segunda-feira, 1 de abril de 2013

Faça ligações de voz pelo Facebook


Conheça o novo recurso que permite fazer ligações de voz pelo Facebook para seus contatos

Esta semana oficialmente chegou ao Brasil o recurso de conversa em tempo real com seus contatos do Facebook. Embora muitos pensem que este é aquele recurso de enviou e recebimento de mensagem de voz, não é disto que estou falando, mas sim do novo sistema de conversa em tempo real , igualmente à uma conversa telefônica.
O recurso que estava disponível na forma de teste em alguns países, agora esta sendo liberado para os usuários Brasileiros, hoje, dia da escrita desta postagem, muitos usuário do Facebook que acessam a rede social por dispositivos móveis já estavam se aventurando com o novo recurso e aproveitando para falar à vontade com seus amigos.
Como funciona o serviço?
O novo recurso só esta disponível a partir de dispositivos móveis que permitem a instalação do aplicativo “Facebook messenger“. Considerando que você já tenha esta aplicativo em seu aparelho, será necessário acessar a loja de aplicativos de seu Smarphone / Tablet e atualizar para nova versão, pois as versões anteriores não permitem a utilização do recurso.
Após atualizado para a nova versão, basta acessar um de seus contatos para  realizar ligação de voz pelo Facebook, e seguir as etapas abaixo:
Vá até a parte superior ao lado direito e clique no ” i “, após clicar nesta opção,  será exibida uma nova tela na qual você verá a opção “Ligação Gratuita“, clique nesta opção para realizar a chamada, assim que a outra pessoa atender vocês começam a conversa.
Por que não consigo fazer a chamada?
Se a frase “ligação gratuita” estiver em cinza,  você não conseguira fazer a chamada, isto acontece por dois motivos:
1 – A pessoa para quem você esta tentando realizar a chamada ainda não tem este aplicativo atualizado;
2 – A pessoa que você esta convidando para uma conversa, não está on-line.
Considerações:
Este serviço é interessante em função da praticidade que você encontra em conversar com qualquer um de seus contatos diretamente pelo Facebook  sem precisar da gastar nada por isto, porém, tenho percebido que na maioria dos aparelhos, inicialmente o aplicativo tem travado e deixado o aparelho extremamente lento no momento da utilização do serviço, mas acredito que na próxima atualização do aplicativo a equipe do Facebook deva melhorar estes pequenos ajustes.
Vou perder meus créditos nesta ligação?
Este serviço é um recurso disponibilizado pelo Facebook de forma gratuita, porém é importante esclarecer que o serviço só funcionará se você estiver conectado à internet, seja por WiFI, seja pelo serviço 3G de sua operadora.
Ao utilizar o Facebook messenger pelo acesso à internet de sua operadora você pagará pelo serviço de acesso, e não por estar utilizando o Facebook.
Posso ligar para um número telefônico?
Neste primeiro momento a proposta do Facebook é fazer comunicação somente entre os usuários da rede.