sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Mundo Web: Diferenças entre Blogs, Fóruns e Redes



Na internet é fácil obter diversas ferramentas para interagir com outras pessoas, mas para saber quais utilizar e quando, é importante saber as diferenças. Muitas pessoas escrevem perguntando qual a diferença entre fóruns, blogs e redes, portanto decidi escrever este post para explicar isso, especialmente sobre o uso e os benefícios de cada ferramenta, em vez dos fundamentos técnicos.

Os fóruns são como misturadores sociais, onde todo mundo supostamente está no mesmo nível, na mesma situação e, simplesmente, quer discutir com os outros. Esta ferramenta de comunicação, de muitos para muitos, permite que qualquer um inicie um tópico, e que qualquer um responda, ou até mesmo, ninguém. Os integrantes, muitas vezes, estão no mesmo nível e o conteúdo em geral, é segmentado por um tópico específico, em vez de por pessoa.
O blog é como um discurso em que o orador (blogueiro) está no controle da discussão, mas muitas vezes, permite que o público (internautas visitantes do blog) faça perguntas e deixe comentários. Inicialmente o blog era feito por um autor apenas, diariamente; mas hoje, é possível encontrar blogs feito por equipes especializadas, com muitas postagens por dia. No contexto da comunicação empresarial, o blog é uma ferramenta opcional que a empresa utiliza para conversar com o mercado, bem como para participar de conversa que os internautas blogueiros podem ter sobre a empresa e os produtos.
As redes são como mesas redondas de debates em um conferência. Imagine uma grande sala de conferência com várias mesas, cada uma com a respectiva identificação e um convite para um debate. As redes permitem que seus integrantes se organizem em torno de relacionamentos ou interesses de uma determinada pessoa, ao invés de apenas debater um tópico. A rede é conectiva e permite introduzir novas pessoas para o grupo, ou conectar-se com outras redes, através de uma variedade de interesses comuns, profissionais e pessoais. As redes são ótimas ferramentas, pois permitem a integração de diferentes profissionais com o objetivo de compartilhar informação, conhecimento e interesses.
É importante conhecer os diferentes tipos de ferramentas digitais disponíveis na caixa de ferramentas da web, porque cada tipo de acessório satisfaz uma necessidade diferente. Antes de recorrer a uma determinada ferramenta, é importante que, primeiro você conheça sua comunidade, entenda a dinâmica que une essas pessoas, de onde elas são, onde querem chegar, e se possível, descubra como é que usam as tecnologias sociais e, mais importante, o que é que elas estão falando.

Para saber mais sobre ferramentas na web clique aqui.


Fonte: Owvang, J. Analista Industrial, Vale do Silício, EUA (tradução adaptada para o Blog Cultmidia por Regina Cunha)

Água -Vídeo e Atlas


Um Atlas Mundial demonstra a disponibilização da água no planeta.Veja aqui.

E no vídeo abaixo, o infográfico mostra as mudanças.




Abaixo o ciclo da água


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores

Novas tecnologias no ambiente escolar

De acordo com Professor José M.  Moran 


“Já não aceitamos o modelo industrial (embora mantenhamos muitas de suas estruturas organizacionais e mentais), mas também percebemos que não participamos plenamente da sociedade do conhecimento; só incorporamos alguns dos seus valores e expectativas. A implantação das tecnologias nas escolas segue, em geral, três etapas. Na primeira, elas são utilizadas para melhorar os processos consolidados, automatizando-os, digitalizando documentos e com isso otimizando o desempenho e os custos. Na segunda etapa, a escola insere parcialmente as tecnologias no projeto educacional. Abre laboratórios conectados à Internet, cria uma página para divulgar sua proposta, seus cursos e alguns aplicativos de pesquisa e comunicação. Na terceira, que começa atualmente, com os avanços da banda larga e da mobilidade, as escolas estão repensando seu projeto pedagógico, seu plano estratégico e introduzem mudanças significativas como a flexibilização parcial do currículo, com atividades online combinadas com as presenciais. Essa nova escola se tornará mais visível nos próximos anos, com a chegada da geração digital à vida profissional.”

Scratch


Scratch é uma nova linguagem de programação desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, é uma linguagem muito simples e intuitiva ideal para crianças e jovens. Unindo diversos tipos de mídias , como imagens, sons e outros programas, podemos criar desenhos, formas geométricas, animações, histórias interativas, games, simulações de física e matemática, além de uma série de atividades interativas.

Você pode trabalhar o Scratch com os alunos do fundamental II, eles aprendem idéias matemáticas e de computação, conceitos de interação e condicionais, design e lógica. Os alunos podem fazer o cadastro no site para publicar os trabalhos produzidos nas aulas de informática. 


Você pode baixar o Scratch gratuitamente no sitehttp://www.scratch.mit.edu/

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Guia para uso responsável da internet




Este site é um guia bem prático para orientar e auxiliar professores, pais e crianças na utilização da internet. Traz dicas de segurança, como denunciar crimes digitais, como proteger seu computador, o que é netiqueta e muitas outras informações úteis.

No site encontramos quadrinhos, vídeos e jogos sobre os assuntos relacionados, você também pode fazer download do guia Uso Responsável da Internet. O site possui três tipos de acessos: crianças, professores e pais. Clique na imagem abaixo para acessar o guia.
Acesse e confira

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sites Educacionais - Jogos

Museu Virtual



- Para mudar de direção, mantenha a seta do mouse no centro da imagem e pressionando o botão esquerdo do mouse (não solte-o), arraste-o vagarosamente para onde deseja olhar;

- Utilize as setas para navegar pelo museu;

- Para visualizar a visita em tela cheia, clique rapidamente duas vezes sobre a imagem;

- Veja detalhes das peças e suas informações ao clicar nos ícones ao lado de cada peça, na janela que se abre há opção de “aproximar”, clique sobre a imagem;

- Para informações adicionais utilize o botão INFO situado na parte inferior da imagem;

- Para se localizar no museu, utilize o mapa situado na parte superior da imagem, onde está escrito MAPA. Em algumas visitas há ainda a opção de trocar de mapa (para mudar de setor no museu), utilize a barra de navegação ao lado do botão MAPA;

- No mapa, existem pontos, os quais funcionam como acesso rápido a quaisquer setores do museu, basta clicar sobre eles.

Dúvidas ou sugestões entre em contato: contato@eravirtual.org
.



Youblisher, o que é?



Youblisher é um serviço web que transforma os seus documentos em revistas digitais, permitindo que qualquer usuário acesse o conteúdo que você disponibilizou:
Para se cadastrar no http://www.youblisher.com/  basta informar o seu endereço de email, uma senha e o nome de usuário que você deseja. Um código de confirmação será então enviado para a sua caixa postal e, assim que você validá-lo, já poderá fazer o login e o upload de arquivos.
Uma dica é criar livrinhos de histórias ou releituras para os alunos.

Conversor de arquivos online

Ótima dica!
Livre conversor de arquivos on-line.Pra quem precisa converter vídeos, audios, documentos!
Esse site é ótimo!



ttp://www.online-convert.com/

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

09 DICAS PARA MELHORAR A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS


A leitura é o meio mais importante para chegarmos ao conhecimento, portanto, precisamos aprender a ler e não apenas “passar os olhos sobre algum texto”. Ler, na verdade, é dar sentido à vida e ao mundo, é dominar a riqueza de qualquer texto, seja literário, informativo, persuasivo, narrativo, possibilidades que se misturam e as tornam infinitas. É preciso, para uma boa leitura, exercitar-se na arte de pensar, de captar ideias, de investigar as palavras… Para isso, devemos entender, primeiro, algumas definições importantes:
TEXTO
O texto (do latim textum: tecido) é uma unidade básica de organização e transmissão de ideias, conceitos e informações de modo geral. Em sentido amplo, uma escultura, um quadro, um símbolo, um sinal de trânsito, uma foto, um filme, uma novela de televisão também são formas textuais.
INTERLOCUTOR
É a pessoa a quem o texto se dirige.
TEXTO-MODELO
“Não é preciso muito para sentir ciúme. Bastam três – você, uma pessoa amada e uma intrusa. Por isso todo mundo sente. Se sua amiga disser que não, está mentindo ou se enganando. Quem agüenta ver o namorado conversando todo animado com outra menina sem sentir uma pontinha de não-sei-o-quê? (…)
É normal você querer o máximo de atenção do seu namorado, das suas amigas, dos seus pais. Eles são a parte mais importante da sua vida.”
(Revista Capricho)
MODELO DE PERGUNTAS
1) Considerando o texto-modelo, é possível identificar quem é o seu interlocutor preferencial?
Um leitor jovem.
2) Quais são as informações (explícitas ou não) que permitem a você identificar o interlocutor preferencial do texto?
Do contexto podemos extrair indícios do interlocutor preferencial do texto: uma jovem adolescente, que pode ser acometida pelo ciúme. Observa-se ainda , que a revista Capricho tem como público-alvo preferencial: meninas adolescentes.
A linguagem informal típica dos adolescentes.
09 DICAS PARA MELHORAR A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
01) Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02) Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;
03) Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes;
04) Inferir;
05) Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06) Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;
07) Fragmentar o texto (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08) Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
09) O autor defende ideias e você deve percebê-las;
E para testar os conhecimentos vai uma atividade interessante!
Sucesso!
TEXTO I
“RIO – Com dois gols de um iluminado Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em partida da 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Raúl fez o outro gol do time de Madri, com Cáceres e Martins marcando para os anfitriões. O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competição, justamente as partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora.”
(O Globo on line – 02/03/08)
1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?
TEXTO II
“O cantor Jerry Adriani interpreta sucessos do disco Forza Sempre, além de versões em italiano de canções do grupo Legião Urbana e do cantor Raul Seixas. O show acontece hoje no palco da Sala Baden Powell.”
O Globo on line – 02/03/08
1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?
TEXTO III
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
1) Segundo o Texto III, o cientista americano está preocupado com:
(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.
2) Para o autor, a humanidade:
(A) demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.
3) Da maneira como o assunto é tratado no Texto III, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.
4) A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” (l. 4 – 5) quer dizer que o cientista é:
(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
5) Se o homem cuidar da natureza _______ mais saúde. A forma verbal que completa corretamente a lacuna é:
(A) teve.
(B) tivera.
(C) têm.
(D) tinha.
(E) terá.
GABARITO
Texto I
1. Leitores que gostem de futebol.
A linguagem peculiar desse tipo de texto: partida, fora de casa, campeonato, rodada etc.
Além dos nomes de times e o conhecimento sobre a estrutura de um campeonato.
Texto II
1. Fãs do cantor Jerry Adriani.
Ao interlocutor é necessário o conhecimento da carreira do cantor.
Texto III
1. A
2. C
3. B
4. D
5. E

Fonte: http://portuguesemfoco.com/