiros ainda é pequena na Alison. São apenas 15 mil cadastrados, a maioria nos cursos de língua inglesa. Atualmente, os países que mais usam a ferramenta são Índia, Paquistão, Egito, Estados Unidos, Inglaterra, Indonésia, Filipinas, Uganda, Tanzânia e Nigéria.

Mike Feerick avalia que isso vai mudar quando os treinamentos forem traduzidos. Cerca de 2.000 voluntários já trabalham para disponibilizar aulas em árabe, francês e espanhol. “Estamos procurando pessoas que ajudem nesse trabalho em português também”, conta Mike, que prevê o lançamento de uma versão do site em língua portuguesa até o fim do ano. A Alison é uma das seis vencedoras do Wise Awards, prêmio internacional que destaca ideias inovadoras em educação e que está acontecendo esta semana em Doha, no Catar.

Envio de mensagem e e-mail no Google Plus veja como ativar

Descubra como ativar o recurso de envio de mensagem e de e-mail para um perfil do Google Plus
Enviar mensagem e e-mail no Google PlusGeralmente como visitamos um perfil que ainda não pertence ao nosso circulo de amizade, e queremos falar com esta pessoa, algum assunto que não seja pública, precisamos pelo menos enviar uma mensagem privada para ela, porém,  no Google Plus por padrão isto está desativado.
Para que seja possível disponibilizar este recurso no Google Plus é necessário antes acessar a área de configuração e ajustar o perfil para esta realidade, feito isto, as pessoas poderão enviar mensagem privada e também e-mail para entrar em contato com você.
Qual vantagem deste recurso?
Considerando que seu perfil nas mídias é um canal público, ao disponibilizar estas opções, você permite que as pessoas tenham outras formas de entrar em contato com você, que não sejas de forma pública, permitindo assim uma conversa mais direcionada e reservada.
Posso escolher quem pode me enviar mensagem ou e-mail?
Sim, na área de configuração você poderá definir isto e de forma separada, ou seja, definir uma regra para o enviou de mensagem e outra para e-mail.
Exemplo: É possível definir que somente meus contatos podem enviar mensagem e que todos podem enviar e-mail.
As opções disponíveis para esta configuração são:
Público: Qualquer pessoa poderá enviar.
Seus círculos: Somente as pessoas que você adicionou aos seus círculos poderão enviar.
Círculos estendidos: Seus círculos e os círculos de seus círculos.
Personalizado: Você poderá definir um círculo ou círculos específicos.
Somente você: ninguém poderá te enviar mensagem ou e-mail.
Como configurar
Acesse o meu do seu perfil que está ao lado esquerdo e clique em “Configurações” na parte inferior, onde está escrito “Perfil” conforme imagem abaixo, ative a opção “Permitir que as pessoas lhe enviem uma mensagem de seu perfil” , para o enviou de mensagem ou ainda “Permitir que as pessoas lhe enviem um e-mail de seu perfil” para o enviou de e-mail
ativar envio de mensagem e email no Google Plus
Feito isto seu perfil já estará preparado para ser mais social e permitir que as pessoas que não te conheçam, possam ter outras formas de entrar em contato, mesmo antes de fazer parte de seu círculo de amizade.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Bloquear convites para aplicativos e jogos no Facebook

Aprenda como bloquear convites para aplicativos e jogos no Facebook
Sbloquear convite de jogos no Facebookabe aqueles convites que chegam na sua área de notificação informando que “Fulano” te enviou um convite para “tal jogo” ou ” tal aplicativo”? São inúmeros os convites que recebemos diariamente com este tipo de situção dentro do Facebook, é algo que nos tira do sério, pois temos que perder um bom tempo do acesso respondendo aos convites.
Antes de mostrar como desativar este recurso, é bom explicar como funciona este processo, pois, muitas pessoas perdem a amizade no Facebook por conta deste convites.
Vamos ao entendimento de como o convite é enviado.
Imagine que você resolva instalar um destes jogos ou aplicativos oferecidos pelo Facebook, ao adicionar o aplicativo no Facebook, é feita a pergunta (que quase ninguém lê), questionando se você permite dar acesso à sua lista de contatos e outros informações, é neste ponto que todo clicam em “OK” sem ler o que estava escrito, neste momento você acaba de gerar um grande problema para você e para seus amigos, pois, todas as vezes que você entrar no jogo ou aplicativo, o sistema dispara um convite para todos os seus contatos em seu nome.
Descubra como resolver este problema de uma maneira prática e sem excluir seus contatos, pois, no  primeiro momento o que mais desejamos é eliminar a pessoa, mas isto pode ser resolvido sem quebrar o vínculo com o seu contato, veja como:
1 –  no momento que você acessar a área de notificação e ver o convite de um de seus contatos, clique ao lado do convite e clique no “X”, veja a imagem.
desativar convite jogos e aplicativos no Facebook
2 – Então aparecerá uma outra janela, onde será perguntado se você realmente deseja desativar o convite para aquele determinado jogo ou aplicativo, clique em “Desativar”, veja a imagem
desativar convites para jogos e aplicativos 2
Feito isto o sistema mostrará a mensagem, informando que você não receberá mais notificações sobre aquele jogo ou aplicativo que você acabou de bloquear, confira.
desativar convites para jogos e aplicativos 3
Ao final deste processo seu problema está resolvido com este aplicativo ou jogo, porém , lembre-se que são vários jogos e aplicativos existentes dentro do Facebook, sendo assim, todas as vezes que alguém enviar um convite para um outro tipo de jogo, ou outro aplicativo, você precisará realizar os mesmo procedimentos.