sexta-feira, 24 de maio de 2013

CAÇA PALAVRAS



Caça palavras

É um passatempo que consiste de letras arranjadas aparentemente aleatórias. O objetivo é encontrar e circundar as palavras escondidas tão rapidamente quanto possível.
Alguns professores usam como ferramentas educacionais para crianças, o benefício é desenvolver o raciocínio e que a criança perceba a forma correta da escrita das palavras.
Use sua criatividade e monte o seu!

Acesse e confira :http://www.lideranca.org/word/palavra.php








quarta-feira, 15 de maio de 2013

Aula Livre - O seu portal de cursos grátis


No Aulalivre.net, você tem acesso a um curso completo de revisão para vestibular e Enem totalmente grátis. São mais de 100 videoaulas distribuídas entre as principais disciplinas mais cobradas nas provas de vestibulares e no Enem. Além disso, você ainda poderá fazer exercícios, baixar provas e apostilas de cada aula em PDF. Faça já a sua inscrição.

http://www.aulalivre.net/

Tv Escola - O canal da educação

http://tvescola.mec.gov.br/
Neste site, a TV Escola disponibiliza vídeos , textos e aulas de todas as disciplinas que podem ajudar e complementar nossas aulas.

Aplicativos para aprender Geografia no celular


Fonte: http://equattoria.blogspot.com.br/2012/05/conhecendo-o-mundo-aplicativos-de.html

Countries of the World

Aplicativo de geografia para Android


Countries of the World é uma excelente forma de estudar geografia e aprender 
um pouquinho mais sobre os países do mundo. Com esse aplicativo gratuito para 
Android, você pode descobrir muitas informações novas sobre os países e suas
 principais características, como idioma, população etc.

Descrição

Aprenda sobre todos os países do mundo com Countries of the World. Você 
pode buscar informações sobre as capiais do mundo, as religiões dos países, 
suas bandeiras e muitos outros itens. Você pode buscar países em um mapa 
interativo ou utilizando a ferramenta de busca do programa.
Além disso, Countries of the World também possui um Quiz para você testar 
seus conhecimentos em geografia. Para facilitar a utilização de todos as ferramentas 
e o manuseio do mapa, Countries of the World possui o recurso de “zoom com 
pinça”, onde você pode aproximar e afastar os itens na tela abrindo e fechando 
os dedos.
PARA BAIXAR CLIQUE AQUI.

Conhecendo o mundo: Aplicativos de Geografia para 

Android e iPAD

Cartilha de Segurança na Internet


Estamos diariamente ligados ao mundo virtual e para navegarmos com segurança nada melhor do que esclarecer as principais dúvidas relacionadas a segurança no uso de computadores e redes e também o significado de conceitos e termos que são utilizados frequentemente na Internet.
Cartilha de Segurança para Internet traz um guia para vários procedimentos e a postura que o usuário deve ter para garantir a sua segurança na Internet.

Veja o conteúdo da Cartilha:

Parte I: Conceitos de Segurança
Esta parte da Cartilha apresenta conceitos de segurança de computadores, onde são abordados temas relacionados às senhas, engenharia social, malware, vulnerabilidade, ataques de negação de serviço, criptografia e certificados digitais. Os conceitos aqui apresentados são importantes para o entendimento de partes subseqüentes desta Cartilha.

Parte II: Riscos Envolvidos no Uso da Internet e Métodos de Prevenção
Esta parte da Cartilha aborda diversos riscos envolvidos no uso da Internet e seus métodos de prevenção. São discutidos os programas que possibilitam aumentar a segurança de um computador, como antivírus e firewalls, e apresentados riscos e medidas preventivas no uso de programas leitores de e-mails,browsers, programas de troca de mensagens, de distribuição de arquivos e recursos de compartilhamento de arquivos. Também é discutida a importância da realização de cópias de segurança.

Parte III: Privacidade
Esta parte da Cartilha discute questões relacionadas à privacidade do usuário ao utilizar a Internet. São abordados temas relacionados à privacidade dos e-mails, à privacidade no acesso e disponibilização de páginas Web, bem como alguns cuidados que o usuário deve ter com seus dados pessoais e ao armazenar dados em um disco rígido.

Parte IV: Fraudes na Internet
Esta parte da cartilha aborda questões relacionadas a fraudes na Internet. São apresentadas algumas maneiras de prevenção contra ataques de engenharia social, situações envolvendo fraudes comerciais e bancárias via Internet, bem como medidas preventivas que um usuário deve adotar ao acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking. Também é apresentado o conceito de boato (hoax) e são discutidas algumas implicações de segurança e formas para se evitar sua distribuição.

Parte V: Redes de Banda Larga e Redes Sem Fio (Wireless)
Esta parte da Cartilha discute implicações de segurança peculiares aos serviços de banda larga e de redes sem fio (wireless). Também apresenta algumas recomendações para que usuários destes serviços possam utilizá-los de forma mais segura.

Parte VI: SPAM
Esta parte da Cartilha aborda o conceito despam e os problemas que ele pode acarretar para usuários, provedores e empresas. Também são citadas técnicas de filtragem que podem ser utilizadas por usuários para tentar bloquear o recebimento de spams.


Parte VII: Incidentes de Segurança e Uso Abusivo da Rede
Esta parte da Cartilha aborda tópicos relativos a incidentes de segurança e uso abusivo da rede. São discutidos os conceitos de política de segurança, política de uso aceitável, registros de eventos e sistemas de detecção de intrusão. Também são discutidos os procedimentos relativos ao processo de identificação e notificação de incidentes de segurança.

Parte VIII: Códigos Maliciosos (MalWare)
Esta parte da Cartilha aborda os conceitos e métodos de prevenção para diversos códigos maliciosos (malwares), que são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas em um computador. Dentre eles serão discutidos vírus, cavalos de tróia, spywaresbackdoorskeyloggerswormsbotsrootkits.

Cheklist : Este checklist resume as principais recomendações contidas na Cartilha de Segurança para Internet. A numeração adotada neste checklist não possui relação com a adotada nas outras partes da Cartilha.

Glossário : Refere-se a um conjunto de especificações desenvolvidas pelo IEEE para tecnologias de redes sem fio.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Game da Reforma Ortográfica



A FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, apresenta o Game da Reforma Ortográfica, uma maneira interativa e divertida de aprender mais sobre as novas regras da língua portuguesa. Confira o game abaixo e aproveite para conhecer mais sobre as alterações da reforma ortográfica.

Acesse e confira: http://www.fmu.br/game/home.asp


HotFreeBooks




Olá  leitores do Educação Informatizada

HotFreeBooks é uma daquelas páginas essenciais para fanáticos pela leitura, na qual podemos encontrar todo tipo de livros para ler sem necessidade de baixar nada. Podemos buscar livros por título, por autor, ou também buscar quais são os livros mais lidos.
Além disso, HotFreeBooks não é exclusivo para clássicos da literatura ou livros de setores específicos: no portal encontramos livros, novelas e guias de todo tipo, desde manuais de psicologia até clássicos como por exemplo Huckleberry Finn de Mark Twain.
O site oferece mais de 20.000 livros para ler on-line, os quais podemos ajustar a letra e o tamanho da página, e também oferece a característica particular de poder fazer clic em uma palavra para obter sua definição.

Acesse e confira

http://www.hotfreebooks.com/

Dicas de como usar o Facebook na educação



Os alunos de hoje fazem parte desta comunidade que fascina. Para isso a necessidade de repensar de como fazer do seu uso uma ferramenta para o conhecimento e para tornar a aula mais dinâmica, mais atrativa.
Devemos usar as redes sociais para mostrar a produção dos alunos e ressalta que é importante os alunos serem guiados. Para a eficiência pedagógica do uso das ferramentas de rede social é preciso que tanto professores como alunos devem estar conscientes do uso responsável com orientações que possam tornar o processo de construção de conhecimento cooperativo, mediado e planejado, caso contrario o processo  pedagógico pode se tornar tão comum como um Chat de bate papo sem objetivo.
O próprio Facebook disponibilizou este ano uma série de dicas para professor usarem a rede social dentro e fora da sala de aula, e também orienta em como guiar os alunos no seu uso. O seu conteúdo é em inglês está disponível, foi criado também uma página chamada Facebook Education, que reúne diversos educadores que compartilham suas experiências.
Diante dessa experiência, confira abaixo algumas dicas de como fazer um bom uso dessa rede social na educação:
1 – O Facebook é uma ótima ferramenta para que professores  e alunos de uma mesma escola possam compartilhar suas experiências. “Um canal da escola poderia possibilitar a interação dos educadores participantes no compartilhamento de propostas pedagógicas, discussão sobre temas de importância da comunidade escolar,  desenvolvimento de projetos de ação interdisciplinar,  aproximar os profissionais e alunos favorecendo o relacionamento interpessoal”, apontou Carlos Lima.
2- Com as redes socais os alunos tem a possibilidade de conversar com o professor tirando dúvidas, ou o ele pode marcar um horário individual ou em grupo para que todos se conectem. É importante dar devolutivas as questões postadas, destaca Jane Reolo, “Mas perceber e incentivar que os próprios integrantes do grupo respondam pode desenvolver a cultura da colaboração”.
3- Nas redes sociais os professores também podem dar a oportunidade para a comunidade conheça os trabalhos dos alunos por meio do compartilhamento dos resultados.
4- Criar grupos de monitoria com seus alunos, assim um aluno que tem mais dificuldade pode ser acompanhado pelo seu colega que o ajudará nas suas dúvidas. Essa ação, além de dinamizar o tempo do professor com o aluno, ainda pode fortalecer os vínculos de confiança e amizade.
5- Utilizar os eventos, que podem ser abertos ou fechados aos integrantes do grupo, também é uma forma de encontrar facilmente outras discussões, pois com o feed de notícias as datas vão se sobrepondo.
Essas são só algumas das possibilidades de uso do Facebook na educação, mas já é uma boa forma de começar!
Fontes:

Aulas Animadas

JOGO DO PLURAL


Brinque neste jogo e aprenda as principais regras na formação do plural





Jogo de Xadrez

Este esporte milenar pode ajudar - e muito - no desenvolvimento intelectual do seu filho.



xadrez, que surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, é muito mais que um jogo. Como bem definiu o escritor Johann Wolfgang Goethe, há mais de dois séculos: "O xadrez é um excelente exercício mental". Tal frase é comprovada por estudos como o da Universidade de Hong Kong, que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática. Na Venezuela, o projeto Learning to Think Project concluiu que até mesmo o QI de uma criança pode ser aumentado por meio do treino do xadrez. Além disso, a pesquisa de William Levy, do Departamento de Educação de Nova Jersey, nos EUA, mostra que o jogo interfere também em questões pessoais, como a auto-estima e confiança.


Quais são as vantagens de aprender o xadrez?
1. O xadrez estimula o raciocínio lógico
2. O xadrez ativa a concentração
3. O xadrez desenvolve a tomada de decisões
4. O xadrez aguça a memória
5. O xadrez trabalha a paciência
6. O xadrez demanda a capacidade de planejamento
7. O xadrez aumenta a autoconfiança
8. O xadrez proporciona o respeito ao adversário
9. O xadrez exige responsabilidade
10. O xadrez instiga a imaginação e a versatilidade 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Livro para free download: A Cibercultura em Transformação


ABCiber lança livro para free download: A Cibercultura em Transformação



A Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura acaba de lançar o volume 2 da Coleção ABCiber de textos sobre cultura digital (e-book online exclusivo, sem versão impressa), com chancela editorial da ABCiber e do Instituto Itaú Cultural com o apoio da CAPES e da Pluricom Comunicação Integrada. 

Categoria
E-book online egresso de evento de associação científica nacional [Ref. II Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (PUC-SP, 10 a 13 de novembro de 2008) (www.abciber.org)]
Título/subtítuloA CIBERCULTURA EM TRANSFORMAÇÃOPoder, liberdade e sociabilidade em tempos de compartilhamento, nomadismo e mutação de direitos
OrganizaçãoEugênio Trivinho Eugênio Trivinhocom Angela Pintor dos Reise equipe do CENCIB/PUC-SP

Para fazer o download do volume 2 da Coleção ABCiber clique aqui.

Para ler online o volume 2 da Coleção ABCiber clique aqui.

_____________________________________________________________________




E atenção: se você ainda não leu o Volume 1 da Coleção ABCiber, aproveite para baixá-lo também. 

Categoria
E-book online egresso de evento de associação científica nacional[Ref. I Simpósio Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Cibercultura (PUC-SP, 25 a 29 de setembro de 2006); evento de fundação da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (www.abciber.org)]
Título/subtítuloA CIBERCULTURA E SEU ESPELHOCampo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa
OrganizadoresEugênio Trivinho e Edilson Cazeloto

Para fazer o download do volume 1 da Coleção ABCiber clique aqui.

Conheça uma pequena lista de cursos on-line gratuitos e com certificação



CURSOS GRATUITOS
Esta é uma excelente opção para os que desejam ampliar seu conhecimento na área de tecnologia e administração. Estes cursos são ideais para os universitários que precisam completar  horas de AACC (Atividades Acadêmica-Científico-Cultural) para concluir seus estudos.
Segue uma lista dos principais cursos:
CTDC
“Este é o mais novo canal de qualificação em tecnologias livres disponibilizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, o Projeto CDTC. Através deste sitío você terá oportunidade de aprender gratuitamente como utilizar os programas de computadores livres, sendo servidor público ou um simples cidadão brasileiro, tendo acesso a mais de 270 cursos que são disponibilizados mensalmente. Você também terá oportunidade de fazer download de apostilas, notas técnicas, textos e programas, além de assistir e produzir vídeos voltados à difusão de tecnologias livres, certificação digital e outros temas de interesse geral da comunidade e do estado brasileiro.”
Next Generation Center
Site patrocinado pela Intel, que oferece cursos totalmente gratuitos e online na área de TI,
Fundação Getulio Vargas
“A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.”
Oficina do Futuro (IBM)
“O OFICINA DO FUTURO é uma parceria que visa a capacitação profissional de pessoas de nível médio e superior na área de sistemas da informação, de forma a prepará-las para aproveitar as oportunidades identificadas no posicionamento estratégico do Brasil no cenário tecnológico mundial.
O OFICINA DO FUTURO aplica cursos modulares, compostos por uma etapa inicial a distância (EAD – Ensino a Distância), seguida de módulos presenciais, aplicados nas instalações do Instituto de Pesquisas Eldorado, localizado em Campinas – SP, em laboratórios sofisticados, especialmente preparados para suportar as tecnologias envolvidas.
O OFICINA DO FUTURO disponibiliza vários cursos gratuitos desde o primeiro trimestre de 2005, com duração média de 2 meses cada.”
Escola Virtual (Fundação Bradesco)
“A Escol@ Virtual é um portal de e-Learning dedicado a oferecer cursos a distância – via Internet e semipresenciais. Está à disposição de alunos e ex-alunos, educadores e colaboradores da Fundação Bradesco, além de pessoas da comunidade e desempregados que queiram obter uma nova especialização ou requalificação para o mercado de trabalho.”
IPED (Somente alguns cursos gratuitos)
” Um centro de educação on-line que oferece informação, conhecimento e treinamento para profissionais, educadores e qualquer um que queira evoluir profissionalmente e culturalmente. São mais de 60 cursos em diversas áreas.”
Informe outros cursos que você conheça para que possamos aumentar esta lista!