quinta-feira, 15 de março de 2012

FÓRUM INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL “O PROFESSOR E A TECNOLOGIA EDUCACIONAL APLICADA NA SALA DE AULA - FORMAR E MOTIVAR PARA A INOVAÇÃO”


FÓRUM INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL “O PROFESSOR E A TECNOLOGIA EDUCACIONAL APLICADA NA SALA DE AULA - FORMAR E MOTIVAR PARA A INOVAÇÃO”

O objetivo do Fórum Internacional de Tecnologia Educacional “O Professor e a Tecnologia Educacional Aplicada na Sala de Aula - Formar e Motivar para a Inovação” será o de proporcionar uma ampla troca de pontos de vista sobre como as TIC alavancam novos padrões de aprendizagem e uma compreensão aprofundada de histórias inovadoras e narrativas de sucesso entre peritos oriundos de vários continentes e filosofias de vida.

Princípios Orientadores


O Fórum Internacional de Tecnologia Educacional  “O Professor e a Tecnologia Educacional Aplicada na Sala de Aula - Formar e Motivar para a Inovação” não aborda a formação de professores em termos meramente clássicos.
Aquilo que está verdadeiramente em jogo é como motivar os educadores para a inovação mediante estímulos atrativos e incentivos apropriados  de entre os quais a formação é um muito importante, mas não o único.
Para o  Fórum Internacional de Tecnologia Educacional  “O Professor e a Tecnologia Educacional Aplicada na Sala de Aula - Formar e Motivar para a Inovação” o tema da Inovação é estratégico, sendo mesmo uma constante doseu ideário: inovar para o uso das TIC e, sobretudo, inovar nas aprendizagens através das TIC.
As TIC são um elemento incontornável na forma de comunicar, pensar e (con)viver atuais, indissociável da experiência cotidiana do jovem e, mesmo, da criança. Compete ao professor evitar qualquer clivagem na mentedo aluno entre o mundo exterior e a escola.
Todaviatodos os estudos contemporâneos, designadamente os que se debruçam sobre os impactos das TIC nas aprendizagens, demonstram que os melhores alunos não são os que passam mais tempo nas tecnologias digitais mas sim os que sabem utilizá-las criteriosamente para acrescentar valor aos seus percursos de estudo e aos seus esforços de busca de novo conhecimento.
Torna-se assim necessário assegurar um investimento importante no peopleware, isto é, na preparação dos docentes e das lideranças das escolas para realizar a plena integração das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem.
Importa favorecer, em paralelo, uma política vigorosa de fomento da integração efetiva das TIC nos processos escolares, seja ao nível pedagógico em sala de aula, seja ao nível administrativo e de gestão do estabelecimento de ensino, aproveitando o potencial das TIC para alavancar processos de mudança positiva.

As maiores ameaças inventariadas nos estudos de avaliação das TIC em contexto escolar são: 
  • Falta de preparação de muitos professores para utilizar adequadamente os materiais TIC.
  • Deficiências ao nível da manutenção do parque de equipamentos TIC e de verbas para a sua necessária renovação a um ritmo compatível com a vertiginosa evolução tecnológica em curso.

A exemplo de diversos países e, também, no Brasil os estudos empíricos demonstram que:
  • 70% dos alunos consideram que os docentes não estão preparados para uso das TIC.
  • 77,3% dos professores afirmam que o corpo docente não está suficientemente preparado para o uso das TIC.
  • As diferenças de e-Competências podem também gerar clivagens entre docentes, impactantes nas suas relações profissionais. Resulta daí que existem tensões mas que estas não são, aparentemente e para já, de molde a alterar as relações de poder existentes. Contudo, a maioria dos docentes (55,4%) afirma que as TIC geram desigualdades crescentes  entre os docentes que dominam ou não a tecnologia.Obs.: % base dados internacionais.   

Os professores destacam como consequências mais positivas do uso de TIC em espaço letivo:
  • O domínio de instrumentos úteis para uma melhor preparo das aulas.
  • A capacidade de melhor ilustração das matérias que lecionam.
  • 60%  dos professores afirmam ser melhores profissionais por poderem recorrer às TIC.
  • Os professores afirmam saber utilizar razoavelmente bem em sala de aula os recursos tecnológicos. Todavia, ainda se está distante do cenário ideal em que todos os professores dominam os recursos educativos comdestreza e à vontade.

A investigação, destacam ainda, a facilidade da comunicação entre os vários atores escolares (vantagem mencionada por 90,1% dos diretores e 85,6% dos docentes), a possibilidade de novas formas de participação na vida da escola (vantagem mencionada por 91,4% dos diretores e 79,7% dos docentes) e o reforço da cultura organizacional da escola (vantagem mencionada por 67,9% dos diretores e 50,5% dos docentes) .
Obs.: % base dados internacionais. 

Recomenda-se que a formação contínua de docentes seja segmentada, em função das competências já detidas pelos diversos públicos-alvo, sendo dada preferência a programas de formação que:
  1. estejam alinhados com o plano estratégico TIC de cada escola.
  2. sejam ministrados em contexto de trabalho (sala de aula do formando). 

Organização: Vanguarda Educação Editora.
veja a programação do Fórum Internacional de Tecnologia Educacional 2012. 

Conheça os recursos do Bing que podem facilitar seu dia a dia!


Bing Translator


Precisa traduzir um conteúdo rápido? O Bing Translator te ajuda!
Não deixe que a barreira da língua impeça você de entender, interagir e conversar com pessoas de todo o mundo, o Bing Translator é uma ferramenta online rápida e eficiente para tradução de qualquer tipo de texto para mais de 30 idiomas diferentes.

Bing Translator, também possui uma funcionalidade que permite traduções durante uma conversa peloWindows Live Messenger, o Tbot. Essa ferramenta foi lançada em 2008 e desde então tornou-se muito popular entre usuários de todas as nações. Essa função permite que você traduza suas conversas com seus amigos, e também convide outros colegas de diferentes países para a troca de ideias, deixando oTbot encarregado de traduzir, automaticamente, tudo que falarem.
Globalize o ensino da sua instituição - Incluindo um Widget Translator no portal de sua escola é possível traduzir todas as informações do Website em tempo real, dessa forma, internautas de todo o mundo poderão saber mais sobre o trabalho e as iniciativas que desenvolvem junto aos alunos de sua instituição de ensino.

Bing Maps


Está perdido? Quer saber exatamente onde fica seu local de destino?

Bing Maps é a ferramenta ideal para esse tipo de situação, dispõe de mapas virtuais a 2D e 3D que mostram o mundo em detalhes. Além de permitir a pesquisa de uma infinidade de locais e suas respectivas informações de localização (incluindo locais mais escondidos do planeta), também estrutura um mapa particular para que suas viagens fiquem mais animadas.
A cada dia, a lista de cidades com navegação em 3D e “olho de pássaro” aumenta, por isso, não deixe de usufruir desse sistema e boa viagem!

Bing Search


Que tal uma nova experiência de navegação com pesquisas de uma infinidade de informações, de maneira rápida e prática? Conheça o Bing Search!

Trata-se de uma ferramenta indispensável para que estudantes possam se apoiar em pesquisas para desenvolver projetos e atividades escolares.
Ao digitar uma palavra no quadro de busca, automaticamente já aparecem informações diante das letras ali escritas por você. Após definida a(s) palavra(s) a ser(em) buscada(s), o Bing Search analisa bilhões de páginas da Web, selecionando os resultados mais relevantes de acordo com o que você está procurando. De maneira simplifica, fornece informações precisas para análises dos conteúdos de seu interesse. Não perca tempo, experimente!

segunda-feira, 12 de março de 2012

DICAS DE PORTUGUÊS


"Benfeito" substitui "bem-feito"


Segundo a nova ortografia, algumas formas iniciadas pelo prefixo "bem-" sofrem alteração. Segundo o texto do Acordo, ocorre aglutinação na família do verbo "bem-fazer", que agora se escreve "benfazer" (forma que, embora já existisse antes, não era recomendada pelo Houaiss).
Assim, a antiga palavra "bem-feito" perde o hífen e passa a "benfeito", obedecendo ao padrão de "benfeitor", "benfeitoria" e "benfazejo", todas já aglutinadas e pertencentes à mesma linha de cognação.
Já a grafia do verbo "bem-querer", segundo a interpretação dada pela ABL ao texto oficial do Acordo, passa a conviver com a grafia "benquerer". Note-se que as formas "benquisto" e "benquerença" já eram aglutinadas, portanto justificariam a aglutinação de "benquerer" por analogia.
Segundo a nova edição do "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa", porém, a antiga forma "benquerença" passa a conviver com a forma "bem-querença". Em suma, temos "benquerer"/ "bem-querer" e "benquerença"/"bem-querença", ao gosto do freguês, como se dizia em tempos idos. "Benquisto" permanece sem alterações.

PESQUISA REVELA


Pesquisa: crianças preferem usar o Google a perguntar aos pais



Menores de 15 anos preferem tirar suas dúvidas no Google do que perguntar ou pedir ajuda a alguma pessoa, como seus próprios pais e professores. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pelo Birmingham Science City. Quase metade dos pesquisados admitem usar a ferramenta pelo menos cinco vezes ao dia. As informações são do Dailymail. 
A maioria, dos seis aos 15 anos de idade, disse que iria pedir ao Google antes de seus pais ou professores, 54%. Apenas um quarto das crianças iria perguntar aos pais. Outra surpresa foi com relação às enciclopédias e dicionários. Quase metade das crianças, 45%, dizem nunca ter usado uma enciclopédia e 19% um dicionário.
O acesso aos professores também se saiu mal na pesquisa. Apenas 3% dos pesquisados pediria ajuda ao docente. Para os pesquisadores, o estudo revela como a tecnologia tornou-se central na vida das crianças e jovens. 
Para o Dr Pam Waddell, diretor de Ciência Birmingham City, as crianças agora crescem em um ambiente onde a tecnologia digital é aceita como padrão. O objetivo era ver como isso afetou a pesquisa e exploração.
"Não é surpreendente que, com respostas ao toque do botão, os jovens muitas vezes perguntem ao Google. No entanto, isso não é necessariamente uma coisa ruim. Ela mostra o quanto comum é a tecnologia para as crianças de hoje, e como elas estão confortáveis em usá-la¿, disse o pesquisador.
"As crianças, não importa em que geração cresceu, têm uma natureza inquisitiva e curiosa, e por isso o fato de que eles são capazes de usar uma nova tecnologia para explorar é um sinal positivo para o futuro¿, finaliza.

sábado, 10 de março de 2012

Escolas já podem inscrever seus alunos na Olimpíada de Matématica de 2012

Escolas interessadas em participar da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) podem se inscrever até 30 de março no site do evento. A competição, promovida pelo ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa),  é destinada a alunos do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental e para os do ensino médio.

No ano passado, 18,7 milhões de estudantes de 44 mil escolas participaram da olimpíada, que é organizada em duas fases. A primeira prova é objetiva e será aplicada no dia 5 de junho. Os alunos com os melhores resultados são selecionados para a segunda fase, composta de prova discursiva, marcada para o dia 15 de setembro.
Os 400 melhores alunos do ensino fundamental e os 100 melhores do ensino médio receberão medalhas de ouro. Os participantes ainda poderão conquistar medalhas de prata e bronze, totalizando mais de 4 mil premiações. Também serão concedidas menções honrosas. Os medalhistas terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que dá direito a uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Já os professores dos alunos premiados receberão tablets e placas de homenagem, de acordo com o número de medalhas conquistadas. As escolas com bom desempenho na olimpíada também podem ser contempladas com computadores, softwares relacionados ao ensino da matemática, impressoras e troféus.
O regulamento está disponível no site da Obmep.