quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Saiba como trabalhar na Produção de conteúdo usando as técnicas de SEO adequadamente



Sabemos que pessoas que trabalham em sites e blogs em sua maioria tem como objetivo ser encontrado facilmente pelo seu público Alvo, e sabemos que isto não acontece somente com ações nas Mídias Sociais, mas também com o trabalho nos mecanismos de busca, em especial o Google (Google é utilizado por mais de 80% dos internautas brasileiros).
Para que possamos ser encontrados facilmente por nosso público através do Google, é necessário usar uma série de técnicas de SEO (Serch Engine Optimization), porém entre estas técnicas, uma que é  essencial e básica é a estratégia no momento da produção do conteúdo.
A pessoal que escreve no site ou no blog, é  quem têm a responsabilidade  de promover o conteúdo para que este possa ser facilmente encontrado por meio do Google e pelas outras ferramentas de pesquisa. Nesta postagem vou focar na realidade de quem utiliza blog em WordPress, mas basicamente as técnicas são as mesmas para outros canais, mudando apenas a forma de como fazer em sites e outras plataformas de blog.

Para aplicar as técnicas de SEO durante a produção do  conteúdo e necessário:


Texto
- Escreva o texto pensando em como seu público alvo procurará por este conteúdo, lembrando que o Google não é o foco, mas apenas a ferramenta que permite este contato, sua meta e atingir o internauta.
- Elabore um título eficaz (no máximo 60 caracteres que é o permitido pelo Google). procure inserir  na própria descrição apalavra-chave (Tema alvo) do seu artigo;
- Na primeira linha do texto (Título interno) coloque o objetivo do artigo de forma mais detalha do que no título principal, e marque este texto em negrito, não esquecendo de inserir a palavra-chave central.
- Procure de alguma forma citar novamente a palavra-chave no primeiro parágrafo e também em outras áreas do texto, porém sem forçar a barra e parecer que esta sendo repetitivo na sua escrita;
- Insira no texto outras palavras-chaves que representam o assunto em questão, procurando deixá-las em negrito ou itálico.
- A quantidade de texto ideal para uma postagem segundo as técnicas de SEO, são de 300 palavras, mas isto é apenas um parâmetro, tente se manter próximo disso caso não alcance as 300 palavras, o importante é apresentar sua ideia.

Imagem
- Insira imagens que representem o assunto que se esta sendo postado;
- Insira descrição na área de Título da imagem relacionado com o título do artigo sempre focando na palavra-chave;
- Procure renomear o nome do arquivo de imagem com o mesmo nome do assunto, isto dará maior relevância à imagem. Ao inserir a imagem, insira a descrição relativa ao tema na área “Texto Alternativo“( também conhecido como “Alt“).

Vídeo
Procure na medida do possível inserir vídeos em suas postagens,  isto faz com que a taxa de permanência em seu blog aumente.
Não deixe de levar em consideração que mesmo tendo um vídeo, é importante inserir texto e imagem ao seu artigo. O texto é parte fundamental de uma postagem para ser avaliado pelos algorítimos dos mecanismos de busca (programas que avaliam as regras de SEO dos Canais na WEB).

Links Internos
Procure sempre fazer links para outros artigos do seu blog  que sejam relacionados ao mesmo tema.

Links Externos
De acordo com a realidade do seu texto, algumas vezes você utilizará informações de outras fontes, neste caso, cite a fonte,  informe o link, mas sobre tudo, não copie o conteúdo na integra, faça apenas um citação, convidando seu leitor a ler o conteúdo na integra no site do autor.
Área de Resumo
Esta área é de extrema importância, pois a descrição que for inserida nesta área é o resumo que aparecerá nos mecanismos de busca quando alguém encontrar seu contanto, então, mais uma vez elabore um  texto estratégico focando no tema chave do seu artigo, de forma a convencer o internauta escolher o seu artigo em relação aos outros.
Tags: Nesta área insira as palavras-chaves que estão dentro do seu artigo, não insira palavras  que não estão descritas dentro do artigo,  e tenha bom senso, seja objetivo na quantidade de palavras-chaves a utilizar.
Estas são algumas técnicas básicas que farão seu conteúdo estar melhor posicionado nos mecanismos de busca. Se você ainda não usava estas técnicas, então aproveito a ocasião para atualizar seus artigo antigos para que eles possam ficar com  maior relevância e serem encontrados mais facilmente pelo seu público-alvo.
Leia também o artigo (Estratégia para publicação de artigo),lá você encontrará  informações que complementarão as dicas deste artigo.


Entrevista ao Jornal Cn Notícias da Tv canção Nova falando sobre regras de uso nas redes sociais



regras de uso1 300x224 Entrevista no CN Noticias: Regras de uso nas redes sociais

Semana passada por ocasião do convite à esta entrevista , fiquei motivado a  escrever sobre regras de uso no Facebook, veja o artigo: Regras de uso no Facebook.

A matéria que foi ao ar no Jornal da Canção Nova (CN notícias) fala da importância de ter atenção as regras de uso das redes sociais, a matéria contou com a participação de dois profissionais distintos: o advogado Dr. Alessandro Moreira Leite especializado em direito digital e eu Paulo Moraes consultor em mídias sociais.
Considerando o ponto de vista deste dois profissionais é possível que o usuário entenda melhor sobre o seu  direito diante do uso das redes sociais e também sobre alguns cuidados para a criação de uma conta nestes canais.
Acompanhe o vídeo da matéria:

Serviços do Google


Conheça os  principais serviços do Google e saiba como trabalhar com eles
Principais serviços do Google Conheça os principais serviços do Google






São muitas as ferramentas disponibilizadas pelo Google, porém,  maioria destes serviços não são  conhecidas pelo público. Um pequeno exemplo desta situação é a plataforma de vídeo do Youtube, conheço muitas pessoas que não sabiam que este serviço é do Google.
Decide criar este artigo para listar boa parte dos serviços oferecidos pelo Google destinados ao usuário de nível básico e intermediário, informado a ferramenta . o que ela   faz e também apresentando um canal oficial do Google em português  para conhecer com mais profundidade os recursos de cada um deles serviços.
A proposta é que você aprenda usar os recursos de cada  ferramenta oferecida pelo Google, além é claro de ter a informação oficial, diretamente de quem criou o serviço.
Veja a relação do principais serviços, lembrando que se acessar http://support.google.com/?hl=pt-BR , verá muitas outras ferramentas:
Google Chome Conheça os principais serviços do GoogleGoogle Chome: Navegador Web, principal concorrente do Internet Explorer, Opera e Firefox, atualmente é  número 1 da Web  Central de ajuda

Google Contas Conheça os principais serviços do Google Contas: Este é o canal principal dentre os serviços do Google,considerado o mais importante, pois, é aqui que configuramos senhas e outros regras de segurança para sua conta do Google.
O serviço do Google passou por um processo de reformulação e interligou todos os serviços, de forma que com um único usuário e senha podemos acessar qualquer serviço do Google, além  é claro de ajustar todos eles por meio deste canal chamado “Contas”: Central de ajuda
 Google Gmail Conheça os principais serviços do GoogleGmail:  Melhor gerenciador de e-mail presente na web, oferecendo vários recursos inovadores, além de estar interligado com outros serviços do Google, facilitando a comunicação: Aprenda Sobre

Google Plus Conheça os principais serviços do GoogleGoogle+: Hoje considerado principal ferramenta de estratégia do Google, esta ferramenta é uma rede social que de certa forma substitui o Orkut, porém, é a principal concorrente do Facebook. Aprenda sobre
Este serviço além de oferecer infinitamente mais recursos que o Facebook, tem integração com os principais serviços do Google, como o Gmail, Youtube, Google Agenda, Google Mapas entre outros. Aprenda sobre

youtube Conheça os principais serviços do GoogleYoutube: Principal canal de vídeo na web. Além de ser o principal canal de cntéudo em vídeo, dando a oportunidade de todos apresentarem seu conteúdo neste canal, o Youtube passou a disponibilizar  locação e venda de filmes, além é claro de uma série de outras novidade que você aprender clicando aqui.

Google Play Conheça os principais serviços do GoogleGoogle Play: Biblioteca de aplicativos para usuários de dispositivos que utilizam o Android, além de aplicativos de todos os gêneros, o Google Play, também esta comercializando livros eletrônicos e filmes. Aprenda mais 


Blogger Conheça os principais serviços do GoogleBlogger: Segunda maior plataforma da Web para criação gratuita de blogs, sendo a pioneira neste segmento, veja como funciona o serviço .


 Google Grupos Conheça os principais serviços do GoogleGrupos do Google: Um espaço dedicado para assuntos temáticos, geralmente frequentado por profissionais ou adeptos de determinado segmento que desejam ter um espaço dedicado à discussão de assuntos específicos. Conheça mais.

Bate papo Google Conheça os principais serviços do Google
Bate-papo: Serviço de mensagem instantânea do Google, conheça melhor.
Este são apenas alguns, mas, é possível você todos os serviços que o Google oferece a apreder como utilizá-los neste link: http://support.google.com/?hl=pt-BR

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Como os blogs podem melhorar a escrita dos alunos



Contato com as plataformas permite que os estudantes desenvolvam habilidades como diálogo e senso de responsabilidade
07 de fevereiro de 2013 | 12h10

Os blogs podem ser importantes ferramentas para desenvolver habilidades relacionadas à escrita e comunicação com os alunos. Mas seu uso não se restringe aos textos. O contato com as plataformas permite que os estudantes desenvolvam outras habilidades como diálogo e senso de responsabilidade, ao terem que, por exemplo, responder os comentários ou administrar questões de direitos autorais sobre o que publicam. Para ajudar os educadores sobre o uso dos blogs em sala de aula, Ben Curran, professor e consultor educacional em uma escola em Detroit, nos Estados Unidos, dá dicas, passo a passo, de como criar um blog, usá-lo em classe e até como ampliar seu acesso por meio de hashtags no Twitter, como é o caso da #comments4kids, criada por especialistas para chamar pessoas a comentarem em trabalhos de estudantes de todo mundo.
Segundo Ben Curran, criar um blog, para muitos, é sinônimo de “trabalheira”, mas o especialista garante que vale a pena. “É importante que os alunos tenham seus textos lidos por mais pessoas do que apenas pelo professor. O impacto é imensurável quando eles veem que suas publicações estão sendo lidas por familiares, colegas e pessoas de todo o mundo. É uma forma de fazê-los se atentarem a tudo, desde ao simples hábito da escrita até a escolha de palavras para se comunicar com mais clareza”, afirma o consultor à Education Week.
Segundo ele, outros avanços são bastante claros: os alunos ficam mais cautelosos para escrever, criam o costume de ler e reler os textos antes de enviá-los ou publicá-los, estabelecem uma relação de troca com os colegas compartilhando textos para revisão. “Os meus alunos, por exemplo, passaram a ter conversas mais significativas sobre a escrita, fazem perguntas e observações mais sofisticadas do que faziam antes. Eles se tornaram escritores e passaram a viver ‘vida de escritores’, o objetivo final de qualquer professor”, diz ele que é fundador da Engaging Educators, iniciativa que ajuda professores a se engajarem a partir do uso da tecnologia. Em outras situações, afirma, produzir um blog amplia a abordagem de novos conteúdos em sala de aula, como o uso das mídias sociais, cidadania digital e direitos autorais.
Acompanhe as dicas:
1. Foco no tema
O primeiro passo que o professor precisa ter em mente é a escolha do tema que deseja trabalhar com os estudantes. O ideal é que o tema sirva como apoio a disciplina que esteja ensinando. Os assuntos podem variar, desde diários reflexivos de matemática ou ciências, resenhas de livros ou até mesmo artigos de opinião sobre atualidades. No caso do professor Curran, seus alunos mantêm blogs que estimulam à prática de textos sobre política, como a revolta da Síria, aos conflitos étnicos, como o assassinato do jovem negro Martin Trayvon, 17, que estava desarmado e foi morto no ano passado por um vigia voluntário nos Estados Unidos. Enquanto outra plataforma, permite que os alunos compartilhem cartas que escreverem sobre questões sociais. E ainda, um último blog foi produzido sobre os livros que os alunos estão lendo.
2.  Formato e plataformas
Depois de focar em um temática, é preciso pensar em formatos e plataformas. O professor precisa decidir se quer criar um único blog, onde podem ser abarcados diferentes assuntos ou criar várias plataformas. A vantagem de criar um único blog é o “controle de qualidade” sobre as publicações, já que é o professor o administrador de tudo que é postado. Em contrapartida, isso exigirá mais tempo dele, já que precisará revisar e publicar os textos enviados por e-mails pelos estudantes. Outra opção, é que a criação de blog individuais pelos alunos. Neste caso, cada um tem um nome de usuário e senha individuais, e é responsável por suas próprias postagens. Uma boa opção de plataforma que pode ser adotada é o Blogger. O professor pode criar a plataforma e os alunos, acima de 13 anos, (idade mínima para configurar contas do Google), podem se cadastrar como autores. Dessa forma, o professor tem controle total sobre o conteúdo e os comentários. Outra alternativa é o KidBlog, desenvolvida especialmente para que professores e estudantes criem seus blogs individuais.
Em ambas as plataformas, que são gratuitas, é possível ainda gerenciar o nível de privacidade: ser totalmente privada, ter acesso restrito, ou seja, ser aberta apenas aos colegas de classe, ou ficar disponível para toda a web. Além disso, para garantir a segurança do que é postado, o professor pode ainda se inscrever por e-mail ou RSS para receber notificações automáticas sempre que novas publicações forem postadas.
3. Preparo e prática
Outro aspecto importante é a estruturação do blog (edição, revisão e interação com os leitores) e o preparo dos estudantes em relação ao senso de responsabilidade, já que os trabalhos publicados deixam de ser vistos somente pelo professor, mas por qualquer pessoa do mundo com acesso à internet.
4. Divulgação
A última etapa é divulgação dos blogs. O objetivo é que os professores estimulem seus alunos não somente a ler as publicações dos colegas, mas que comentem uns os textos dos outros. Para atrair leitores para além da sala de aula, um outro professor americano, William Chamberlain, decidiu criar a hashtag #comments4kids, para ampliar o número de leitores dos blogs criados por seus alunos.

Fonte:
http://porvir.org/porfazer/como-os-blogs-podem-melhorar-escrita-dos-alunos/20130206

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

controlar uma apresentação em PowerPoint pelo seu Smartphone


Saiba como controlar uma apresentação em PowerPoint pelo seu Smartphone
  
Este artigo é dicado aos profissionais que ministram palestras, treinamentos, workshops e reuniãos utilizando DataShow para apresentar seu trabalho.
Sabemos como é desagradável realizar uma apresentação e precisar de uma pessoa só para controlar a apresentação, ou ainda o  palestrante ter que fazer isto.
Uma opção prática é comprar um controle remoto para controlar a apresentação, porém, mais eficaz do que comprar um aparelho só para esta finalidade,  é aproveitar de seu Smartphone ou Tablet adicionando à ele esta função.
Qual a vantagem disto?
Além de controlar o avanço e retrocesso de sua apresentação, você poderá visualizar na tela do próprio aparelho sua apresentação, com isto não precisará ficar olhando para traz para ver o que está na apresentação,  tendo assim pleno controle da apresentação apenas olhando para seu Smartphone ou Tablet.
Como instalar?
É necessário instalar o aplicativo Remoto para o PowerPoint  em seu Smartphone ou Tablet e também instalar o aplicativo em seu sistema operacional, seja Windows ou IOS. Segue o link para baixar o aplicativo em seu computador e realizar a instalação http://pptremotecontrol.com/install.html
Após instalado é necessário sempre abrir este programa eu seu computar para que a comunicação aconteça entre o seu dispositivo e  sua máquina.
Como a comunicação acontece?
É necessário  utilizar a rede W-Fi, pois é por este meio que ambos os aparelhos irão se comunicar, lembrando que o aplicativo  é somente para o PowerPoint, com isto podemos concluir que é necessário a presença deste programa em seu computador.
Como utilizar para a apresentação?

·         Em seu computador abra a apresentação que deseja utilizar;
·         Abra o aplicativo “PPT Remote“;
·         Acesse seu Smartphone/Tablet e abra o aplicativo “PPT Remote
·         Clique na opção “Ligue WIFI” (será detectado o seu computador);
·         Clique no nome do seu computar para acessar;
·   Na próxima tela será exibido o nome da apresentação, clique em “SlideShow” para começar o manuseio.
Importante: na versão básica do serviço  não será exibida a apresentação na tela de seu aparelho, mas, somente a função de mudar entre slides.  Para acessar os recursos completos é necessário comprar a versão PRO que custa em média R$12,00. clique aqui para instalar a versão paga.

Google Plus


            Conheça melhor os recursos do Google Plus



O Google Plus ainda é um desconhecido em terras brasileiras, boa parte dos internautas ainda estão encantados com o Facebook, que é na atualidade a maior rede social em âmbito mundial.
Se comparado ao Facebook, o Google Plus leva uma ampla vantagem em recursos tecnológicos e em usabilidade, e só não concorre ainda com o Facebook em popularidade  justamente por não ser conhecido entre a maioria dos internautas.
 Penso que  a melhor maneira de aprender sobre o Google Plus e conhecendo os recursos que este  serviço oferece.
O que O Google Plus tem de diferente?
Serviços que fazem a diferença se comparado ao Facebook, além de outras funções que nem são presentes na rede social de Mark Zuckerberg. Vamos a uma breve explicação deste recursos:
Perfil
Ao criar um perfil no Google Plus, você tem a opção de adicionar seus contatos e organizá-los em círculos específicos para quando postar alguma informação, direcionar para qual ou quais círculos deseja divulgar seu conteúdo. Além dos circulo é possível também escolher pra qual ou quais usuários desejo enviar minha postagem.
Temos ainda as formas de postagem que podem ser “pública“, “Seus círculos” , “círculos estendidos“, ou ainda a escolha de círculos específicos + contatos específicos.
Círculo
Posso criar, gerenciar, excluir círculos, mudar e copiar contatos de um círculo para outro.
Eventos
O recurso eventos é muito superior ao mesmo serviço presente no Facebook, pois, permite a transmissão ao vivo e compartilhada entre os convidados do evento, assim como também o compartilhamento de fotos deles, diretamente de seus dispositivos móveis.
Veja o artigo com os detalhes de como criar um evento: Google Plus Eventos, a ferramenta mais completa para eventos
Fotos
O álbum de fotos é outro recurso interessante, pois, além das fotos enviadas por meio de computadores convencionais, envia automaticamente todas as fotos e vídeos tirados em seus dispositivos móveis que tem o aplicativo Google Plus instalado.

Comunidade
Este recurso não é presente no Facebook, mas é lembrando por todo ex usuário do falecido Orkut. Esta função é eficaz dentro do Google Plus, pois, tem como objetivo promover discussões, semelhantes as realizadas nos grupos do Facebook, porém, com a característica de falar de vários assuntos organizados por tópicos. Veja como criar uma comunidade no Google Plus:
 Criar comunidade no Google Plus
Hangout
O Hangout como é chamado dentro do Google Plus, é um serviço de vídeo conferência que permite a comunicação de grupos fechados de no máximo 10 pessoas, ou com transmissões públicas ao vivo que ficam disponíveis no Youtube após termino da conferência. Entenda um pouco mais sobre o Hangout:
 O que é um Hangout?
Local
Este recurso é um outro diferencial dentro desta rede social, pois, ele é semelhante ao serviço de Geolocalização
 Foursquare, porém com recursos que podem ser utilizados diretamente da web e não somente de dispositivos móveis como é o caso do Foursquare.
Esta ferramenta também engloba outros serviços de mapeamento ligados a outras ferramenta do Google. Entenda um pouco mais sobre as funções que podem ser utilizadas juntamente com  o Google Local: Clique aqui para ler
Páginas
Assim como no Facebook, você poderá criar sua fan page para representar seu negócio, o diferencial é a forma prática e fácil de trabalhar com esta função dentro do Google plus. Veja como criar e administrar páginas dentro do GooglePlus